Notícias



Unidade de saúde do Jardim Paulistano continua com problemas estruturais

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) visitou o local novamente, depois de quatro anos, e constatou rachaduras, infiltrações, cupins e aparelhos de ar-condicionado com defeito; equipe médica também precisa ser ampliada

100


Em fevereiro de 2019, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) visitou o Centro Municipal de Saúde (CMS) “Dr. Genaro Granata”, do Jardim Paulistano, e constatou que a unidade sofria com diversos problemas estruturais, como rachaduras e infiltrações. Quatro anos depois, o cenário continua igual.

Angeli visitou novamente a unidade de saúde na última quarta-feira (17) para fiscalizar as condições do local e conversou com a equipe responsável pelo atendimento à população. São 12 mil fichas de pacientes cadastrados no CMS, que atende parte da Vila Xavier e até bairros mais distantes, como a Vila Harmonia.

Uma extensa rachadura na parede, que sai da sala da pediatria e chega à área da sala de espera, continua visível. Também existem infiltrações em algumas paredes. Um armário está tomado por cupins na sala de pré-consulta. Uma instalação de ar comprimido para inalação não funciona, relata a equipe.

Três aparelhos de ar-condicionado apresentam problemas, segundo os profissionais: o da sala da enfermaria não pode ser ligado, porque a rede de energia não comporta; o da sala de vacinas está quebrado; o da ginecologia não passa por manutenção há muito tempo.

Em uma sala nos fundos do imóvel, materiais de limpeza dividem espaço com o arquivo morto (fichas antigas de pacientes) por não terem outro local para ser guardados. A sala de arquivos ao lado da recepção, com os dados dos pacientes ativos, também não comporta mais fichas.

A equipe da unidade também solicita melhorias nos computadores, a compra de novos mouses e o retorno da impressora da recepção (que foi retirada para manutenção e não foi reposta).

Cerca de 30 profissionais trabalham no posto de saúde do Jardim Paulistano, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, agentes administrativos, dentista, farmacêutico e auxiliar de saúde bucal. O vereador foi informado de que é necessária a ampliação dos servidores, com a contratação de mais cinco técnicos de enfermagem, um ginecologista e um pediatra.

Por meio do Requerimento nº 400, o parlamentar faz questionamentos à Prefeitura sobre as medidas tomadas para resolver os problemas estruturais, o prazo para manutenção do telhado, dos aparelhos de ar-condicionado e da instalação de ar comprimido, além da compra de equipamentos de informática (computadores, mouses, impressoras e papéis sulfite).

O vereador também pergunta o que está sendo feito para resolver a superlotação dos arquivos e para substituir os móveis danificados. E, ainda, quais são as medidas em andamento para garantir a presença adequada de médicos e técnicos de enfermagem no CMS.

“Já estivemos na unidade em 2019 e, infelizmente, alguns problemas persistem quatro anos depois. Continuaremos cobrando e exercendo nosso papel, pois é função do vereador fiscalizar o trabalho da Prefeitura e cobrar melhorias no atendimento da população. A equipe da unidade de saúde e a população desta região necessitam urgentemente de um espaço mais adequado”, defende Angeli.


Publicado em: 25 de maio de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!