Notícias



Escadaria da Câmara na conscientização do Novembro Negro

Ato marcou início da programação ‘Araraquara, a Morada do Sol e não do Racismo’, que será promovida durante o Mês da Consciência Negra


Com a presença de vereadores e diversos representantes da comunidade negra de Araraquara, foi inaugurada, na tarde desta terça-feira (9), a decoração antirracista na escadaria de entrada da Câmara Municipal. O ato marcou a abertura da programação “Araraquara, a Morada do Sol e não do Racismo”, que oferecerá atividades do Novembro Negro, em alusão ao Mês da Consciência Negra. O projeto é realizado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais.

“Vendo pessoalmente, ficou muito melhor do que idealizamos”, avaliou a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo. “A comunidade tem elogiado muito e era exatamente essa a nossa expectativa. Que as pessoas pudessem passar em uma região central, olhar e despertar a consciência, não só no mês de novembro, mas o ano todo. A importância de trabalhar o Mês da Consciência Negra é para que se possa refletir e fazer a desconstrução do racismo diário. Agradecemos a sensibilidade da Câmara em acolher a nossa proposta e seguir somando nessa luta antirracista”, completou.

Representando as religiões de matrizes africanas, Sílvia Celestino avalia como de extrema importância o combate ao racismo. “Esse trabalho que foi feito aqui na porta da Câmara é o apoio do Legislativo contra o racismo em todas as suas formas, institucional, religiosa, estrutural e recreativa. É importante que se fale o que acontece.”

Para a vice-presidenta da Casa de Leis, vereadora Thainara Faria (PT), é importante não concentrar apenas as ações do combate ao racismo em novembro, porém é um mês no qual ações são necessárias. “A Câmara hoje tem uma instalação visual para quem passa aqui na frente, para quem tem contato com a Câmara, entender que temos um posicionamento antirracista e não vamos recuar na busca pelos direitos do povo preto.”

“A curiosidade de início, depois vira conscientização”, enfatiza o presidente do Legislativo, vereador Aluisio Boi (MDB). “São frases impactantes, em um espaço de impacto na cidade e devagarzinho toda a sociedade vai começar a ler, entender e refletir e, com certeza, algumas pessoas serão tocadas para mudar seus pensamentos, agir e multiplicar essas ações com as pessoas ao redor”, finalizou.

Também participaram do ato os vereadores Rafael de Angeli (PSDB) – primeiro secretário da Mesa Diretora, Lucas Grecco (PSL) – segundo secretário da Mesa Diretora, Carlão do Joia (Patriota), Edson Hel (Cidadania), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Gerson da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Hugo Adorno (Republicanos), João Clemente (PSDB) e Paulo Landim (PT).

 

Programação

Na quinta-feira (11), às 19 horas, será realizada uma live em parceria com a Comissão da Igualdade da OAB, com transmissão pelas redes sociais da Prefeitura. A atividade contará com a participação de Mylene Pereira Ramos Seidl, advogada, consultora, palestrante e especialista em Diversidade e Igualdade.

A agenda contará ainda com a assinatura da Casa SP Afro Brasil para Araraquara no Memorial da América Latina, em São Paulo (dia 13), palestra na Escola Estadual João Batista de Oliveira (dia 17), entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares (dia 17), Fórum "Meio Ambiente e Religiosidades Africanas" (dia 18), 15ª Marcha da Consciência Negra (dia 20), Black Family Party (dia 20), apresentação do TCC dos alunos do Curso de Comunicação e Marketing da Uniara com o tema “Centro de Referência Afro Mestre Jorge” (dia 22), palestra “Esporte e Negritudes: a tarefa de ser atleta negro e referência” (dia 24), show com Décio Luiz (dia 26), show com Chrigor (dia 28) e Dia do Samba – “Aplausos a todos os sambas” (dia 3 de dezembro).

A programação completa com datas, locais e participantes será divulgada nos próximos dias nas redes sociais da Prefeitura. Os shows de Décio Luiz e Chrigor são espetáculos promovidos por parceiros e não pela própria Prefeitura, por isso a entrada será por adesão, com informações que também serão divulgadas nos próximos dias.

 

Premiação

O Prêmio Zumbi dos Palmares será entregue na quarta-feira (17), a partir das 19 horas, no Plenário da Casa de Leis. Deverão receber a honraria os indicados pelo Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (Comcedir) nos anos de 2020 e 2021: a professora Valquíria Pereira Tenório e o empresário Cláudio Claudino. Além disso, deverá ser entregue o Prêmio “Dr. Lafayete” pela Comissão da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 5ª Subseção de Araraquara.


Publicado em: 09 de novembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Mesa-redonda detalha início de tratamento com cannabis medicinal no SUS em Araraquara

19 de abril de 2024

Os primeiros resultados da utilização da cannabis medicinal em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Araraquara foram apresentados na mesa-redonda “Araraquara: a cidade referência – Implanta...



Agenda Cultural – 19/04

19 de abril de 2024

Música O Monoclub, grupo sorocabano de música brasileira, comemora 10 anos de sobrevivência na cena autoral independente. Munidos de banjo, washboard, trompete e trombone, trazem referências de vá...



Agenda Esportiva – 19/04

19 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No Estádio Municipal “Dr. José Lancha Filho”, em Franca (SP), o sub-15 e o...



Covid-19 e dengue (19/04)

19 de abril de 2024

Araraquara registrou, nesta sexta-feira (19), mais 3 casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.100 casos confirmados em 2024. São 4 pacientes internados, 3 em enfermaria e 1 em UTI, em...



Agentes de combate a endemias de Araraquara recebem piso nacional de R$ 2.869,66

19 de abril de 2024

No início deste ano, a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou requerimento questionando a Prefeitura sobre a aplicabilidade da Portaria GM/MS nº 3.086, de 19 de janeiro de 2024, do Ministério da S...



Audiência sobre cannabis medicinal destaca o conhecimento para banir o preconceito

18 de abril de 2024

O combate ao preconceito por meio de políticas públicas e de mobilizações sociais foi a tônica de uma audiência pública com o tema "Cannabis medicinal: não espere precisar para defender", que acont...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!