Notícias



Aumento de casos de violência a motoristas de aplicativo será debatido na Câmara

Audiência Pública para tratar do assunto foi convocada pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB)

2066


A segurança dos motoristas de aplicativo, que relatam uma crescente onda de assaltos a trabalhadores do setor em Araraquara, será tema de uma Audiência Pública que acontecerá na segunda-feira (26), das 14 às 16 horas, no Plenário da Câmara. O debate foi proposto pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB).

 

Para discutir o problema, Bianco participou recentemente de uma reunião na sede da cooperativa MoradaCar, com a presença do vereador Alcindo Sabino (PT) e da vereadora Geani Trevisóli (PL), que se reuniram com o presidente da cooperativa, Thalys Umberto Bagli. Na ocasião, os parlamentares ouviram relatos de registros de cinco roubos a motoristas de aplicativos entre 15 de abril e 14 de maio, nos bairros Parque Silvestre, Chácara Flora, Jardim São Rafael, Jardim Maria Luiza e Jardim Veneza.

 

A ausência de políticas públicas voltadas à proteção desses trabalhadores e de medidas de segurança eficazes por parte das plataformas também será discutida na Casa de Leis, bem como o cenário de informalidade e a pressão por produtividade pela qual passam os motoristas de aplicativo.

 

De acordo com Bianco, o problema deve ser resolvido de modo emergencial. “É necessário que sejamos uma força para acolher e amparar esses trabalhadores, tendo em vista a relação precarizada de trabalho oferecida pelos aplicativos”, ressalta.

 

Já Alcindo destaca a necessidade de uma ação conjunta para enfrentar a crescente onda de assaltos a motoristas de aplicativo em Araraquara. “É fundamental estabelecermos uma parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, para intermediar junto à Polícia Militar uma estratégia eficaz que não apenas previna, mas também investigue com maior eficiência essas ações criminosas que vêm ocorrendo com frequência alarmante em nossa cidade.”

 

Para Geani, o diálogo com cooperados e parceiros do aplicativo MoradaCar é essencial para buscar soluções que garantam um ambiente de trabalho mais seguro para todos. “Lembrando que indiretamente essas melhorias também atingem seus usuários”, emenda.

 

Nesse sentido, o presidente da MoradaCar irá apresentar algumas ferramentas para inibir a ação de criminosos. “Queremos reunir a categoria para um debate de ideias que ajude a chegar a uma solução para o bem comum dos motoristas”, afirma Bagli.

 

Foram convidados para a Audiência Pública, o secretário Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, coronel Adalberto José Ferreira, o comandante da Guarda Municipal de Araraquara, Danilo João de Oliveira Soler, além de representantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da Cooperativa MoradaCar.

 

A audiência terá transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 17 da Claro e pelas redes sociais da Câmara Municipal.

 

Sobre a MoradaCar

Fundada em 29 de agosto de 2022, a cooperativa integra a Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS) e tem como objetivo oferecer melhores condições de trabalho para os motoristas de Araraquara. Conta atualmente com mais de 100 cooperados.


Publicado em: 22 de maio de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o não pagamento de obrigações patronais pela Prefeitura em 2025

05 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre o não pagamento devido das obrigações patronais relativas ao Instituto Nacional do Seguro Social...



Inclusão de Araraquara na rota do Caminho da Fé é proposta à Prefeitura

05 de dezembro de 2025

A inclusão de Araraquara no Ramal Centro Paulista, uma das rotas do Caminho da Fé, foi sugerida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), em Indicação enviada à Prefeitur...



Agenda Cultural – 05/12

05 de dezembro de 2025

Museu Ferroviário O Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” promove, nesta sexta-feira (5), uma noite com feira de artesanato, praça de alimentação e música ao vivo com Fernanda Trouble...



Agenda Esportiva – 05/12

05 de dezembro de 2025

Futebol feminino Pela Copinha Feminina Sub-20, as Guerreirinhas Grenás enfrentam no sábado (6), às 15 horas, o Internacional-RS, no Estádio “Nicolau Alayon”, na capital paulista. As meninas estão...



Teleatendimento SUS (05/12)

05 de dezembro de 2025

O acordo também institui o Observatório Brasil Saúde e Apostas Eletrônicas, canal permanente de troca de dados entre as pastas para identificar padrões de vício e articular apoio por meio do Sistem...



Ludopatia (10/12)

05 de dezembro de 2025

Os ministérios da Saúde e da Fazenda anunciaram a criação de uma plataforma de autoexclusão, que entrará em funcionamento na quarta-feira (10). A ferramenta permitirá que apostadores solicitem o bl...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!