Notícias



Palestra na Câmara abre Semana do Patrimônio Histórico



47


Com apoio da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, a Casa de Leis recebeu, na noite de segunda-feira (16), a oficina de patrimônio “A relevância e importância dos bens tombados” do arquiteto e técnico da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephat), José Antonio Chinelato Zagato, na abertura da Semana do Patrimônio Histórico.

A coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, Fabiana Virgílio, abriu o evento agradecendo o apoio da Escola do Legislativo e da Câmara Municipal e enfatizou o valor de se retomar a Semana neste ano. Segundo o vice-prefeito Damiano Neto (PP), “a cidade de Araraquara é privilegiada por ser um município que atua na preservação do seu patrimônio. Então estar presente hoje na abertura desta Semana tem grande significado pela importância e relevância das atividades que serão desenvolvidas nesses seis dias”. A secretária de Desenvolvimento Urbano, Luciana Gonçalves, afirmou que “a programação da Semana ficou muito boa. Conseguimos abranger todas as áreas do patrimônio. Devemos sempre trabalhar vendo o que podemos avançar em Araraquara, e tenho certeza de que essa Semana será bastante produtiva”. Para a presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara (Compphara), Beatriz Aied, “é extremamente importante a participação da sociedade em relação ao patrimônio histórico e a nossa cidade. Então me sinto privilegiada de poder participar de um momento como esse e da organização dessa Semana, além da Conferência que ocorrerá no sábado”.

O palestrante lembrou que “o patrimônio é construído por meio de conversas, através de diferentes visões de mundo. É constituído por bens de natureza material e imaterial. Mas um patrimônio não sintetiza 200 milhões de pessoas”. A Semana do Patrimônio Histórico, com o tema “Dos campos de Aracoara à contemporaneidade: memórias, tradições e construções”, terá uma programação gratuita até o dia 21 de outubro. Confira:

- Terça-feira (17), às 19 horas: “Rastros e vestígios: bate-papo sobre Arqueologia e Paleontologia”, com os professores Robson Rodrigues (Fundação Araporã) e Marcelo Fernandes (UFSCar), no Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa).

- Quarta-feira (18), das 9 às 17 horas: oficina “Do manuseio correto a pequenos restauros”, realizada pelo Sisen – SP, no Centro de Conservação e Recuperação de Acervos Diversos (Cecrad/ Praça Pedro de Toledo). São 30 vagas e as inscrições podem ser realizadas no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo).

Às 19 horas: exibição dos documentários “Maestro Tescari – OPUS In Memoriam”, com direção de Paulo Delfini, e “Baile do Carmo”, com direção da Shaynna Pidori, no Museu Ferroviário. Após as exibições, haverá bate-papo com o diretor e curador Paulo Delfini.

- Quinta-feira (19), às 19 horas: palestra “Tempos de Desconstrução” com o professor José Francisco (UFSCar), na Casa da Cultura – Sala Jean Paul Sartre.

- Sexta-feira (20), às 19 horas: abertura da I Conferência Municipal de Patrimônio Histórico. Mesa redonda: “Memórias, Tradições e Construções” com os professores Maísa Fonseca (Uniara), Joana D’Arc Oliveira (IAU-USP) e João Carlos Geraldo (Uniara), na Uniara – Auditório José Araújo Quirino dos Santos.

- Sábado (21), das 8h30 às 12h30: Conferência Municipal de Patrimônio Histórico, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues - anexo à Casa da Cultura, com entrada pela Avenida Espanha.


Publicado em: 16 de outubro de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

EL da Câmara participa da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa

10 de maio de 2024

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara participará da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa, que acontecerá de 13 a 17 de maio. A ação, promovida pela Associação Brasil...



Escola do Legislativo da Câmara realiza curso de formação sobre autismo

29 de abril de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara ficou lotado durante a manhã desta segunda-feira (29), onde foi realizado, também no modo online, o Curso de Formação Básica sobre o Transtorno do Espec...



Mostra de literatura contemporânea apresenta trabalho de escritores araraquarenses

26 de abril de 2024

A primeira fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 12 es...



Câmara recebe ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

24 de abril de 2024

Até o dia 10 de maio, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do Fórum Municipal de...



Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em pa...



Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fór...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!