Notícias



Parceria da EL e Fundação Araporã visa valorizar temática indígena



27


A Escola do Legislativo de Araraquara e a Fundação Araporã firmaram parceria em reunião realizada na quinta-feira (26), no Anexo da Câmara Municipal “Vereadora Deodata do Amaral”, com a participação da presidente da Escola do Legislativo (EL), vereadora Edna Martins (PV), da diretora Acadêmica da EL, Alessandra Santos Nascimento, e dos representantes da Araporã, Robson Rodrigues (presidente), Graziela Lima (vice-presidente), Felipe Dias e Guilherme Cardoso (membros da Fundação).

A Fundação Araporã é uma instituição civil que tem por objetivos o desenvolvimento de pesquisas e cursos de formação na área da temática indígena e atua em parceria com instituições como o Mapa – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara – e o Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria”.

A Fundação buscou parceria com a Escola do Legislativo por existir afinidades nos objetivos do processo educacional para a cidadania com respeito à diversidade cultural.

A diretora Acadêmica da EL, Alessandra Nascimento, lembra que a Lei nº 11.645/08 traz a necessidade de repensar o ensino de história, exigindo que as escolas e os educadores sejam capazes de promover diálogos interculturais enfocando a história das populações indígenas do Brasil com a perspectiva de sujeitos dessa história.

Ficou acertado que a primeira atividade em parceria será a promoção de um Concurso de Redação cujo tema envolverá os povos indígenas. A Escola do Legislativo foi vista como instituição importante para articular e aproximar a Fundação de instituições que trabalham com a educação pública em Araraquara, a saber: Diretoria Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação.

A promoção do Concurso de Redação será o ponto de partida de um trabalho com a temática indígena em Araraquara – atualmente restrita ao espaço acadêmico da universidade – para sensibilizar estudantes e seus familiares, professores e gestores escolares a respeito da existência de uma história da população indígena no município.

Edna Martins falou da importância do resgate da história dos povos indígenas.  “A proposta do Concurso com a temática indígena possibilita que a diversidade cultural e étnico-racial seja trabalhada de forma a promover o reconhecimento das contribuições culturais e sociais desses povos e sua inserção como cidadãos. Como a Escola do Legislativo também se preocupa com a valorização da diversidade é oportuno que ela e a Fundação Araporã possam trabalhar em parceria, afinal, ambas reconhecem a importância dessa abordagem para a educação”, afirmou.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

EL da Câmara participa da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa

10 de maio de 2024

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara participará da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa, que acontecerá de 13 a 17 de maio. A ação, promovida pela Associação Brasil...



Escola do Legislativo da Câmara realiza curso de formação sobre autismo

29 de abril de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara ficou lotado durante a manhã desta segunda-feira (29), onde foi realizado, também no modo online, o Curso de Formação Básica sobre o Transtorno do Espec...



Mostra de literatura contemporânea apresenta trabalho de escritores araraquarenses

26 de abril de 2024

A primeira fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 12 es...



Câmara recebe ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

24 de abril de 2024

Até o dia 10 de maio, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do Fórum Municipal de...



Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em pa...



Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fór...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!