Notícias



Falta de cadeira de rodas e segurança afligem funcionários e pacientes da UPA Central

Problemas na estrutura física de atendimento também foram identificados em visita de fiscalização do vereador Rafael de Angeli (PSDB)


Poucas cadeiras de rodas disponíveis para uso de pacientes, salas com aparelhos de ar condicionado quebrados e questões envolvendo a segurança de funcionários – essas foram algumas das situações encontradas pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB), em visita de fiscalização à Unidade de Pronto Atendimento “Amélia Bernardini Cutrale” (UPA Central), que o motivaram a fazer o Requerimento nº 502/2024, pedindo algumas melhorias para o local.

Diariamente, a UPA Central presta serviços de urgência e emergência para a população em geral, oferecendo consultas de clínica geral, ortopedia e pediatria. Em casos específicos, os pacientes que precisam de exames complementares são encaminhados para a Unidade de Retaguarda e Diagnóstico de Saúde do Melhado ou, quando se trata de quadros com maior gravidade, eles são levados para a Santa Casa ou outro hospital público que tenha vagas.

Na maioria das vezes, o tempo de espera para essas remoções não tem superado 24 horas, mas, quando a demanda é por internação psiquiátrica, o prazo pode se estender por até três dias, mobilizando a equipe, que já tem número restrito.

Segundo relatos dos funcionários, existem seis cadeiras de rodas que deveriam dar suporte para pessoas com problemas de locomoção, mas apenas duas delas estão em condições de uso e não são adequadas para pessoas obesas. Além disso, no decorrer do expediente, os equipamentos podem precisar de limpeza e acabam tendo a utilização interrompida em alguns momentos até que estejam secos novamente.

Problemas na estrutura física, como aparelhos de ar condicionado que não funcionam nos setores de isolamento, ortopedia e observação, quantidade insuficiente de cadeiras e ventilação inadequada na sala de medicação, somados aos suportes improvisados que mantêm as janelas do posto de enfermagem abertas, têm impactado na segurança e bem-estar daqueles que trabalham ou precisam de atendimento na UPA Central.

Nos fundos do prédio que abriga a unidade, mais problemas chamaram a atenção do parlamentar. Um deles é o barranco que faz divisa com o Pavilhão de Eventos do Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear), que preocupa especialmente nos dias chuvosos e carece de uma avaliação sobre riscos de desabamento, que afetariam usuários e profissionais que ali trabalham.

Outro ponto de destaque é uma porta que permanece aberta na maior parte do tempo, comprometendo a segurança de todos que frequentam o local. O parlamentar sugere em seu documento, a instalação de algum dispositivo que restrinja o acesso livre e libere a entrada apenas de pessoas autorizadas.

O vereador encerra o documento defendendo que “essas melhorias são essenciais para proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente, garantindo um atendimento de qualidade aos usuários da UPA Central”.


Publicado em: 13 de março de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...



Agenda Esportiva – 26/04

26 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (27), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o Porto...



Produtora cultural Maria Bernadete Passos recebe Título de Cidadã Araraquarense

26 de abril de 2024

  Atriz, educadora, diretora, roteirista, produtora cultural, idealizadora da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Essa é Maria Bernadete Passos, que recebeu o Título de Cidadã Araraquarense...



Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!