Fone: (16) 3301-0600

Estudantes do Assentamento Monte Alegre visitam a Câmara




Na tarde da segunda-feira (24), os alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) do Campo “Maria de Lourdes da Silva Prado”, do Assentamento Monte Alegre, estiveram participando do Projeto Visite a Câmara, da Escola do Legislativo (EL).

Quem recebeu os estudantes foi a vereadora e presidenta da EL, Thainara Faria (PT). Durante a visita, as crianças assistiram a vídeos institucionais e didáticos sobre as funções do vereador, sobre a Constituição Federal e demais assuntos ligados ao Poder Legislativo. Em seguida, a parlamentar realizou uma dinâmica que consistia em fazer perguntas que seriam respondidas pelos alunos com cartões. Logo depois, os estudantes foram encaminhados ao gabinete da presidência, onde foram recepcionados pelo presidente da Casa de Leis, Tenente Santana (MDB), que destacou fazer questão de receber as crianças em seu gabinete. “A gente fala sobre o funcionamento da Casa e tudo o mais, porém o que chama a atenção é o interesse em aprender que elas demonstram”, afirmou Santana, ressaltando que “o futuro estava ali na minha frente fazendo perguntas, querendo saber mais. Os futuros profissionais de todas as áreas. E ver aqueles olhinhos brilhando e ávidos por conhecimento é uma sensação que não tem preço”, salientou o presidente. A coordenadora da escola, Vanessa Moreno, destacou a importância de as crianças terem acesso ao projeto. “A visita foi muito boa, acredito que seja muito importante para o desenvolvimento deles enquanto cidadãos.” Thainara entende que esse seja um trabalho que trará frutos em longo prazo. “Muitos adultos, hoje, não têm total conhecimento sobre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, portanto, ensinar esses estudantes enquanto jovens é trabalhar para que quando adultos eles sejam cidadãos ativos politicamente.”

 

Confira mais fotos aqui.




Outras Notícias

Fique por dentro


Palestra ‘Desconstruindo o TEA’ é apresentada na Câmara Municipal  

11 de setembro de 2025

Na tarde desta quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizada pela Escola do Legislativo (EL).   Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (...


Escola do Legislativo realiza palestra ‘Desconstruindo o TEA’

08 de setembro de 2025

A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).   Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (CID), Manual Diagnóstico e Est...


Fórum sobre TDAH e Altas Habilidades/Superdotação se encerra com foco em aprendizagem e emoções

02 de setembro de 2025

Foi encerrado na tarde da sexta-feira (29), no Plenário da Câmara Municipal, o ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) que integra o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)”, criado em 2024....


Educação e disfunções sensoriais abrem fórum sobre TDAH e altas habilidades na Câmara

01 de setembro de 2025

Educação, neurodiversidade e inclusão são os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) iniciado na quinta-feira (28) no Plenário da Câmara Municipal. As atividades integram o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e...


2ª fase do Parlamento Jovem 2025 termina com curso e oficina na Câmara

29 de agosto de 2025

Alunos de 20 escolas da rede pública estadual e municipal estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (27) no Plenário da Câmara para a realização do último encontro da 2ª fase do programa “Parlamento Jovem”.   Acompanhados de pais e professores, 40 estudantes do 9º do Ensino Fundamental par...


Parlamento Jovem 2025: ‘Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo’ iniciam segunda fase do projeto

21 de agosto de 2025

Iniciada em maio, a edição do Parlamento Jovem (PJ) de 2025 chegou à segunda fase do projeto com a realização do “Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo”, nesta quarta-feira (20).   Alunos e professores de 13 instituições de ensino se reuniram no Plenário da Câmara para o primeiro dia de for...