A tarde de segunda-feira (9) foi um verdadeiro exercício de cidadania para os jovens participantes do Parlamento Jovem 2015 – Ensino Médio da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara. Foi o primeiro ensaio da sessão oficial que será realizada no dia 12 de novembro, onde serão apresentados os projetos de cada jovem vereador.
Durante o ensaio os vereadores jovens foram informados que os trabalhos na Sessão Oficial serão abertos pela Presidente da Escola do Legislativo, vereadora Edna Martins e pelo vereador e presidente da Câmara, Elias Chediek.
Para que os jovens pudessem se ambientar com o dia a dia do legislativo, foram exibidos dois vídeos, um com o resumo de uma sessão e outro sobre os termos técnicos usados na mesma. Na sequência foi realizada uma dinâmica onde os alunos puderam se conhecer, uma vez que irão trabalhar juntos e são de escolas diferentes.
Os postulantes a compor a Mesa Diretora do parlamento jovem se pronunciaram e em seguida foram eleitos pelo voto dos vereadores mirins e de seus suplentes.
Foram eleitos para presidente, Fernanda Vono, vice-presidente, Natam Brito, 1ª secretária, Vitória Costa, e 2º secretário, João Rafael da Cruz.
Após a eleição da Mesa Diretora os vereadores jovens e seus suplentes foram recebidos pelos Vereadores da Câmara Municipal que apadrinharam suas proposituras e irão defender com eles cada uma.
Edna Martins, que coordena o projeto do Parlamento Jovem desde a sua primeira edição, agradeceu a parceria com a Unesp, a todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Araraquara. Agradeceu ainda toda equipe da Escola do Legislativo que desenvolve este trabalho que leva conhecimento aos jovens sobre o que é a política e abre novas perspectivas. “Eu espero que tenhamos, entre eles, futuros vereadores e prefeitos, e que se animem a definir o futuro da nossa cidade, do nosso pais, porque é por meio da política que a gente pode fazer isso”
Na quarta-feira (11), acontece o último ensaio, onde os jovens vereadores irão adquirir maior segurança como representantes da escola e de seus colegas para desempenhar a função como legítimos edis dentro da Casa de Leis.
Publicado em: 10 de novembro de 2015
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
O curso “Proteção do Consumidor no Comércio Eletrônico, Internet e Redes Sociais”, promovido pela Escola do Legislativo (EL), foi realizado na tarde desta segunda-feira (31) no Plenário da Câmara, encerrando o calendário de eventos da Casa de Leis em março. A atividade, transmitida ao vivo pe...
Os desafios e as oportunidades para as mulheres no mundo do trabalho foram tema de curso realizado na tarde da quinta-feira (27), no Plenário da Câmara Municipal, organizado pela Escola do Legislativo em parceira com a Gerência de Gestão de Pessoal da Casa de Leis. A atividade fez parte do Fó...
Os direitos e a inclusão da pessoa com síndrome de Down foram abordados no curso “Trissomia do 21 – Síndrome de Down: Escolarização e Mercado de Trabalho”, realizado pela Escola do Legislativo na tarde de sexta-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, no Plenário da Câmara de Araraquara...
Promovido pela Escola do Legislativo e em conformidade com o Fórum Municipal de Direito do Consumidor, o curso “Proteção do Consumidor no Comércio Eletrônico, Internet e Redes Sociais” acontecerá no dia 31 de março, das 13 às 16 horas, nas modalidades online e presencial, com realização no Plenár...
Na quinta-feira (27), a partir das 13 horas, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realiza o curso “Construindo Equidade: Desafios e Oportunidades para Mulheres no Mundo do Trabalho". Realizada em parceria com a Gerência de Gestão de Pessoal da Casa de Leis, a ativida...
Na sexta-feira (21), das 15 às 18 horas, acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara o curso “Trissomia do 21 – Síndrome de Down: Escolarização e Mercado de Trabalho”. O curso será ministrado por Camila Fernanda Ferreira da Silva, especialista em Síndrome de Down e Deficiência Intele...
O conteúdo do Portal da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.