Notícias



EL e Fundação Araporã realizam premiação de concurso de desenho



235


Foi realizada na segunda-feira (30), a premiação do concurso de desenho com o tema “A história de Araraquara não começa com Pedro José Neto: quem eram os Guayaná?”, uma parceria entre a Fundação Araporã e a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara. A cerimônia aconteceu no plenário desta Casa de Leis.

O evento faz parte dos objetivos do Memorial da Câmara Municipal, que está sob a responsabilidade da Escola do Legislativo, que visa promover o resgate e garantir a memória da cidade de Araraquara.

Foram premiados os três primeiros colocados das seguintes categorias: 6º e 7º; 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, 1º ao 3º anos do Ensino Médio. A premiação foi entregue pelos membros da mesa que foi presidida pela Presidente da Escola do Legislativo, Vereadora Edna Martins e contou com a presença do Vice-Prefeito Antônio Coca Pinto Ferraz, o indígena, Kayrra, o Vereador Gérson da Farmácia e Grasiela Lima, vice-presidente da Fundação Araporã.

Os alunos premiados da primeira categoria foram Felipe Jacó Moreira Lopes, da Emef “Prof. Henrique Scabello” orientado pela professora Flávia Parisi; Lucas Gabriel Dias dos Santos, da EMEF “Engº Ricardo Caramuru de Castro Monteiro, pela professora Denise Franciscato e Letícia Laurenti Olivi, da Cooperativa Educacional de Araraquara, professor José Vicente Mazon. Menção honrosa para a aluna Nicole Pellissari Domingos da mesma instituição de ensino.

Na segunda categoria o aluno Brunno Melo Molina, Pueri Domus de Araraquara, professora Márcia Camargo; Luiz Henrique dos Santos Alves Pedroso e Kelly Boiaro dos Santos, da CEC. Alescio Gonçalves dos Santos, professor Geraldo Luiz Barbosa. Menção honrosa para o aluno Rafael José da Costa de Oliveira também.

Na terceira categoria os alunos Pedro Bronie, Isabella Barmbilla Barreto e Alisson Rodrigo Craveiro Tenório, todos da Escola Estadual Angelina Lia Rolfsen sob a orientação da professora Francislaine Fábio.

Ao explicar o projeto, a coordenadora e vice-presidente da Fundação Araporã, Grasiela Lima, destacou a importância dos estabelecimentos de ensino na conscientização da população. “É fundamental que a gente, através da escola, enquanto instituição de ensino, traga para os alunos essa consciência crítica e a consciência da necessidade de transformação de uma realidade que, ainda, hoje, é desigual e violenta contra aqueles considerados diferentes”, afirmou.

Para o vice-prefeito Antônio Clóvis Coca Pinto Ferraz participar desta premiação é muito gratificante, pois está relacionada a educação. “O tema escolhido para o concurso foi muito apropriado. Ele resgata um pouco a história indígena do nosso país e de nossa região. É preciso respeitar todas as nossas culturas e um evento como este mostra o respeito que está sendo despertado em cada cidadão araraquarense. Estou muito feliz e parabéns pela iniciativa ”, afirmou.

Os indígenas Kayrra da Tribo Pataxó, Tamikuã da Kariri-Xocó e Kolinan da Tribo Terena que fizeram a oração inicial, como também a dança ritualística na abertura da exposição dos desenhos premiados, destacaram a importância do resgate de suas culturas e sentiram-se honrados em fazer parte dessa festa. “Vamos propagar a acolhida de nossas origens pela cidade de Araraquara e principalmente por sermos recebidos tão bem pela Presidente da Escola do Legislativo, Edna Martins, Vice-presidente da Fundação Araporã, Grasiela Lima e a professora e artista plástica Márcia Camargo que abriu espaço para divulgarmos nossa cultura nessa região”, disse Kayrra.

As professoras do Caic do Vale do Sol Rafaela Rabesco e Rosana Aparecida da Silva fizeram uma homenagem aos povos indígenas do Brasil com o tema “Tempos de ser: o olhar indígena recriando a humanidade”, momento de muita emoção.

Organizado pela Fundação Araporã/Geereri – Grupos de Estudos “Educação e Relações Étnicos-Raciais nas Temáticas Indígenas -, o concurso contou com o apoio da Diretoria Regional de Ensino de Araraquara; Secretaria Municipal de Educação; Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa) e Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria”.

A presidente da Escola do Legislativo, vereadora Edna Martins, abriu a premiação falando da importância do resgate da história dos povos indígenas.  “A proposta do Concurso com a temática indígena possibilita que a diversidade cultural e étnico-racial seja trabalhada de forma a promover o reconhecimento das contribuições culturais e sociais desses povos e sua inserção como cidadãos. Estou muito feliz com os trabalhos apresentados, pois percebo que o resgate da cultura indígena está se fortalecendo cada vez mais e quero agradecer a participação de todos os alunos, professores e instituições envolvidas que abrilhantaram a noite desta Casa de Leis e aproveito para convidá-los para exposição dos trabalhos premiados que ficarão expostos até dia 11 de dezembro”, destacou.


Publicado em: 01 de dezembro de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

EL da Câmara participa da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa

10 de maio de 2024

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara participará da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa, que acontecerá de 13 a 17 de maio. A ação, promovida pela Associação Brasil...



Escola do Legislativo da Câmara realiza curso de formação sobre autismo

29 de abril de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara ficou lotado durante a manhã desta segunda-feira (29), onde foi realizado, também no modo online, o Curso de Formação Básica sobre o Transtorno do Espec...



Mostra de literatura contemporânea apresenta trabalho de escritores araraquarenses

26 de abril de 2024

A primeira fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 12 es...



Câmara recebe ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

24 de abril de 2024

Até o dia 10 de maio, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do Fórum Municipal de...



Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em pa...



Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fór...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!