A coleta de lixo urbano em Araraquara, realizada pela empresa Eco Ares, ocorre de acordo com plano de rotas, dias e horários estabelecidos no contrato, sem desvios sistemáticos ou alterações não autorizadas. As informações são da Prefeitura, em resposta a Requerimento apresentado pelo vereador Marcelinho (Progressistas).
O parlamentar havia solicitado informações sobre o cronograma do serviço e a estrutura operacional da empresa. Também tinha questionado a respeito de falhas na execução dos trabalhos.
De acordo com o Executivo, a programação de coleta de resíduos sólidos urbanos está disponível no site da Eco Ares.
Não há, segundo a Prefeitura, déficit de veículos ou equipamentos para a adequada execução dos serviços. “A frota de caminhões é nova, circunstância que reduz significativamente a ocorrência de paralisações por necessidade de manutenção e garante maior continuidade operacional”, lê-se no documento.
Quanto à mão de obra, afirma que a empresa mantém funcionários reservas para suprir eventuais ausências, assegurando a continuidade dos serviços. A Prefeitura reconhece, contudo, que em situações pontuais o quantitativo de substitutos pode não ser suficiente, casos em que são adotadas medidas emergenciais para minimizar impactos.
A respeito de falhas relatadas pela população, conforme apontado por Marcelinho, o Executivo diz que as reclamações recebidas são analisadas e esclarecimentos são solicitados à Eco Ares.
“A empresa tem respondido de forma satisfatória, adotando medidas corretivas e atendendo às demandas de modo a sanar as inconsistências apontadas e garantir a adequada prestação dos serviços”, indica a Prefeitura.
Por fim, a fiscalização é conduzida pelo Núcleo Gestor do Contrato e pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
Limpeza urbana em Araraquara
A parceria entre a Prefeitura de Araraquara e a Eco Ares foi anunciada em junho de 2025. O contrato representa um investimento de R$ 100 milhões ao longo de 30 anos.
Publicado em: 19/02/2026 15:17:23
Publicado por: Foto: Freepik