Fone: (16) 3301-0600

Estudantes participam do projeto ‘Visite a Câmara’

Desenvolvido pela Escola do Legislativo, projeto busca aproximar a comunidade do Poder Legislativo


Eles são jovens, a maioria nunca votou, mas, desde já, estão conscientes de seu papel enquanto cidadãos. Pelo menos foi essa a impressão deixada pelos estudantes que participaram, na segunda-feira (30), do projeto “Visite a Câmara”, desenvolvido pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal. Pela manhã, 23 alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual “Professor Antônio dos Santos” conhecerem a estrutura do prédio e as funções dos vereadores. À tarde, foi a vez da turma do oitavo ano da Escola Estadual “Dorival Alves”.

“É muito importante participar da política e entender que cada esfera tem sua competência: municipal, estadual e federal. Se você se abstém do voto, outra pessoa decidirá por você”, pontuou o professor de Geografia José do Carmo dos Santos Júnior, que acompanhou a turma do segundo ano. “Adoro o projeto”, disse a professora de História e Geografia Soraia Oliveira, que conduziu a turma da tarde. “É o terceiro ano que trago os alunos aqui e a primeira matéria que temos no ano é sobre os três poderes, então é muito interessante. E as meninas da Escola do Legislativo estão sempre à disposição”, completou.

Durante as atividades, os jovens assistiram a vídeos institucionais e didáticos sobre o funcionamento da Câmara, percorreram os gabinetes e puderam tirar dúvidas com os parlamentares Edio Lopes (PT), José Carlos Porsani (PSDB), Lucas Grecco (PSB), Thainara Faria (PT) e Toninho do Mel (PT), além de serem recebidos pelo presidente, vereador Tenente Santana (MDB), em seu gabinete, que ressaltou: “Vocês serão o nosso futuro. Para que vocês tenham sucesso e alegria, além de estudar, precisam se afastar de duas coisas: drogas e álcool.”

Aluno da “Dorival Alves”, Edilson Kauã aprovou a visita. “Gostei bastante de tudo. Fiquei impressionado com as salas dos vereadores e com o Plenário”, detalhou.

 

Visite a Câmara

O projeto Visite a Câmara foi instituído pela Resolução nº 383 de 4 de agosto de 2010 e, desde 2013, está sob a responsabilidade da Escola do Legislativo. De acordo com a assistente técnica da EL, Ana Paula Escamilha, o principal objetivo é aproximar a comunidade do Poder Legislativo. Interessados em participar do projeto devem entrar em contato pelo e-mail escoladolegislativo@camara-arq.sp.gov.br ou pelo telefone (16) 3301-0630.

 

Confira as fotos aqui




Outras Notícias

Fique por dentro


Estudantes apresentam proposituras durante ensaio do Parlamento Jovem

12 de novembro de 2019

Começou a contagem regressiva para a Sessão da 6ª edição do Parlamento Jovem. Os 36 estudantes do 9º ano de 18 escolas municipais e estaduais de Araraquara que participam da etapa final do projeto reuniram-se no Plenário da Câmara Municipal na segunda-feira (11) para o primeiro ensaio geral da Se...


Poder Legislativo é apresentado a alunos do ensino fundamental

08 de novembro de 2019

A convite de professoras e coordenadoras do Colégio Anglo de Araraquara, as assistentes técnicas da Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara, Ana Paula Escamilha e Bruna Cardoso Brasil de Souza, estiveram na escola, na segunda-feira (4), para uma palestra sobre o funcionamento...


Edição 2019 do projeto Parlamento Jovem chega à etapa final

05 de novembro de 2019

Mais de 750 alunos do nono ano das 31 escolas públicas, municipais e estaduais, de Araraquara participaram da edição 2019 do projeto Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, cujo principal objetivo é aproximar os jovens da política. A primeira etapa contou co...




Estudantes do Caic do Vale do Sol visitam a Câmara Municipal

24 de outubro de 2019

A Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na manhã de segunda-feira (21), 50 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) e Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) “Ricardo Caramuru de Castro Monteiro”, do Vale do Sol. A atividade fez parte do projeto “Visite a Câmara”, promovi...