Limpeza e manutenção do entorno da Basílica de São Bento são pedidas em documento

Indicação do vereador Marcelinho (Progressistas) aponta necessidade de serviços de roçagem, lavagem de escadaria e fixação de pedras soltas
Visualize fotos

A Basílica de São Bento, marco histórico de Araraquara, precisa de serviços de zeladoria e manutenções em seu entorno. Esse é o pedido feito pelo vereador Marcelinho (Progressistas) em Indicação encaminhada ao Executivo recentemente.

 

No documento, o parlamentar aponta que a falta de manutenção na área externa da igreja compromete a segurança dos visitantes e a preservação do patrimônio arquitetônico do Município. Entre os serviços sugeridos, estão a roçagem e limpeza dos canteiros, lavagem da escadaria e fixação das pedras soltas.

 

Para Marcelinho, ações pontuais manteriam a beleza e a harmonia do espaço, a integridade estrutural das áreas de circulação, além de reduzir riscos de proliferação de insetos e trazer outros benefícios para a comunidade. “A manutenção do patrimônio histórico, como a Basílica de São Bento, é de extrema importância para a preservação da identidade cultural, religiosa e arquitetônica de nossa cidade”, finaliza o vereador.

 

A Basílica de São Bento

Elevada à Basílica Menor pelo Papa Francisco em 2023, a Igreja Matriz de São Bento foi fundada em 1817. É considerada o ponto zero da cidade, pois, segundo os registros históricos, foi o local de construção da primeira capela que deu origem ao município.

 

No decorrer dos anos, cinco templos religiosos foram erguidos no mesmo lugar até chegar à versão atual, que teve a última obra iniciada em 1961 e levou mais de 50 anos para ser concluída.




Publicado em: 23/01/2026 10:42:43