Notícias



Vereadores aprovam instituição de política municipal para egressos

Confira resumo da 135ª Sessão Ordinária

69


Na 135ª Sessão Ordinária da 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Araraquara, realizada na noite de terça-feira (3), os vereadores aprovaram o projeto da Prefeitura que institui a Política Municipal de Trabalho para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional nos contratos de prestação de serviços com fornecimento de mão de obra para o município de Araraquara, acompanhado de emenda da Comissão de Justiça, Legislação e Redação.

Indicada à Prefeitura pela vereadora Thainara Faria (PT), a medida está prevista na Lei de Execução Penal desde 1984. A proposta foi apresentada, em detalhes, aos vereadores pelo promotor de Justiça do Ministério Público, Herivelto de Almeida. O projeto recebeu emenda, assegurando que as vagas sejam ocupadas por egressos residentes em Araraquara.

Também foram aprovados:

Projeto de Thainara que denomina Praça Aparecida do Carmo Francisco Fellippe a área pública de formato triangular da sede do município formada pelas vias públicas Avenida Gertrudes Leite de Souza Pinto, Rua Almirante Tamandaré e Avenida das Indústrias, no bairro Cidade Industrial.

Projeto do presidente do Legislativo, vereador Tenente Santana (MDB), que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara o "Dia Municipal do Policial Militar Feminino", a ser comemorado anualmente em 12 de maio.

Projeto da Prefeitura que altera a Lei nº 8.971, de 11 de maio de 2017 (cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Araraquara), de modo a ampliar as atribuições do Conselho e alterar sua composição.

Projeto da Prefeitura que revoga a Lei nº 6.041, de 29 de agosto de 2003 (dispõe sobre o pagamento parcelado de multas de trânsito aplicadas pelo município de Araraquara). O pedido de revogação é justificado pela existência de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), regulando o tema.

Projeto da Prefeitura que altera a Lei nº 6.933, de 10 de fevereiro de 2009 (dispõe sobre a expedição do Alvará de Licença de Localização e Funcionamento pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Município de Araraquara), de forma a modificar os parâmetros de tipificação de infrações e respectivas penalidades, criar o Cadastro Municipal de Agentes Econômicos do Município de Araraquara e adequá-la aos ditames da Lei da Liberdade Econômica.

Projeto da Prefeitura que altera a Lei Complementar nº 17, de 1º de dezembro de 1997 (Código Tributário do Município de Araraquara), estabelecendo hipóteses e obrigações de inscrição nos cadastros municipais que especifica.

Projeto da Prefeitura que dispõe sobre a desafetação e autorização de alienação, mediante doação onerosa, de imóvel do município registrado sob a matrícula nº 44.708, do 1º Cartório de Registro de Imóveis de Araraquara, localizado frontal às avenidas Alberto Santos Dumont e Major Antônio Mariano Borba, no Jardim das Paineiras, com área de 8.633,73 m².

Projeto do vereador Elias Chediek (MDB) que denomina Avenida Eulália Apparecida Schiavon a via pública da sede do município conhecida como Avenida “1”, do bairro Jardim Ipê Amarelo, com início na Rua “C” e término na Rua Galileu Galilei.

Projeto de Chediek que denomina Rua Aladia Biancardi Renzi a via pública da sede do município conhecida como Rua “07”, do loteamento Residencial Alamedas II, com início na Avenida “01” e término no prolongamento da Avenida Capitão Manoel Joaquim Pinto de Arruda, neste loteamento.

Projeto da Prefeitura que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil S.A. até o valor de R$ 4.924.661,76 para a modernização, expansão e melhoria da rede de iluminação pública.

Projeto do vereador Edson Hel (Cidadania) que denomina Rua Jaime Schettini a via pública da sede do município conhecida como Rua “06”, do loteamento Residencial Alamedas II, com início no prolongamento da Rua João Zacarias e término na Rua “05”, neste loteamento.

 

Abertura de crédito

A Prefeitura foi autorizada pelos vereadores a abrir um crédito de R$ 50 mil destinado à prorrogação do contrato de serviços de transmissão e recepção de dados para tráfego de informações de caráter corporativo entre os órgãos municipais e suas secretarias, como o videomonitoramento de próprios municipais.

 

Requerimentos

O vereador Delegado Elton Negrini (PSDB) requereu informações sobre as palestras e cursos de "Preparação para o Mercado do Trabalho" e "Cooperativismo, Empreendedorismo e Economia Solidária"; e apresentou moção de repúdio à proposta de Emenda Constitucional nº 18/2019 e ao Projeto de Lei Complementar nº 80/2019.

Chediek requereu informações a respeito do Projeto de Lei nº 392/2019, que autoriza doação onerosa de imóvel; e sobre o transporte público de passageiros no município.

O vereador José Carlos Porsani (PSDB) pediu informações sobre a Rumo Logística, levantadas por indicação feita pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) do Campo “Eugênio Trovatti” no Parlamento Jovem 2019.

A vereadora Juliana Damus (Progressistas) apresentou uma moção de apoio ao Projeto de Lei nº 482/2013, que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização do exame de ecocardiografia fetal nas gestantes, no âmbito do Estado de São Paulo.

A bancada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) pediu aos governos estadual e federal que as empresas concessionárias de serviços de alimentação, bebidas e de abastecimento de combustíveis disponibilizem bebedouro com água potável ao referido público; e ao governo estadual a volta da central “190” para a cidade.

 

Arquivo Histórico

Foram aceitos dois pedidos para que matérias publicadas na imprensa local passassem a fazer parte do Arquivo Histórico da Câmara.

A solicitação de Chediek foi para a matéria publicada na revista “Kappa Magazine”, na edição de 4 de novembro de 2019, sob o título "Chegar ao topo não quer dizer se acomodar e sim ampliar a batalha".

O pedido do vereador Cabo Magal Verri (MDB) foi para a matéria publicada no jornal “O Imparcial”, em 6 de novembro de 2019, intitulada “Araraquarenses conquistam faixas no Miss São Paulo”.

Já Porsani pediu a inclusão da matéria publicada no jornal “O Imparcial”, em 27 de novembro de 2019, intitulada "Telma Konishi, de Araraquara, é a melhor dentista do mundo".

 

Tribuna Popular

Walter Miranda de Almeida, credenciado pelo Sindifisco Nacional - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil - Delegacia Sindical de Araraquara, falou sobre o Dia Nacional da Consciência Negra.

Já Nelson Brito dos Santos, credenciado pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), abordou o tema “Transporte coletivo urbano: problemas e sugestões”.

 

Confira as fotos aqui


Publicado em: 03 de dezembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...



Pombos no telhado estão causando transtornos no Centro Dia do Idoso

15 de maio de 2024

Vários pombos têm se instalado no telhado na área que é utilizada para recreação e outras atividades do Centro Dia do Idoso. Eles acabam defecando e sujando todo o local e, muitas vezes, atingindo...



Após reclamação de moradores, calçadas do Quitandinha recebem limpeza e manutenção

15 de maio de 2024

No dia 13 de março, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) esteve no Quitandinha após denúncias de moradores sobre diversos problemas no bairro, entre eles o mato alto e as condições das calçad...



Mesa Redonda celebra ‘Semana Municipal das Mães Atípicas’

14 de maio de 2024

Na noite da segunda-feira (13), o Plenário da Câmara Municipal recebeu a Mesa Redonda “O que é ser mãe atípica?”, atividade que faz parte da Semana Municipal das Mães Atípicas, instituída pela Lei...



‘Transformação em Cores’ não passa na Câmara

14 de maio de 2024

Reunidos na tarde desta terça-feira (14) os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara debateram três projetos. Ao final das votações, aprovaram dois deles e um teve a votação prejudicada, ou sej...



Escola de Governo (14/05)

14 de maio de 2024

A Escola de Governo do Município de Araraquara abriu as inscrições para o Curso “Fortalecimento de redes para o enfrentamento à violência sexual e outras formas de violência contra crianças e adole...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!