Fone: (16) 3301-0600

Mesa Redonda 'Lei de Planejamento Familiar e suas implicações para a realização da Laqueadura: avanços e desafios'




A violência contra a mulher é histórica e atravessa diferentes modelos econômicos, têm raízes culturais presentes, independente de raça e etnia.

Em 1981 o dia 25 de novembro foi declarado Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher como justa homenagem às heroínas da República Dominicana brutalmente assassinadas em 1960.

O problema da violência contra a mulher não é isolado, ele envolve ações afetivas, sonhos, partidos, projetos de vida, vergonha e humilhações. Muitas vezes ele acontece na própria família, sendo que a mulher prefere o silêncio e o sofrimento solitário a denúncia, com o objetivo de preservar a união familiar e evitar o rompimento de seus vínculos.

A cidade de Araraquara conta com diversas políticas públicas para a defesa de mulheres que são vítimas de violência doméstica.

Pensando esta questão, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na última segunda-feira (23), no Plenarinho da Casa de Leis, a Mesa Redonda intitulada “Lei de Planejamento Familiar e suas implicações para a realização da Laqueadura: avanços e desafios”, que fez parte da programação do Seminário da Não Violência Contra a Mulher realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.

A iniciativa desta mesa originou-se do debate travado durante a 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (IV CMPM). Na ocasião muitas participantes apresentaram demandas referentes ao processo de esterilização feminina e da dificuldade que as mulheres têm tido para acessar esta política. Assim, para que o município pudesse qualificar o debate acerca do tema e garantir que suas demandas fossem devidamente representadas na Conferência Estadual de Política para as Mulheres, compuseram a Mesa as Delegadas Municipais eleitas na IV CMPM, a vereadora Edna Martins que coordenou os debates, Maria Regina Rolfsen Francisco Chediek, Gianny Trevisóli, Amanda Vizoná e Fátima Correa.

A discussão suscitou diversas questões que serão apresentadas à Assistente Social do Ambulatório da Saúde da Mulher, Manuela de Alencar Faleiros, no próximo dia 2 de dezembro. Na ocasião a assistente social apresentará dados sobre as laqueaduras realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Essas informações subsidiarão a elaboração de um documento final que será apresentado à população de Araraquara e levado à Conferência Estadual das Mulheres, que será realizada nos dias 13 e 14 de dezembro.

Na sequência, as Delegadas e junto com o Conselho Municipal da Mulher se reunirão com Secretaria Municipal da Saúde com o objetivo de obter informações sobre a possibilidade e a viabilidade de migração do procedimento de esterilização feminina para a Maternidade Gota de Leite, de forma a reduzir a fila de espera pelo procedimento.

"Nosso propósito é qualificar cada vez mais as pessoas que atuam diretamente com a aplicação da Lei de Planejamento Familiar e garantir que os direitos conquistados pelas mulheres ao longo desses anos sejam devidamente respeitados e universalmente garantidos", afirmou Edna Martins.




Publicado em: 25 de novembro de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Outras Notícias

Fique por dentro


Mostra de literatura contemporânea apresenta trabalho de escritores araraquarenses

26 de abril de 2024

A primeira fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 12 escritores araraquarenses. A atividade faz parte do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa, instituí...


Câmara recebe ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

24 de abril de 2024

Até o dia 10 de maio, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa, instituído pela Resolução nº 530/2023, e tem o objetivo principal de promove...


Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em palestra realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara na tarde da quarta-feira (17). Intit...


Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fórum Municipal Abril Azul – Conscientização do Autismo. O podcast recebe a coordenadora executiva de...


Parlamento Jovem 2024: projeto da Escola do Legislativo tem início na Câmara Municipal

12 de abril de 2024

Na quinta-feira (11), teve início a 1ª etapa do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2024, intitulada “Conhecendo o Legislativo”, com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Waldemar Saffiotti”. Nesta fase, a Escola do Legislativo, responsável pela organização do PJ, recebe, na Câma...


Exposição ‘Mulheres Inspiradoras’ pode ser conferida no saguão da Câmara Municipal

04 de abril de 2024

Até o dia 15 de abril, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara disponibiliza a exposição “Mulheres Inspiradoras: Trajetórias de Sucesso – Edição 2024”. A atividade, que teve sua abertura na tarde da terça-feira (2), faz parte do Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência, instituí...