Notícias



Profissionais da gastronomia são reconhecidos na Casa de Leis

Em solenidade no Plenário, eles receberam o selo Enchefs Brasil – São Paulo

34


Araraquara foi destaque nacional em 2016, quando o chef João Paulo Papandre Lemos recebeu o Prêmio Nacional Dólmã, um reconhecimento dos profissionais de gastronomia como agentes culturais e promotores da economia das cidades. Em 2017, ele foi intitulado Chef Embaixador do Estado de São Paulo, sendo esse título vitalício, reconhecendo o talento do profissional, tornando um marco para a interiorização da premiação no estado de São Paulo e permitindo que o mesmo pudesse indicar cinco locais especiais para se comer bem no estado de São Paulo, um local como Rota Gastronômica – Destino Turístico e um Patrimônio Gastronômico.

Durante solenidade no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, na noite de quarta-feira (9), conduzida pelo vereador Elias Chediek (MDB), o chef agradeceu a presença de todos, em especial aos contemplados, e ao Grupo Conforto Gastronômico e ao Comitê da Gastronomia Brasileira, em nome do presidente Geraldo Gonçalves Guerra Júnior. “A comida pode ser considerada não apenas como um meio de identificação e de pertencimento, mas também uma poderosa ferramenta de comunicação. Por meio dos alimentos e do ato de comer, comunicam-se valores e cultura, que produzem significados relacionados com a identidade de um município, um estado e um país. Por meio da gastronomia é possível resgatar tradições e memórias de um determinado lugar. A gastronomia integra tudo isso", afirmou, após a entrega simbólica do prêmio feito pelo vereador José Carlos Porsani (PSDB). “Araraquara pode contar comigo”, garantiu Lemos.

 

Contemplados com o Selo Enchefs Brasil – São Paulo

 

Para receber a premiação em 2019, foram escolhidas três empresas de Araraquara (Velho Armazém – Renato Segnini, Ulivi Gastrobar – Chico Olivi e Sorveteria Kawakami – Silvio e Renato Yukio Kawakami), uma de São José dos Campos (Cervejaria Munique – Arno Van Enck) e uma de São Paulo (Bar do Coronel – Benedito Córdoba).

Como Patrimônio Gastronômico, foi indicado o Supermercado Lemos – Embutidos Artesanais (Douglas Papandre Lemos), de Araraquara, e como Rota Gastronômica – Destino Turístico, o Festival Delícias do Milho (Théo Bratfisch – ABATur), de Bueno de Andrada.

 

Sobre o reconhecimento

 

Realizado pelo Grupo Conforto Gastronômico e pelo Comitê da Gastronomia Brasileira, desde 2013, a escolha envolve profissionais de cozinha de todos os estados brasileiros e com votação aberta ao público, partindo da indicação de Chefs de Cozinha Embaixadores da Gastronomia Brasileira, condecorados pelo Prêmio Nacional Dólmã. Eles fazem indicações, por categorias, de locais para se comer bem para o Guia Chefs Indicam!, apontam pessoas, lugares, eventos ou objetos para se tornarem Patrimônio Gastronômico, e sugerem destinos turísticos para o Selo Rota Gastronômica-Destinos Turísticos.

 

Campanha social

 

Como atividade social, o projeto Prêmio Nacional Dólmã adotou a Campanha Leucemia Zero no Brasil, que tem como objetivo conscientizar os brasileiros da importância do cadastro nacional para a doação de medula óssea. O objetivo do prêmio ao adotar a campanha é estimular todos os envolvidos com a gastronomia brasileira para conhecer, participar e difundir uma ação social que vem salvando milhares de vidas no país e no mundo. Saiba mais sobre a campanha em www.facebook.com/leucemiazeronobrasiloficial.

A solenidade com degustação de culinária e gastronomia representativa contou com a presença de convidados e familiares dos contemplados, do presidente da Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (ABATur), Edson José de Biagio, do presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Araraquara (Acia), José Janone Júnior, do coordenador regional da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Mauro Cavichioli,  e dos diretores da Revista LeiaTour, Sérgio Martins e Sérgio Martins Filho.

 

Com informações da assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek (MDB)

 

Confira as fotos em https://photos.app.goo.gl/F1viteY9TPpkBGc19


Publicado em: 10 de outubro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!