Condições de atendimento do Hospital Oftalmológico da Santa Casa são alvo de questionamentos

Documento foi encaminhado à Prefeitura de Araraquara pela vereadora Filipa Brunelli (PT)
Visualize fotos

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pede informações sobre o funcionamento e as condições de atendimento do Hospital Oftalmológico da Santa Casa de Araraquara.

 

De acordo com a parlamentar, chegaram a seu gabinete diversas reclamações e denúncias de munícipes relatando que o referido hospital apresenta constante superlotação, com grande número de pessoas aguardando atendimento na recepção e, em muitos casos, pacientes permanecendo do lado de fora da unidade, em razão da ausência de espaço físico adequado e de assentos suficientes para acomodar os usuários.

 

No documento, Filipa pergunta se o hospital realiza atendimentos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou se também atende pacientes particulares e/ou de convênios e, em caso positivo, busca saber a proporção média entre os atendimentos.

 

Questiona ainda qual o tempo médio de espera para atendimento dos pacientes, desde a chegada à unidade até a consulta médica, com a especificação, se possível, por tipo de atendimento; e qual o motivo da recorrente aglomeração de pessoas na recepção do hospital, especialmente em determinados dias e horários.

 

Indaga também por quais razões a unidade não dispõe de estrutura física adequada para acomodar todos os pacientes que aguardam atendimento, incluindo assentos suficientes e espaço interno adequado; e quais providências estão sendo adotadas ou estão previstas pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Santa Casa para melhorar o fluxo de atendimento, reduzir aglomerações e garantir condições dignas de espera à população.

 

Encerrando, quer saber se há estudos ou planejamento para ampliação, adequação ou reorganização do espaço físico da recepção do hospital.

 

“O Requerimento tem por objetivo assegurar transparência, fiscalização e melhoria das condições de atendimento à população, garantindo o direito à saúde e à dignidade dos usuários do sistema público, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde e da Administração Pública”, pontua a vereadora.




Publicado em: 04/02/2026 14:41:10

Publicado por: Foto: Amanda Rocha/ACidadeON