Notícias



Em sessão extraordinária, vereadores aprovam denominação de unidade de acolhimento a mulheres

Recém-inaugurada, Casa das Margaridas ganha nome de Yasmin da Silva Nery

42


Na tarde da quinta-feira (28), durante sessão extraordinária, a Câmara Municipal de Araraquara aprovou o projeto de autoria da vereadora Thainara Faria (PT), denominando Yasmim da Silva Nery a Unidade de Acolhimento às Mulheres em Desabrigo – Casa das Margaridas.

A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da NET), Facebook e YouTube.

 

Inauguração

O espaço foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (29) e oferecerá acolhimento e proteção para mulheres em situação de desabrigo por abandono, migração, ausência de residência e sem condições de autossustento.

Situado na Avenida José Bonifácio, nº 2351, no Jardim Morumbi, funcionará 24 horas por dia e contará com a presença de uma equipe multiprofissional, composta por psicóloga, assistente social e cuidadoras socioeducativas.

 

Homenageada

Yasmin da Silva Nery nasceu em 14 de fevereiro de 2003 e foi uma estudante bolsista em um renomado colégio particular de Araraquara que sonhava em cursar astronomia. Fazia parte da comunidade católica da Paróquia São Francisco de Assis, no Selmi Dei, e participava da Obra Shalom, um grupo de oração.

Em 9 de junho de 2019, Yasmin desapareceu, fato que causou grande preocupação em toda a cidade. Foi encontrada sem vida no dia seguinte, tendo sido vítima de um cruel feminicídio.

“O assassinato de Yasmin é mais um triste retrato da desigualdade de gênero e da violência que assola mulheres pelo mundo afora. Morta pela sua condição de ser mulher, teve seus sonhos interrompidos tão precocemente, deixando tristeza e saudade aos familiares e a todos os amigos”, argumenta Thainara no projeto.

Para a vereadora, todo suporte dado a mulheres através de políticas públicas é instrumento de combate a essas violências. “É importante destacar a relevância de ter seu nome em uma casa específica para cuidar de mulheres, com orçamento voltado para o combate à discriminação de mulheres, assim como para o fortalecimento de suas trajetórias. Que mulheres possam viver de maneira plena, com oportunidades iguais e respeito. É o legado que deixa a partida tão brutal de uma jovem com apenas 16 anos, com um lindo futuro pela frente”, completa.


Publicado em: 29 de julho de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!