Fone: (16) 3301-0600

Estudantes são vereadores por um dia no Parlamento Jovem

Sessão ocorreu no Plenário da Câmara Municipal  


Foram vários meses de preparação, com aulas teóricas, oficina de proposituras, muita discussão em sala de aula, elaboração de projetos e ensaios. O resultado de todo o trabalho realizado pelos estudantes araraquarenses, em conjunto com a Escola do Legislativo (EL), pôde ser constatado na quinta-feira (14), no Plenário da Câmara Municipal, durante a Sessão do Parlamento Jovem, na qual 36 estudantes do nono ano de escolas públicas se tornaram vereadores por um dia.

Os trabalhos da Sessão foram conduzidos pela presidente da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, Aline Joice de Carvalho, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Olga Ferreira Campos”, que descreveu a experiência como “incrível”. Segundo ela, “foi muito divertido e muito legal saber como funciona tudo isso. Aprendi que a vida dos políticos é mais complicada do que eu imaginava. A gente fala ‘ah, político não faz isso, não faz aquilo’, mas existem vários contratempos, e as coisas não são como a gente queria. Vou levar isso para a vida”.

Em 2019, cerca de 800 estudantes de 31 escolas públicas estaduais e municipais participaram do projeto, que teve início em setembro, com um curso de formação política e oficina de proposituras em sala de aula. “Eles aprenderam um pouco sobre o Poder Legislativo e o papel do vereador e, a partir disso, construíram propostas para a cidade”, explica Bruna Brasil, assistente técnica da EL, que organiza o Parlamento Jovem juntamente com as assistentes Ana Paula Escamilha e Alícia Gimenez. “Essas propostas foram adequadas para os instrumentos de trabalho do vereador, que são indicação, projeto de lei e requerimento, foram enviadas para a Câmara Municipal, e a equipe da Escola do Legislativo fez uma seleção de 18 proposituras.” Ao final do processo, os vereadores jovens e seus suplentes apresentam as proposituras na presença dos vereadores oficiais durante a Sessão.

 

Reconhecimento

A Sessão do Parlamento Jovem transcorreu nos mesmos moldes de uma Sessão Ordinária, com Ordem do Dia, chamada regimental, Tribuna Popular, Pequeno e Grande Expedientes, votação nominal e os demais elementos de uma sessão oficial. Foram apresentadas 13 indicações, dois projetos de lei e três requerimentos. Após as apresentações, os vereadores oficiais comentaram as proposituras no microfone de aparte. Os temas escolhidos pelos estudantes abrangeram vários aspectos da vida cotidiana, como implantação de lixeiras públicas, trânsito, atividades culturais, educação financeira, criação de horta comunitária, revitalização de praças, transporte alternativo, transporte coletivo, educação política, entre outros.

Na avaliação do presidente da Casa de Leis, vereador Tenente Santana (MDB), a equipe da EL e os estudantes “fizeram um grande trabalho. É uma aproximação muito grande com a população e, acima de tudo, uma preparação para aqueles que irão nos substituir futuramente”.

Ao final da Sessão, os estudantes receberam o Diploma de Honra ao Mérito Estudantil e o livro “Constituição em Miúdos”, publicada pelo Senado Federal, das mãos do presidente da Câmara Municipal, da secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, e da diretora regional de ensino, Vilma Abdalla.

“Sementes boas de educação, quando caem em solo bom, florescem”, declarou Vilma. “Essa criançada maravilhosa das nossas escolas está mostrando que o jovem tem força, tem cabeça, olha em volta, vê do que a comunidade precisa e sugere soluções. Isso é um exercício de cidadania, que começa cedo e precisa começar mesmo. Como educadora, acho isso maravilhoso.”

Clélia parabenizou a Câmara Municipal, os estudantes e os professores participantes do projeto. “O Parlamento Jovem é uma das coisas mais bonitas que podemos fazer para incentivar os meninos e meninas a serem despertados para este universo da política e da cidadania. É importante endossar as ações que motivam os nossos jovens a participarem da vida no município, da vida cidadã”, concluiu.

A Sessão do Parlamento Jovem pode ser assistida na íntegra aqui

 

Confira as fotos aqui




Outras Notícias

Fique por dentro


Estudantes apresentam proposituras durante ensaio do Parlamento Jovem

12 de novembro de 2019

Começou a contagem regressiva para a Sessão da 6ª edição do Parlamento Jovem. Os 36 estudantes do 9º ano de 18 escolas municipais e estaduais de Araraquara que participam da etapa final do projeto reuniram-se no Plenário da Câmara Municipal na segunda-feira (11) para o primeiro ensaio geral da Se...


Poder Legislativo é apresentado a alunos do ensino fundamental

08 de novembro de 2019

A convite de professoras e coordenadoras do Colégio Anglo de Araraquara, as assistentes técnicas da Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara, Ana Paula Escamilha e Bruna Cardoso Brasil de Souza, estiveram na escola, na segunda-feira (4), para uma palestra sobre o funcionamento...


Edição 2019 do projeto Parlamento Jovem chega à etapa final

05 de novembro de 2019

Mais de 750 alunos do nono ano das 31 escolas públicas, municipais e estaduais, de Araraquara participaram da edição 2019 do projeto Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, cujo principal objetivo é aproximar os jovens da política. A primeira etapa contou co...




Estudantes do Caic do Vale do Sol visitam a Câmara Municipal

24 de outubro de 2019

A Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na manhã de segunda-feira (21), 50 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) e Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) “Ricardo Caramuru de Castro Monteiro”, do Vale do Sol. A atividade fez parte do projeto “Visite a Câmara”, promovi...