Fone: (16)3301-0600

Palestra busca esclarecer dúvidas sobre o câncer de mama




Outubro é mundialmente considerado o mês de prevenção ao câncer de mama. Por essa razão, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara organizou, na terça-feira (8), uma palestra para tirar dúvidas sobre a prevenção, o diagnóstico e a doença em si.

A palestrante foi Dânia Garcia, que estava interpretando a enfermeira Chatifunda. Em 2014, ao tirar a blusa, Dânia notou que o bico de sua mama direita estava invertido e, ao procurar um médico, foi diagnostica com câncer. Por essa razão, ela explanou a importância de as pessoas conhecerem o próprio corpo para que qualquer alteração possa ser notada.

Na palestra, destacou-se que toda a população deve entender que esse não é um problema que acomete somente mulheres, mas também homens, portanto é necessário que eles também façam o autoexame.

Dânia buscou trabalhar o medo que as pessoas têm da palavra “câncer”. Afinal, deixar de falar não traz imunidade. “Muitas pessoas acham que se não falar a palavra não vai ter a doença, mas não funciona assim. Câncer é apenas um nome, assim como diabetes, colesterol e qualquer outro tipo de doença, e o medo de pronunciá-la não vai mudar nada.”

A enfermeira ainda falou sobre a necessidade de as pessoas não condenarem à morte quem acabou de ser diagnosticado com a doença, afinal, o câncer pode ter cura desde que o diagnóstico seja precoce e tratamento feito corretamente.

A ideia da palestra surgiu justamente por conta da campanha mundial que acontece nesse mês, o "Outubro Rosa", e busca levar informação a todos. “Como a palestrante falou, temos números altos da doença no país, e não acomete somente mulheres, por isso quanto mais conhecimento disseminarmos, mais seguros podemos ficar”, salientou a agente administrativa da EL, Alícia Gimenez.

“A palestra foi muito boa e esclarecedora, ensinou como se tocar e a conhecer o próprio corpo mesmo, para poder investigar o câncer de mama”, disse a participante Lilian Rocha.

O vereador Gerson da Farmácia (MDB), a presidenta da Câmara Municipal de Ibaté, vereadora Regina Célia Alves de Queiróz (PSDB) e a Assessora De Políticas Para Pessoas Com Deficiência, Elisa dos Santos Rodrigues, também estiveram presentes.

Confira as fotos em: https://photos.app.goo.gl/yd8NPTGWzZEgv3nUA




Outras Notícias

Fique por dentro


Estudantes participam do projeto ‘Visite a Câmara’

30 de setembro de 2019

Eles são jovens, a maioria nunca votou, mas, desde já, estão conscientes de seu papel enquanto cidadãos. Pelo menos foi essa a impressão deixada pelos estudantes que participaram, na segunda-feira (30), do projeto “Visite a Câmara”, desenvolvido pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal...



“Estado e mudanças institucionais” é tema de palestra na Câmara Municipal

19 de setembro de 2019

Ministrada pelo economista Sebastião Neto Ribeiro Guedes, a terceira palestra do ciclo ‘Luzes para o Amanhã’, intitulada “Estado e mudanças institucionais: que instituições queremos para o futuro?”, aconteceu, na quarta-feira (18), no Plenário da Casa de Leis. O evento foi promovido pela Escola d...


Prevenção ao suicídio é tema de palestra na Câmara

17 de setembro de 2019

No mês de prevenção ao suicídio, a Câmara Municipal de Araraquara promoveu palestra para falar sobre o assunto na sexta-feira (13). Realizada pela Escola do Legislativo (EL), a inciativa foi proposta pelo vereador Jéferson Yashuda (PSDB), autor da lei que instituiu a campanha Setembro Amarelo no...


Parlamento Jovem chega às escolas do município

11 de setembro de 2019

Nesta semana, teve início a primeira etapa do Parlamento Jovem (PJ) 2019, projeto que visa à formação política e cidadã dos estudantes do nono ano do município. Segundo a servidora Ana Paula Escamilha da Escola do Legislativo (EL), o projeto, que está em sua sexta edição, tem como objetivo, na p...


Economia Social e Solidária é tema de palestra na Câmara

15 de agosto de 2019

“Políticas Públicas para Inclusão Socioeconômica no Século XXI: O Papel da Economia Social e Solidária” foi o tema do segundo dia do Ciclo de Palestras Luzes para o Amanhã. Realizado na quarta-feira (14), o evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal. O professor de Economia da Universidad...