Notícias



Secretarias municipais respondem sobre abandono de espaços públicos

‘A população não aguenta mais ver a cidade largada e abandonada’, cobra vereador Rafael de Angeli (PSDB), que encaminhou documento à Prefeitura

67


Após o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), encaminhar dois documentos à Prefeitura, requerendo informações sobre limpeza de praças e de áreas públicas e de lazer no município, as secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Obras e Serviços Públicos responderam ao parlamentar.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, e a coordenadora executiva de Áreas Verdes e Combate à Poluição, Luciana Fernandes, a pasta assumiu a gestão do contrato referente aos serviços de manutenção das áreas verdes do município, tais como praças, canteiros centrais, dispositivos viários, bosques e parques municipais, desde 1º de janeiro deste ano. “Anteriormente à referida data, a gestão estava com o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae). Sendo assim, para a execução dos serviços, trabalhamos com cronograma mensal”, informaram, encaminhando a planilha dos serviços executados no mês de janeiro de 2022, bem como dos que seriam realizados em fevereiro de 2022.

Os representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade salientaram que a limpeza das áreas de lazer está sob o comando da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, respondida pelo chefe da pasta, Sérgio Pelícolla.

O secretário também anexou ao documento de resposta os detalhes dos serviços, de acordo com informações prestadas pela Coordenadoria Executiva de Serviços Públicos, “com as quais estou ciente e de acordo”.

Já a coordenadora executiva de Serviços Públicos, Renata Bratfisch, explicou que as áreas do município que correspondem a áreas institucionais, terrenos e áreas verdes - não arborizadas (excluindo APP), serão roçadas ou gradeadas conforme cronograma a ser estipulado pelo programa Prefeitura nos Bairros.

“O programa encontra-se em fase de planejamento final: processo licitatório para contratação de empresa para execução de roçada mecanizada e capina concluído e contrato firmado entre Prefeitura e Centro de Ressocialização (mão de obra). A data para início das atividades relacionadas será divulgada, após autorização, em todos os meios de comunicação que o município dispõe”, completou a coordenadora.

“Araraquara precisa de mais agilidade nos serviços, pois a população não aguenta mais ver a cidade largada e abandonada. Precisamos de um planejamento mais proativo que faça mais do que ‘esperar passar a época de chuvas’ para voltar a cuidar dos espaços públicos”, diz Angeli, referindo-se às respostas dadas pelas pastas quando cobradas sobre capinação e limpeza de terrenos públicos por meio de demandas e indicações do próprio gabinete do vereador à Prefeitura.

 

Documentos

No Requerimento nº 21, Angeli havia solicitado detalhes sobre a limpeza das áreas públicas, considerando o grande número de “áreas institucionais” e “áreas verdes”. “Elas estão com mato muito alto, contribuindo para a proliferação de insetos e bichos peçonhentos e causando transtornos à população”, alertava.

Já no Requerimento nº 22, o vereador pedia informações a respeito da limpeza das praças e áreas de lazer de Araraquara. “Nosso gabinete tem recebido muitas reclamações relacionadas ao mato alto, feitas por munícipes residentes nos mais diversos bairros da cidade”, afirmou.

O parlamentar ainda indagou se existia uma programação para a realização de limpeza nas praças e áreas de lazer do município, e pediu cópias dos cronogramas, constando datas e endereços dos locais. “Queremos e precisamos saber qual a programação e o planejamento de manutenção desses locais para cobrarmos reajustes de periodicidade, caso seja necessário”, completou.


Publicado em: 04 de abril de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!