Notícias



Trabalho voluntário ganha data no Calendário de Eventos de Araraquara

Grupo ‘Peruquinhas de Fios’ é reconhecido por meio de lei municipal

26


Projeto que visa à autoestima de crianças que estão em fase de tratamento contra o câncer, o grupo “Peruquinhas de Fios” ganhou uma data no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara: 29 de março. É o que garante a lei de autoria do vereador Cabo Magal Verri (MDB) sancionada na tarde de segunda-feira (10), na sala de reuniões da Prefeitura.

As peruquinhas remetem aos cabelos coloridos de princesas e às toquinhas para os meninos com super-heróis e personagens infantis. “É um projeto que eleva a autoestima das crianças com câncer, que nos deixa felizes e tristes ao mesmo tempo. Tristes pela situação que elas enfrentam”, disse a representante do grupo, Joanilda Pegoraro.

Para Verri, “é um trabalho muito importante que melhora a autoestima de crianças com câncer em todo o estado, já que as peruquinhas são distribuídas em vários hospitais. Tenho acompanhado desde o início essa iniciativa e só tenho a elogiar as voluntárias”.

O prefeito Edinho Silva (PT) destacou que “o maior dom que o ser humano pode ter é se colocar na situação do outro. É um trabalho belíssimo. Não é todo mundo que tem condições de comprar uma peruca para uma criança. Parabéns pelo reconhecimento desse trabalho. Fico feliz em encontrar gente que se preocupa com o outro”.

Segundo o texto da lei, o evento poderá ser realizado em qualquer outra data, dentro do mês referido, em caso de inviabilidade. Os recursos necessários para atender as despesas com execução da lei serão obtidos mediante doações e campanhas, sem acarretar ônus para o município.

 

“Peruquinhas de Fios”

O projeto surgiu em dezembro de 2017, quando a artesã Joanilda Pegoraro assistia a uma reportagem sobre mulheres do Sul que faziam perucas para crianças e distribuíam pelos hospitais que tratam o câncer infantil. Ela percebeu que poderia ensinar outras pessoas a desenvolverem as peruquinhas e levou a ideia do projeto para as agentes comunitárias de saúde do Posto de Saúde da Família (PSF) no bairro Vale do Sol, onde reside.

O projeto comemorou um ano em 23 de março de 2019. Hoje o projeto voluntariado conta com 60 colaboradores que confeccionam as peruquinhas e toquinhas com apoio da Liga Araraquarense de Combate ao Câncer (Lacca) e da Casa Mater, e homenageia a saudosa professora Camila Mazzeu, que lutou por muitos anos contra a doença e foi a criadora do projeto “Corajosas”.

O “Peruquinhas de Fios” se mantém vendendo rifas, e qualquer pessoa pode colaborar com doações de novelos de lã e outros itens. O contato pode ser feito por meio da página do projeto no Facebook. As reuniões para a confecção das peças acontecem todas as segundas-feiras, das 8 às 10 horas, e quartas-feiras, das 14 às 16 horas.

 

Confira as fotos aqui


Publicado em: 12 de junho de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!