Notícias



Retomada das atividades do Clube e Escolinha de Xadrez de Araraquara é questionada

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) busca informações sobre projeto gratuito à população

131


Recentemente, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve em reunião na Secretaria de Esportes e Lazer com pais de alunos e a chefe da pasta, Milena Pavanelli, a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo, o coordenador de Esportes de Alto Rendimento, Edio Lopes, e o gerente das Escolinhas de Esportes, Júlio Cezar Invenzioni Alexandre.

Dispostos a colaborar com a volta da modalidade, os pais destacaram a importância da atividade, proporcionando interação entre as crianças. “É um espaço rico e gostaríamos de entender o motivo de a atividade ter sido suspensa. As crianças precisam continuar com a atividade, e tem a questão de saúde mental para os adultos”, avaliam. Segundo eles, faltou comunicação, uma vez que chegaram ao local e deram de cara com a porta fechada, e fizeram um abaixo-assinado para o retorno da atividade.

Segundo os representantes da Secretaria, o principal problema é a falta de espaço, em razão das diversas reformas que estão sendo realizadas, o que tem afetado também outras modalidades, como caratê, tênis, vôlei de praia, damas e taekwondo, e estariam buscando alternativas para atender as atividades. Eles concordaram que faltou uma melhor comunicação. “A empresa não poderia mais oferecer a modalidade com o local em obras e o espaço foi fechado. Chegamos a encontrar um local para damas e xadrez, mas não tinha acessibilidade. Visitamos vários espaços, e as modalidades deverão ser alocadas em até 20 dias. Estamos também avaliando a construção de um local para todas as modalidades, com acessibilidade e estacionamento.”

Disseram ainda que o atletismo também tem sofrido com isso devido à reforma da pista. “Em relação ao xadrez, precisamos tomar uma decisão em cima da hora, pois é uma modalidade que vem crescendo e queremos manter. Sabemos também que o xadrez exige concentração, então não pode acontecer em um local com ruídos, pessoas passando, barulho de rua.”

Atualmente, conforme informaram, são 44 modalidades, com investimento total de mais de R$ 6,5 milhões.

“É de extrema relevância o Clube de Xadrez de Araraquara (Fundesport) e sua Escolinha de Xadrez como um projeto público que, há mais de duas décadas, tem proporcionado atendimento gratuito à população da cidade. Tem ainda um papel social, ao acolher cidadãos de todas as idades e promover educação, aprendizado e integração por meio do esporte”, destaca Angeli.

Para o vereador, o projeto tem desempenhado um papel fundamental na formação educacional e social de cerca de 20 crianças e adolescentes que participam da Escolinha de Xadrez, bem como de aproximadamente 20 munícipes que participam das atividades regulares no Clube de Xadrez. “Os frequentadores e atletas do Clube de Xadrez da Fundesport estão se mobilizando através de abaixo-assinados virtuais, buscando apoio para a retomada imediata das atividades”, pontua.

Buscando informações sobre a retomada das atividades do Clube e Escolinha de Xadrez de Araraquara, o parlamentar encaminhou um requerimento à Prefeitura.

No documento, Angeli perguntou qual seria a justificativa para a interrupção abrupta das atividades do Clube de Xadrez de Araraquara e de sua Escolinha de Xadrez na Fundesport; quais seriam as medidas e ações planejadas para aprimorar as condições estruturais do projeto, garantindo um ambiente propício para o pleno desenvolvimento das atividades; e se seria possível considerar a possibilidade de uma reabertura imediata do Clube de Xadrez e da Escolinha de Xadrez do município, com o intuito de garantir a continuidade e estabilidade desse projeto.

“Estamos atentos à retomada das atividades do Clube e Escolinha de Xadrez de Araraquara, que desempenham um papel essencial em nossa comunidade. Questionamos a paralisação e buscamos respostas da Prefeitura. Continuaremos acompanhando de perto para garantir o acesso ao esporte e à educação que esses projetos oferecem”, explica e completa Angeli.


Publicado em: 11 de setembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!