Notícias



Parceria do município com Governo do Estado garante cursos profissionalizantes gratuitos



32


O programa Via Rápida, do Governo do Estado de São Paulo, oferece em Araraquara, em parceria com a Prefeitura Municipal, vários cursos profissionalizantes gratuitos.

São oferecidas 25 vagas por curso, com carga horária de 160 horas, que serão realizados de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde ou noite, no Centro Paula Souza. Com o apoio da Prefeitura, as aulas são para cuidador de idosos, paisagismo, organização de eventos, grafite e confeiteiro. O prazo para a inscrição termina em 6 de março e a previsão de início dos cursos é dia 10. Todos serão ministrados e certificados pelo Centro Paula Souza. As inscrições estão abertas no site www.viarapida.sp.gov.br.

A articulação para que o Governo do Estado firmasse a parceria com a Prefeitura foi feita pelo vereador Jéferson Yashuda (PSDB) e pela deputada estadual Márcia Lia (PT), visando ampliar as ofertas de capacitação de jovens e adultos na cidade.

“Esse trabalho teve início em maio de 2018, quando a Câmara Municipal aprovou o Requerimento nº 727/2018, de minha autoria, endereçado ao então governador Márcio França, ao então secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação, Janio Benith, e aos deputados estaduais Roberto Massafera (PSDB) e Márcia Lia (PT), solicitando a implantação em Araraquara de uma unidade da Escola de Técnicas de Economia Criativa (Etecri)”, lembra Yashuda, que posteriormente também apresentou a Indicação nº 3797/2019.

Em novembro de 2018, o parlamentar e a deputada se reuniram com o então secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Camarinha, que sinalizou positivamente para a instalação de uma Etecri em Araraquara. Com a mudança do governo, o pleito foi retomado em reunião no mês de agosto de 2019 entre Yashuda, a deputada e secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva.

“A secretária nos apresentou os novos programas da Secretaria, entre os quais o São Paulo Criativo, uma iniciativa com enfoque na qualificação profissional para o desenvolvimento da criatividade, em um ambiente de aprendizagem que favorece a inovação e o empreendedorismo, contribuindo com a geração de emprego e renda nas áreas de tecnologia, design, artes, gastronomia, arquitetura, marketing digital, dentre outras que compõem o setor da economia criativa. A secretária Patrícia Ellen colocou todos os cursos da Secretaria à nossa disposição e nos explicou que tem potencial para atender uma grande demanda e que quer ser procurada pelas prefeituras para poder levar a maior quantidade de cursos para o Interior do Estado”, disse Yashuda.

O Estado também verifica a vocação do mercado na região antes da oferta dos cursos. “Assim, para conhecer melhor a demanda por cursos no município também fizemos uma reunião com a coordenadora de Economia Solidária, Camila Capacle, e com o coordenador de Gestão Governamental da Gerência de Captação de Recursos e Convênios, Ernesto Rebuglio Vellosa”, explicou o vereador.

 

Assessoria de gabinete do vereador Jéferson Yashuda (PSDB)

O Via Rápida Emprego atua na qualificação e formação profissional dos participantes, preparando a população que está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho. O programa colabora, ainda, para o desenvolvimento das capacidades de comunicação, de elaboração crítica, raciocínio lógico, iniciativa para a resolução de problemas, de organização do próprio trabalho, entre outras.


Publicado em: 04 de março de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!