A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara organizou, na quinta-feira (10), um Visite a Câmara com os alunos do 8º ano da Escola Estadual “Dorival Alves”.
“O projeto é de uma resolução da Câmara, que a Escola é responsável, e tem a ideia de contribuir para aproximar a população da Casa de Leis”, ressaltou a diretora da EL, Ana Paula Escamilha.
Os alunos foram recepcionados pelo presidente da Escola, vereador Rafael de Angeli (PSDB), pelas assistentes técnicas Alicia Gimenez, Bruna Cardoso Brasil e Ana Paula Escamilha, e pelos vereadores Elias Chediek (MDB) e Roger Mendes (Progressistas). Assistiram a uma palestra para depois conhecerem as dependências do prédio da Casa de Leis. Na demonstração, as membras da EL explicaram os três poderes que regem o país: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Com o foco maior no trabalho do vereador, Bruna falou sobre as responsabilidades e competências dos parlamentares, como a de fiscalizar o Executivo. Ela ainda ressaltou a importância de eles terem o conhecimento da função de cada poder, para poderem votar com consciência quando chegar a hora.
“É importante que os estudantes tenham conhecimento que nossa função é a de fiscalizar e que os projetos de leis que saem da Casa não podem gerar ônus para a Prefeitura, para que eles saibam o que podem exigir de nós, parlamentares”, disse Angeli.
Bruna também discorreu sobre os eventos que acontecem na Câmara e são abertos ao público, como as sessões ordinárias e cidadãs, audiências públicas e as palestras organizadas pela EL. Ainda falou sobre as tribunas populares, nas quais a população se inscreve para falar sobre assuntos que julga pertinentes para a cidade.
Os alunos se mostraram interessados e consideraram a visita uma forma importante de conhecer o poder Legislativo. “Acrescentou muito mais conhecimento sobre os três poderes. Aprendi que aqui é muito parecido com o grêmio da escola, que busca interligar a direção com os alunos. Quem faz parte do grêmio, passa as necessidades dos estudantes para a diretoria, e é isso que acontece entre os vereadores e o prefeito”, relatou a aluna Gabrielle Espineli Gagliardi Mauri.
Visite a Câmara
O projeto Visite a Câmara foi instituído pela Resolução n° 383, de 4 de agosto de 2010. As visitas eram organizadas pela Mesa Diretora, mas passaram a ser parte das atividades da Escola do Legislativo em 2013, quando foi criada.
Publicado em: 11 de maio de 2018
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Na manhã desta quinta-feira (02), foram divulgados no Plenário da Câmara os 18 projetos que participarão da Sessão do Parlamento Jovem (PJ) de 2025. Na sequência, foi realizado o sorteio das vereadoras e dos vereadores que serão, respectivamente, madrinhas e padrinhos de cada item. Os trabalh...
Na tarde da sexta-feira (26), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu a palestra “Saúde Mental – Como Cuidar da Mente no Mundo Atual”, ministrada pela psicóloga Giovana Benassi Cezar. Organizada pela “Escola do Legislativo – Dulce Whitaker”, a atividade integra o Fórum Municipal...
A “Escola do Legislativo Dulce Whitaker”, em parceria com o Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizou na quarta-feira (24), no Plenário da Câmara, o curso “BPC/LOAS, Auxílio-Inclusão, Benefícios de Legislação Especial”. O evento contou c...
A palestra “Saúde Mental – Como Cuidar da Mente no Mundo Atual” será ministrada pela psicóloga Giovana Benassi Cezar no Plenário da Câmara de Araraquara na próxima sexta-feira (26), às 13 horas. A atividade, organizada pela “Escola do Legislativo – Dulce Whitaker”, integra o Fórum Municipal S...
Na tarde desta quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizada pela Escola do Legislativo (EL). Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (...
A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (CID), Manual Diagnóstico e Est...
O conteúdo do Portal da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.