Em Sessão Ordinária realizada na terça-feira (27), a Câmara Municipal aprovou a criação do Programa Municipal de Conscientização sobre o Descarte Irregular de Resíduos. A iniciativa foi apresentada por Alcindo Sabino (PT).
“Acho que todos nós andamos por Araraquara e vemos uma coisa muito triste, que é o descarte irregular de lixo. Nós vemos, principalmente, pessoas que despejam carroças ou o lixo que estão levando ao lado de bolsões [espaços reservados para descarte de entulho]”, contou. “Com essa ideia, com esse projeto, queremos, inclusive, incentivar e valorizar o trabalho das cooperativas, associações e demais organizações que atuam na coleta seletiva e na reciclagem”, explicou.
O projeto aprovado também deverá contribuir para a conscientização da população sobre os impactos ambientais e sociais do descarte irregular de resíduos e incentivar a separação e destinação correta de materiais recicláveis e não recicláveis, além de estimular ações de combate ao descarte irregular e promover o sentimento de corresponsabilidade pelo cuidado com os espaços públicos.
Para isso, o texto propõe realizar campanhas educativas permanentes, palestras, oficinas e atividades de educação ambiental, sinalizar e divulgar locais apropriados para o descarte de entulho e resíduos volumosos e apoiar redes locais de coleta seletiva e reaproveitamento de resíduos.
De acordo com Alcindo, o programa poderá ser aplicado por meio da empresa Ecoares, concessionária responsável pela limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos de Araraquara, e a partir dos contratos para a realização de obras na Via Expressa e do programa Minha Casa, Minha Vida, já que os documentos de contratação preveem a realização de ações de educação ambiental.
Publicado em: 30/01/2026 11:12:01
Publicado por: Foto: Defensoria Pública/RJ