Notícias



Eliana Honain, secretária municipal da Saúde, recebe Diploma de Honra ao Mérito

Homenagem é de autoria do ex-vereador Toninho do Mel (PT) e foi entregue em Sessão Solene na noite de quarta-feira (13)


A secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Araraquara em Sessão Solene realizada na quarta-feira (13). A homenagem é de autoria do ex-vereador Toninho do Mel (PT) e foi concedida por meio de Decreto Legislativo durante a 17ª Legislatura (2017-2020).

A íntegra do evento, realizado no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Nossa Senhora das Mercês, no Jardim São Rafael, está disponível para visualização no YouTube da TV Câmara.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Landim (PT), elogiou Eliana por sua trajetória de vida, sua dedicação ao serviço público há 38 anos e sua atuação no enfrentamento da pandemia da Covid-19. “Ao lado do prefeito Edinho, durante a pandemia, suas ações foram cruciais para salvar inúmeras vidas. Temos também que valorizar a importância do seu papel como defensora incansável do Sistema Único de Saúde. Sua luta pela igualdade de acesso à saúde para todos é uma fonte de inspiração”, declarou.

Toninho do Mel elogiou a atuação de Eliana à frente da Saúde e afirmou que a ideia da homenagem surgiu durante uma visita à Prefeitura para uma reunião, em 2018. “É mais que merecido esse Diploma de Honra ao Mérito para a senhora. Fico muito feliz e honrado de estar aqui, nesta quarta-feira, prestigiando esse título. A secretária Eliana Honain sempre salvou vidas na cidade de Araraquara e continua salvando”, disse o autor da honraria.

O prefeito Edinho Silva (PT) destacou que Eliana Honain escolheu participar da construção e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Quando a escolha de ser um servidor público é na área da Saúde, significa que as suas ações podem significar o caminho da vida ou o caminho da morte. Digo isso porque a Eliana é uma servidora pública por escolha de vida”, disse. “É uma mulher que, quando precisou, juntou profissionais da saúde do Brasil inteiro para que a gente pudesse formular uma política pública de enfrentamento da pandemia e salvar vidas”, complementou o prefeito.

A deputada estadual Thainara Faria (PT) ressaltou a opção que Eliana fez ao entrar para a saúde pública. “Não tem escolha mais nobre na vida do que escolher servir o próximo. São 38 anos de dedicação ao serviço público, a amar incondicionalmente as pessoas que ela nem sequer conhece. A sua vida, pautada na dedicação ao próximo, precisa ser reconhecida”, afirmou.

O marido da homenageada, o médico Eduardo Honain, agradeceu pelo reconhecimento ao trabalho de Eliana na Secretaria Municipal da Saúde. “É motivo de orgulho para todos nós que vivenciamos o trabalho dela no dia a dia e toda a sua dedicação. Ela conhece profundamente todas as diretrizes do SUS como poucos conhecem. A Eliana fez da vida dela uma missão. A missão de cuidar do próximo, que sempre cumpriu com muito carinho, dedicação e afeto”, destacou.

Aparecida dos Santos, a Irmã Cida, utilizou a palavra representando o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Nossa Senhora das Mercês. “É uma grande honra termos sido escolhidos para prestar essa homenagem a uma pessoa tão querida. Uma pessoa de luta, de entrega, de braveza, mas, ao mesmo tempo, de ternura, de compaixão. Nos momentos difíceis, nunca mediu esforço ou sacrifício para estar presente salvando vidas. Essa homenagem é um pouquinho da gratidão por tudo o que você fez por esta cidade”, afirmou.

Por fim, Eliana Honain agradeceu à Câmara pela homenagem, falou sobre sua caminhada no serviço público e relatou conquistas e desafios. “Nesses últimos anos, recebi várias homenagens e prêmios pela condução da pandemia. Mas receber essa honraria maior da nossa cidade faz uma diferença muito grande para mim”, disse a secretária.

Eliana também demonstrou gratidão a Edinho por tê-la escolhido para comandar a Saúde em seu primeiro mandato, em 2001. “Você teve a capacidade de reconhecer em uma funcionária, em uma técnica, que ela teria capacidade de conduzir uma secretaria tão complexa e tão difícil, mas que requer muita doação. Aprendi com os meus pais o amor ao próximo. E por isso decidi ser enfermeira. Enfermeira se resume em cuidar, preocupar-se com o outro”, completou a homenageada.

Também estiveram presentes na Sessão Solene o vice-presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), a vereadora Fabi Virgílio (PT) e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (MDB) e Guilherme Bianco (PCdoB); o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas); secretários, coordenadores e gestores municipais; os vereadores Cidão Mineiro, de Américo Brasiliense, e Neto Negri, de Rincão, ambos do PT; familiares e amigos de Eliana Honain; entre outras autoridades e lideranças.

 

Trajetória

Eliana Aparecida Mori Honain nasceu em Araraquara, filha de Amalfi Mori e Luiza Pelicola Mori. Viveu sua infância no bairro do Carmo com os irmãos, Luiz, Eloisa e João.

Depois de estudar nas escolas Florestano Libutti, Victor Lacorte e EEBA, foi realizar o sonho de trabalhar na área da Saúde e cursou Enfermagem na Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. Durante o curso, Eliana conheceu Eduardo Charbel Honain, com quem se casou e teve dois filhos: Laila e Felipe.

Eliana morou em São Paulo quando Eduardo foi fazer residência médica, mas retornou para Araraquara e passou em concurso público. Em 1986, começou a trabalhar na área da enfermagem na rede básica de saúde. Em 1989, ela foi convidada a ser coordenadora dos serviços de enfermagem. Posteriormente, coordenou o setor de avaliação e controle.

Em 2001, no seu primeiro mandato como prefeito, Edinho Silva convidou Eliana para assumir a Secretaria Municipal de Saúde. Em 2017, Edinho retornou à Prefeitura e novamente chamou Eliana para chefiar a pasta.

Nesta nova passagem pela gestão municipal, em 2020, Eliana enfrentou seu maior desafio: liderou o trabalho da Saúde no enfrentamento à pandemia da Covid-19, oportunidade em que Araraquara ganhou destaque nacional e internacional pelas ações implementadas.


Publicado em: 14 de março de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...



Agenda Esportiva – 26/04

26 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (27), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o Porto...



Produtora cultural Maria Bernadete Passos recebe Título de Cidadã Araraquarense

26 de abril de 2024

  Atriz, educadora, diretora, roteirista, produtora cultural, idealizadora da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Essa é Maria Bernadete Passos, que recebeu o Título de Cidadã Araraquarense...



Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!