Notícias



Instituto do Abandono já está sendo aplicado em imóvel no Jardim Europa

Situação do espaço foi questionada pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB)

85


Em fevereiro, após receber diversas reclamações sobre um imóvel localizado na Avenida Augusto de Campos, no Jardim Europa, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações a respeito do espaço.

“As reclamações são sobre a situação do imóvel, obras paralisadas do Condomínio Edifício Europa Isabella, que está abandonado e com mato muito alto, levando à proliferação de insetos e bichos peçonhentos, além de causar transtorno aos moradores vizinhos”, reforçou o parlamentar no documento.

Angeli lembrou que, no início do ano passado, encaminhou um requerimento, pedindo detalhes sobre a real situação legal do imóvel, débitos aos cofres públicos e realizações de vistorias pela Vigilância Epidemiológica. “Em resposta ao requerimento, foi informado que o imóvel se encontra mal conservado, com mato, lixo, detritos e entulhos. Além disso, está em débito com os cofres públicos desde 2015 e também com processo de execução”, acrescentou.

O vereador destacou a Lei Municipal nº 7.733/2012, que regulamenta o Instituto do Abandono em Araraquara, permitindo a encampação de imóvel urbano quando o local se encontrar abandonado, o proprietário não tiver mais a intenção de conservá-lo em seu patrimônio, não estiver na posse de outra pessoa ou quando houver débitos de IPTU.

Ainda no documento, o parlamentar questionou o Executivo se o imóvel estaria em condições de receber a aplicação da lei do Instituto do Abandono e se o Município teria interesse em aplicar a referida lei.

“Os moradores não aguentam mais conviver com essa situação. Algo precisa ser feito, imediatamente, para resolver esse grande problema”, enfatizou Angeli.

Recentemente, o vereador recebeu uma resposta da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, informando que a lei do Instituto do Abandono vem sendo aplicada desde 2015 e todas as ações previstas foram executadas. “Atualmente, o imóvel é objeto de análise jurídica quanto à possível encampação ou determinação sequencial através do Processo nº 46.370/2022”, detalhou a coordenadora executiva de Serviços Públicos, Renata Bratfisch.

A Gerência de Fiscalização de Serviços Públicos reforçou que, conforme vistoria realizada no dia 8 de março, foram aplicadas autuações conforme o Instituto do Abandono. “Foi efetuada nova intimação, referente ao ano de 2023, para imóvel em estado de abandono conforme a Lei nº 7.733/2012”, completou.

“É inadmissível que os moradores do Jardim Europa continuem convivendo com essa situação de abandono e proliferação de insetos e bichos peçonhentos. Estamos bastante preocupados com a demora para resolver este problema, apesar de saber que a Lei do Instituto do Abandono está sendo aplicada desde 2015. Esperamos que a análise jurídica e as ações previstas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos resultem em uma solução definitiva para este imóvel abandonado, garantindo a segurança e a qualidade de vida dos moradores da região”, explica e avalia o vereador.


Publicado em: 10 de abril de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!