Notícias



Documento aponta locais esquecidos pelo ‘Prefeitura nos Bairros’  

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) encaminhou questionamentos à Prefeitura  

86


Fiscalizando as ações do “Prefeitura nos Bairros”, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve nos locais por onde o programa passou recentemente, mais especificamente no Yolanda Ópice, Jardim Martinez e Vila Melhado.

Após verificar as condições dos referidos bairros, o parlamentar fez um requerimento ao Executivo, solicitando informações sobre o “Prefeitura nos Bairros” nessas regiões.

O programa é uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Participação Popular, englobando todas as secretarias municipais e órgãos da Administração. O objetivo é levar os equipamentos e serviços oferecidos pela Prefeitura às diversas regiões da cidade.

A quarta fase da edição de 2023 do programa ocorreu na região composta pelo Yolanda Ópice, Jardim Martinez, Vila Melhado, Jardim Araraquara, Jardim das Paineiras, Jardim das Palmeiras, Jardim Florença, Jardim Itália, Jardim Palmares, Jardim Paulista, Jardim Portugal, Jardim Santa Júlia III, Jardim Água Branca, Jardim Eliana, Jardim Higienópolis, Jardim Mangiacapra, Jardim Nova Época, Jardim Padre Anchieta, Jardim Santa Rosa, Parque Alvorada, Vila Maria Helena, Vila Normandia, Distrito Industrial I, Jardim Arangá, Jardim Castelo, Jardim das Gaivotas, Jardim Panorama, Jardim São Jorge, Vila Furlan, Vila Guaianazes, Vila Suconasa, Vila Nova, Residencial Antônio Melhado e Residencial Irmãos Laurini.

“Ele foi criado para transformar a realidade dos bairros por onde passa, oferecendo serviços de zeladoria, tais como reparo de vias, poda de árvores, pintura de meio-fio e sarjetas, limpeza de bocas de lobo, substituição de lâmpadas queimadas, remoção e pulverização de árvores, limpeza de terrenos, remoção de entulhos, manutenção de propriedades e renovação da sinalização de trânsito”, reforça Angeli, destacando ainda que o “Prefeitura nos Bairros” também disponibiliza o Plantão de Atendimento Social, oferecendo serviços como cadastro para castração de animais, esclarecimento de dúvidas sobre IPTU, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, entre outros.

“É de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e a valorização dos bairros em nossa cidade, que tem como objetivo promover a manutenção e revitalização. No entanto, recebemos reclamações sobre a ausência de serviços de zeladoria em alguns endereços participantes”, coloca o vereador.

Os principais pontos estão na Vila Melhado (Avenida Nossa Senhora das Graças, entre as ruas Maurício Onofre Cardilli e Miguel Cortez; e Rua Maria Gaspar Andrade com a Avenida Capitão Noray de Paula e Silva); no Jardim Itália (Avenida Fernandes Monteiro Filho – “houve uma tentativa de reparo, mas ficou insatisfatório”); no Jardim Padre Anchieta (Rua Ítalo Angelieri – “foram encaminhadas as Indicações nº 2973/2022 e nº 2593/2023, com um ano de diferença, porém, nada foi realizado”; e Avenida Vicente Gullo, que apresenta buracos no trecho entre as ruas Papa João XXII e Ítalo Angelieri, bem como no cruzamento com a Rua Adolfo Alves de Queiróz); no Água Branca (cruzamento da Rua Atílio Bonetti com a Avenida Benedito de Arruda Falcão; Rua Atílio Bonetti, 193 - buraco aberto; e Rua Atílio Bonetti, a partir do número 193 até o término, encontrando com a Rua João Bosco Antonio da Silva Faria, que necessita de reparo ou recapeamento); na Vila Suconasa (Avenida Nicolino Raia, entre as ruas Vicente Satriani e Maurício Onofre Cardilli, do número 101 ao 178); e no Jardim Higienópolis (Avenida Papa Leão XIII, que necessita de reparo asfáltico).

No documento, o parlamentar lembra que o programa já está em andamento em outra região e faz alguns questionamentos. Pergunta sobre os motivos pelos quais os endereços mencionados não receberam as devidas ações de zeladoria previstas no “Prefeitura nos Bairros”; quais critérios são utilizados para selecionar os endereços contemplados pelo programa; e qual o cronograma previsto para a realização das ações de zeladoria nos endereços pendentes.

“Nossa população merece respeito e uma manutenção adequada de seus bairros. É essencial que sejam fornecidas explicações claras e adotadas medidas imediatas para solucionar essa situação. É fundamental que a Prefeitura cumpra efetivamente seu papel e assegure a valorização de todas as regiões de Araraquara", conclui o vereador.


Publicado em: 12 de junho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!