Notícias



Requerimento levanta questões sobre situação fiscal de propriedades rurais no município

Vereador José Carlos Porsani questiona Prefeitura sobre impostos e mercado de imóveis rurais

54


Todos os anos, os proprietários de imóveis e terrenos localizados fora da zona urbana de todos os municípios brasileiros devem recolher o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Os municípios também atualizam anualmente o Valor da Terra Nua (VTN), isto é, o valor de mercado dos imóveis rurais, excluídos os valores de mercado relativos a construções, instalações e benfeitorias. Não é diferente para Araraquara, o que motivou várias indagações da parte do vereador José Carlos Porsani à Prefeitura, formalizadas no Requerimento nº 122/2020.

“Temos uma vasta legislação federal regulamentando a tributação, fiscalização, arrecadação e administração do Imposto sobre a Propriedade Rural e o pagamento de Títulos da Dívida Agrária”, aponta o parlamentar. “Também é regulamentada a apresentação de informações sobre o Valor da Terra Nua à Secretaria da Receita Federal e o convênio entre esta e os municípios para a delegação das atribuições de fiscalização, inclusive a de lançamento de créditos tributários, e de cobranças relativas ao ITR.”

Porsani encaminhou ao Executivo uma série de perguntas sobre o exercício de 2019. Primeiramente, ele deseja saber se a Prefeitura optou pelo convênio com a Receita Federal, solicitando cópia do mesmo, em caso de resposta afirmativa. Nesse caso, também indaga a partir de quando o município passou a informar à Receita Federal o VTN, quais foram os valores informados, se são exclusivos do município, quem foi o responsável pelo levantamento dos valores, a metodologia utilizada e o recolhimento da Anotação de Responsabilidade Técnica.

O Imposto Territorial Rural também é alvo de questionamentos. Porsani pergunta quando a Prefeitura começou a fazer a fiscalização do ITR, quem são os funcionários legalmente habilitados para exercer a função e quando fizeram o treinamento da Receita Federal, com cópia do certificado de aprovação dos mesmos.

O vereador também pede informações detalhadas sobre os casos em que o produtor rural apresentou um laudo técnico de defesa: se a Prefeitura conta com profissional da área agronômica para avaliar a defesa apresentada; quem é o profissional legalmente habilitado que está desempenhando essa função e quando foi habilitado; quantas defesas foram apresentadas em 2019 e até presente momento; quantas foram deferidas e indeferidas; o valor total arrecadado até o momento; e como são aplicados esses valores.

Por fim, considerando que não há Secretaria da Agricultura em Araraquara, Porsani questiona se o município conta com engenheiro agrônomo, técnico agrícola ou qualquer profissional da área agronômica legalmente habilitado para realizar as referidas fiscalizações.

 “Aguardarei a resposta do Executivo, para posteriormente tomar as devidas providências”, comenta o parlamentar. A Prefeitura tem até 55 dias para responder às indagações.


Publicado em: 31 de janeiro de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!