Notícias



Dedicação ao ensino garante prêmio à professora

Inayá Bittencourt e Silva recebeu o Diploma de Honra ao Mérito

63


Na noite de quarta-feira (22), recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Araraquara pelos serviços prestados à sociedade, a professora doutora Inayá Bittencourt e Silva. A solenidade, realizada no Salão Nobre da Universidade de Araraquara (Uniara), foi conduzida pelo vereador Elias Chediek (MDB), que, na ocasião, representou o presidente da Casa de Leis, Tenente Santana (MDB). A indicação da homenageada foi feita pelo vereador Delegado Elton Negrini (PSDB).

Com o auditório lotado por amigos, colegas de trabalho, familiares, alunos, a trajetória de Inayá foi relembrada como uma história de amor e dedicação à educação e ao ensino. Para Negrini, ela foi e é uma “mulher que esteve à frente do seu tempo e que veio ajudar a humanidade a avançar”.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (Progressistas), frisou a importância da homenagem. “Gerações e gerações se beneficiaram da atuação da professora, vidas foram transformadas, um reconhecimento justo.” Chediek ainda completou: “Desde a década de 60, ela vem labutando nessa área e se aprimorando. Uma mulher de uma brilhante carreira, dedicada aos estudos e ao conhecimento. Peça fundamental pelas mudanças e crescimento da cidade”.

Professora, diretora, supervisora de ensino, mestre e doutora são títulos de conquistas que teve durante anos de trabalho. Em sua tese de mestrado, tratou do tema sobre as novas práticas pedagógicas, bem como o racismo silencioso dentro das salas de aula das escolas públicas. “Eu sou contra a discriminação racial e acredito que a educação é importante para esclarecer a não existência dessa diferença racial. As pessoas não falam, mas são racistas e, por isso, eu lutei contra isso durante todo o meu exercício”, declarou.

Um exemplo que inspirou muita gente. Para o aluno Marcos Olyver, tê-la como professora foi também ter uma amiga. “Ela me deu uma motivação de vida, me impulsionou para eu seguir minha carreira de jornalista e também na política, a partir das aulas de ciências sociais e políticas na faculdade.” Para o filho Eduardo Bittencourt, com a referência em casa, os caminhos se abriram de forma simples. “Foi muito fácil ser uma pessoa melhor a partir do exemplo dela”.

 

Sobre a homenageada

Inayá Bittencourt e Silva nasceu em Araraquara. É filha de Altivo Bittencourt e Hilda Perez Bittencourt, e seguiu sua vocação, ser professora. Possui graduação em licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara, graduação em licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal, graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara, mestrado em Ciências Sociais - Sociologia Rural e Urbana pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e doutorado em Ciências Sociais - Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Atualmente, é professora titular da Uniara, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia e filosofia da educação, profissão docente, discriminação na educação, cotidiano escolar e ensino e aprendizagem.

 

Confira as fotos aqui


Publicado em: 23 de janeiro de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!