A tarde de segunda-feira (9) foi um verdadeiro exercício de cidadania para os jovens participantes do Parlamento Jovem 2015 – Ensino Médio da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara. Foi o primeiro ensaio da sessão oficial que será realizada no dia 12 de novembro, onde serão apresentados os projetos de cada jovem vereador.
Durante o ensaio os vereadores jovens foram informados que os trabalhos na Sessão Oficial serão abertos pela Presidente da Escola do Legislativo, vereadora Edna Martins e pelo vereador e presidente da Câmara, Elias Chediek.
Para que os jovens pudessem se ambientar com o dia a dia do legislativo, foram exibidos dois vídeos, um com o resumo de uma sessão e outro sobre os termos técnicos usados na mesma. Na sequência foi realizada uma dinâmica onde os alunos puderam se conhecer, uma vez que irão trabalhar juntos e são de escolas diferentes.
Os postulantes a compor a Mesa Diretora do parlamento jovem se pronunciaram e em seguida foram eleitos pelo voto dos vereadores mirins e de seus suplentes.
Foram eleitos para presidente, Fernanda Vono, vice-presidente, Natam Brito, 1ª secretária, Vitória Costa, e 2º secretário, João Rafael da Cruz.
Após a eleição da Mesa Diretora os vereadores jovens e seus suplentes foram recebidos pelos Vereadores da Câmara Municipal que apadrinharam suas proposituras e irão defender com eles cada uma.
Edna Martins, que coordena o projeto do Parlamento Jovem desde a sua primeira edição, agradeceu a parceria com a Unesp, a todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Araraquara. Agradeceu ainda toda equipe da Escola do Legislativo que desenvolve este trabalho que leva conhecimento aos jovens sobre o que é a política e abre novas perspectivas. “Eu espero que tenhamos, entre eles, futuros vereadores e prefeitos, e que se animem a definir o futuro da nossa cidade, do nosso pais, porque é por meio da política que a gente pode fazer isso”
Na quarta-feira (11), acontece o último ensaio, onde os jovens vereadores irão adquirir maior segurança como representantes da escola e de seus colegas para desempenhar a função como legítimos edis dentro da Casa de Leis.
Publicado em: 10 de novembro de 2015
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Na manhã desta quinta-feira (02), foram divulgados no Plenário da Câmara os 18 projetos que participarão da Sessão do Parlamento Jovem (PJ) de 2025. Na sequência, foi realizado o sorteio das vereadoras e dos vereadores que serão, respectivamente, madrinhas e padrinhos de cada item. Os trabalh...
Na tarde da sexta-feira (26), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu a palestra “Saúde Mental – Como Cuidar da Mente no Mundo Atual”, ministrada pela psicóloga Giovana Benassi Cezar. Organizada pela “Escola do Legislativo – Dulce Whitaker”, a atividade integra o Fórum Municipal...
A “Escola do Legislativo Dulce Whitaker”, em parceria com o Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizou na quarta-feira (24), no Plenário da Câmara, o curso “BPC/LOAS, Auxílio-Inclusão, Benefícios de Legislação Especial”. O evento contou c...
A palestra “Saúde Mental – Como Cuidar da Mente no Mundo Atual” será ministrada pela psicóloga Giovana Benassi Cezar no Plenário da Câmara de Araraquara na próxima sexta-feira (26), às 13 horas. A atividade, organizada pela “Escola do Legislativo – Dulce Whitaker”, integra o Fórum Municipal S...
Na tarde desta quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizada pela Escola do Legislativo (EL). Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (...
A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (CID), Manual Diagnóstico e Est...
O conteúdo do Portal da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.