Maio Laranja: abuso sexual infantojuvenil será debatido em palestra da Câmara

Evento acontece no dia 27 de maio e está com inscrições abertas; atividade é promovida pela Escola do Legislativo ‘Dulce Whitaker’ e integra o Fórum Municipal Maio Laranja  
Visualize fotos

 

 

Na próxima quarta-feira (27), a partir das 14h30, a Câmara recebe a palestra “Abuso Sexual Infantojuvenil: sinais de alerta, prevenção e denúncia”, evento que faz parte do Fórum Municipal Maio Laranja, criado pela Resolução nº 534/2024. A atividade é uma realização da Escola do Legislativo “Dulce Withaker” e acontece no Plenário da Casa de Leis.

As vagas serão limitadas e os interessados devem fazer a inscrição por meio do formulário disponibilizado no link. Todos os participantes que acompanharem a apresentação e assinarem a lista de presença disponibilizada durante o evento, receberão o certificado emitido pela Escola do Legislativo.

O encontro, que tem como objetivo promover a conscientização, proteção e bem-estar de crianças e adolescentes, contará com a participação da psicóloga Angela de Mello, e é voltado à comunidade em geral, profissionais da rede de proteção, educadores e estudantes.

Na programação da palestra, está prevista a abordagem dos seguintes temas: cultura do abuso sexual, diferenciações entre abuso e exploração sexual infantojuvenil, tipos de abuso e perfis de abusadores, sinais de alerta, medidas preventivas, como agir em caso de suspeita ou ocorrências de abuso e o papel da sociedade como rede de proteção.

 

Maio Laranja

Celebrado em 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pela Lei Federal nº 9970/2000. A data faz referência à morte da menina Araceli Crespo, assassinada brutalmente em 1973, no Espírito Santo.

Para trazer maior visibilidade ao assunto, o Governo Federal instituiu em 2022 o Maio Laranja, uma campanha com a missão de mobilizar toda a sociedade em ações de prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

No entanto, um ano antes, a Câmara já havia aprovado o Projeto de Lei nº 114/2021, determinando a inclusão do “Maio Laranja” no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara, com a proposta de “estimular o debate junto ao poder público para o avanço de políticas públicas que visam a conscientizar e informar a sociedade sobre a gravidade da exploração sexual infantil”.

 

 

 




Publicado em: 22/05/2026 16:51:38