A Câmara aprovou, em sessão realizada na última terça-feira (10), o Projeto de Lei nº 18/2026, que cria oficialmente o “Dia Municipal da Biblioterapia”. A celebração acontecerá anualmente em 30 de setembro, data da fundação da Associação Brasileira de Biblioterapia.
A inclusão do evento no Calendário Oficial de Araraquara tem por objetivo promover ações de reconhecimento aos profissionais e mediadores de leitura, de conscientização sobre a saúde mental e de fomento a políticas públicas de acesso à biblioterapia.
Durante a defesa da proposta no Plenário, o vereador Alcindo Sabino (PT), que divide a autoria da iniciativa com a vereadora Fabi Virgílio (PT), destacou o papel transformador dessa prática, reforçando que a biblioterapia não é apenas um incentivo à leitura, mas também uma terapia capaz de auxiliar na recuperação e reinserção social de indivíduos.
Em sua fala, Alcindo citou exemplos de aplicação da técnica, que já é usada pelo Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD), em algumas instituições de ensino e hospitais, especialmente em casos de internações prolongadas.
O parlamentar ainda destacou a importância da biblioterapia no sistema prisional brasileiro, onde a leitura dirigida estaria auxiliando detentos a processarem suas vivências e mudarem sua consciência em relação aos crimes cometidos, facilitando o retorno à sociedade.
A oficialização da data também representa um reconhecimento ao legado de Maria Aparecida Pardini, bibliotecária aposentada, especialista em Psicanálise e fundadora da Associação Brasileira da Biblioterapia. Cidinha, como também é conhecida, possui mais de duas décadas de atuação em projetos locais, como a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) e a Festa Literária da Morada do Sol (FliSol).
O que é a biblioterapia?
A biblioterapia é um recurso terapêutico que utiliza a leitura de livros, histórias e poemas como ferramenta para promover a expressão e o reconhecimento dos sentimentos, contribuindo significativamente para a saúde emocional e mental daqueles que são atendidos.
Reconhecida no Brasil e em outros países, a biblioterapia está catalogada na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e na Classificação Internacional das Intervenções de Enfermagem (NIC), unindo saberes da Saúde, Educação e Psicologia.
Inicialmente, era aplicada apenas em pessoas com transtornos psicológicos e, com o passar do tempo, tornou-se recomendada para outros públicos, sendo utilizada com sucesso em situações que envolvem traumas, lutos, separações, bullying, desemprego e dependência química, por exemplo.
Entre os benefícios da aplicação da técnica, foram observados relatos de redução de sintomas de estresse, ansiedade e depressão, melhorias na autoestima e na resiliência emocional, além facilitação do diálogo e expressão de sentimentos represados.
Publicado em: 12/02/2026 17:14:21
Publicado por: Foto: Freepik