O vereador Balda (Novo) protocolou a Indicação nº 4744/2025, sugerindo à Prefeitura de Araraquara a realização de estudos técnicos para a instalação de estruturas de proteção acima do guarda-corpo de pontes e viadutos do município. Conhecida como “gaiola”, a estrutura tem como objetivo aumentar a segurança nesses locais e integrar soluções de sustentabilidade.
A demanda foi encaminhada ao parlamentar pelas alunas Ariely Francisca de Souza Silva e Nicolli Santana da Silva, da Escola Estadual “Professora Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro”, participantes do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2025, durante sessão realizada no Plenário da Câmara Municipal. A proposta das estudantes busca prevenir tentativas de suicídio e promover o bem-estar coletivo, sugerindo a inclusão de telhados verdes nas estruturas — com vegetação natural que auxilia na redução da temperatura, melhora a qualidade do ar e contribui para o equilíbrio ecológico.
Para o vereador Balda, que foi o padrinho das autoras da proposta no PJ, a iniciativa representa um olhar sensível e consciente sobre a valorização da vida e a sustentabilidade urbana, além de demonstrar o engajamento dos jovens com temas de grande relevância social. “É inspirador ver estudantes tão comprometidos em propor soluções que unem segurança, meio ambiente e cuidado com o próximo”, destaca o parlamentar.
Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem (PJ) é promovido pela Escola do Legislativo (EL) “Dulce Whitaker”, da Câmara Municipal. Em sua 11ª edição, o projeto envolveu 915 estudantes de 34 escolas municipais, estaduais e particulares de Araraquara. Ao final do processo, 18 unidades foram selecionadas, e cada uma indicou um vereador jovem titular e um suplente, apadrinhados por parlamentares da Câmara. Durante a Sessão do PJ, os alunos apresentaram propostas voltadas ao desenvolvimento da cidade, em um exercício prático de cidadania e participação política.
Publicado em: 15/10/2025 14:31:52