Notícias



Câmara celebra o Dia de Conscientização da Síndrome de Down com fórum sobre o assunto

Curso básico de formação ocorreu no Plenário e foi mediado pela presidenta da Escola do Legislativo, a vereadora Luna Meyer (MDB)


Na quinta-feira (21), quando foi celebrado o Dia Internacional e Municipal de Conscientização da Síndrome de Down, a Câmara sediou o Curso Básico de Formação sobre a Síndrome de Down, ministrado pela professora do Instituto Conviva Down, Camila Fernanda Ferreira da Silva. A iniciativa foi realizada pela Escola do Legislativo da Câmara e Escola de Governo do Município de Araraquara em parceria com o Instituto Conviva Down.

A presidenta da Escola do Legislativo, a vereadora Luna Meyer (MDB), coordenou a atividade que fez parte do Fórum Municipal da Síndrome de Down, instituído pela Resolução nº 526 de 2023.

“Independentemente da compreensão do que a Síndrome de Down implica, o curso é uma ação importante para desmitificar muitos preconceitos, além de promover a conscientização, a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência”, destacou a parlamentar.

Ao abordar os temas: conceitos básicos e legislação, desmistificando a condição da trissomia do cromossomo 21, inclusão na escola e no mercado de trabalho e aspectos de saúde da pessoa com trissomia do 21, a palestrante afirmou que existem 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil, registrando uma pessoa com Síndrome de Down em cada grupo de 650, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Depois de esclarecer vários aspectos sobre o assunto, realizando interações com o público sobre o que é mito e o que é verdade, e oferecendo dicas relevantes para os profissionais de educação no sentido de adaptar conteúdos nas disciplinas escolares, Camila terminou o curso dizendo que a pessoa com Síndrome de Down pode aprender de tudo.

“É preciso ofertar oportunidades às pessoas com Síndrome de Down porque existe um mundo de possibilidades. A síndrome de Down é a diversidade do pensar, do agir, do sentir e a sede do viver”, finalizou Camila.

Participaram do curso a gestora de unidade do Núcleo de Articulações e Soluções da Escola de Governo, a psicóloga Mônica Favoreto, e a estudante com síndrome de Down Maria Eduarda de Godoi Candido, além de profissionais da educação e da saúde.

O curso está disponível pelo canal da TV Câmara no YouTube.

 

Cromossomo 21

O Dia Internacional de Conscientização da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março em alusão à condição genética com três cromossomos 21 ao invés de dois, também conhecida como Trissomia do cromossomo 21 (T21). A data é uma campanha de conscientização global da Organização Nações Unidas (ONU) desde 2012. No Brasil, a celebração foi instituída pela Lei nº 14.306/2022. Em Araraquara, lei incluiu no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o "Dia de Conscientização da Síndrome de Down”.

 

Visibilidade

Usando meias coloridas e diferentes em cada um dos pés, Camila convocou o público presente a fazer o mesmo como referência à diversidade e também para dizer que o diferente é legal, divertido, além de ser alternativa para se falar do tema, despertando o interesse de saber o motivo da ação.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Mostra de literatura contemporânea apresenta trabalho de escritores araraquarenses

26 de abril de 2024

A primeira fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 12 es...



Câmara recebe ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

24 de abril de 2024

Até o dia 10 de maio, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do Fórum Municipal de...



Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em pa...



Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fór...



Parlamento Jovem 2024: projeto da Escola do Legislativo tem início na Câmara Municipal

12 de abril de 2024

Na quinta-feira (11), teve início a 1ª etapa do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2024, intitulada “Conhecendo o Legislativo”, com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Waldemar...



Exposição ‘Mulheres Inspiradoras’ pode ser conferida no saguão da Câmara Municipal

04 de abril de 2024

Até o dia 15 de abril, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara disponibiliza a exposição “Mulheres Inspiradoras: Trajetórias de Sucesso – Edição 2024”. A atividade, que teve sua abertura na tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!