Notícias



Projeto que proíbe fogos de artifício ruidosos é aprovado em definitivo

Confira resumo da 94ª Sessão Ordinária

58


Durante a 94ª Sessão Ordinária da 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Araraquara realizada na noite de terça-feira (5), foi aprovado em definitivo, após segunda votação, o projeto da vereadora Juliana Damus (Progressistas) que altera a Lei Complementar nº 18, de 22 de dezembro de 1997, que trata do Código de Posturas, de modo a proibir, no município de Araraquara, a perturbação do sossego público por meio de fogos de artifício ruidosos que excedam os níveis de som permitidos (Projeto Juliana). Também foram aprovados os seguintes projetos:

- Projeto do vereador Zé Luiz – Zé Macaco (PPS) que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o “Dia Municipal do Voluntariado”, a ser comemorado anualmente no dia 28 de agosto (Projeto Zé Luiz).

- Projeto do vereador Elias Chediek (MDB) que cria a Comissão Especial de Estudos (CEE), denominada "Proposta de Utilização da Orla Ferroviária - Parque dos Trilhos", com o objetivo de discutir e propor ao prefeito a melhor forma de ocupação das edificações existentes e dos espaços da orla ferroviária que será desativada (Projeto Chediek)

- Projeto do vereador e presidente Tenente Santana (MDB) que denomina “Praça Antonio Carlos de Paiva Lima” o sistema de recreio (quadra “z”) do loteamento Jardim Brasília, localizado no espaço delimitado pela Rua Armando Garlippe e pelas avenidas João Martins Nogueira e Janete Alves Giachini, na sede do município (Projeto Santana).

- Projeto da Prefeitura que institui o programa “Araraquara contra a Dengue”, consistente em um conjunto de ações estratégicas de planejamento, conscientização e execução contra a dengue a serem adotadas, em decorrência de situação de emergência em saúde pública no município (Projeto Prefeitura 1).

- Projeto da Prefeitura que altera a Lei nº 9.410, de 7 de novembro de 2018, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Economia Criativa Solidária, modificando a composição do Conselho (Projeto Prefeitura 2).

- Projeto da Prefeitura que altera a Lei nº 9.402, de 24 de outubro de 2018, que prorroga o prazo para quitação da concessão onerosa de direito real de uso instituída pela Lei Municipal nº 6.639, de 18 de outubro de 2007, de forma a explicitar a possibilidade de aquisição da propriedade imóvel por parte dos concessionários (Projeto Prefeitura 3).

- Projeto da Prefeitura que dispõe sobre as alterações na Lei nº 9.138, de 29 de novembro de 2017, que estabelece o Plano Plurianual do município para o período 2018 a 2021 e define diretrizes, objetivos e metas da administração pública para o exercício de 2018, e na Lei nº 9.320, de 18 de julho de 2018, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para elaboração da Lei Orçamentária do exercício de 2019, de modo a compatibilizar totalmente as peças de planejamento e as reavaliações realizadas nos programas, atividades, projetos e operações especiais propostas para o orçamento do exercício de 2019 (Projeto Prefeitura 4).

- Projeto da Prefeitura que autoriza a empresa "Comercial e Industrial Micheloni de Cereais LTDA" a sub-rogar-se à empresa "Guedes Alumínio Araraquara LTDA", nos termos do artigo 5º da Lei nº 9.218, de 14 de março de 2018, que dispõe sobre a doação de bens imóveis no âmbito do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social do Município de Araraquara (Projeto Prefeitura 5).

O Executivo foi autorizado pelos vereadores a abrir um crédito no orçamento no valor de R$ 1.447.597,61, destinado a investimentos na rede básica e na assistência hospitalar e ambulatorial (Crédito).

 

Requerimentos

Os vereadores apresentaram seis requerimentos:

- Edson Hel (PPS): pedindo informações à Prefeitura sobre as condições da Guarda Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública (Requerimento Hel).

- Bancada do PSDB: informações à Prefeitura sobre repasse do ISS-QN que incide sobre as tarifas do pedágio localizado no km 282,4 da Rodovia Washington Luís (Requerimento PSDB 1).

- Mesa Diretora: informações à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) sobre as medidas do “plano de ação” apresentado pela Heineken para evitar o mau cheiro gerado por seus efluentes (Requerimento Mesa).

- Elias Chediek (MDB): informações à Prefeitura sobre a devolução dos valores pagos a mais pelos contribuintes do IPTU (Requerimento Chediek).

- Rafael de Angeli (PSDB): informações à Prefeitura sobre a divulgação da lista de excedentes da educação infantil (Requerimento Rafael).

- Bancada do PSDB: informações à Prefeitura sobre imóveis próprios e alugados, ocupados por equipamentos públicos municipais (Requerimento PSDB 2).

 

Arquivo Histórico

Foram aceitos dois pedidos para que matérias publicadas na imprensa local passassem a fazer parte no Arquivo Histórico da Câmara. A solicitação do vereador José Carlos Porsani (PSDB) foi para a matéria do “Jornal de Araraquara”, edição 1.322, de 10 a 13 de novembro de 2018, intitulada "Arquivo 2000 - Araraquara pela ótica de Alcyr Azzoni” (Arquivo Histórico 1).

Já o pedido do vereador Jéferson Yashuda (PSDB) foi para a matéria da revista “Comércio, Indústria e Agronegócio”, de dezembro de 2018, com o título “Araraquarenses estreiam na grande tela, o filme de suas vidas desde a década de 1950” (Arquivo Histórico 2).

 

Tribuna Popular

Dois inscritos participaram da Tribuna Popular. A secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, falou sobre as vagas de internações hospitalares em Araraquara.

Já Vinicius da Silva Motta, credenciado pela Sociedade de Assistência à Família (Saaf), abordou os aspectos relevantes na proibição de fogos de artifícios.

 

Confira as fotos em aqui.


Publicado em: 05 de fevereiro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!