Primeira etapa
O projeto Parlamento Jovem 2015 teve em sua primeira etapa um curso “Poder Legislativo e qualidade da democracia”, sendo o público-alvo os diretores e docentes das 34 escolas que fizeram adesão ao projeto, e que compreende os ensinos fundamental e médio das redes municipal, estadual e particular, ministrado nos períodos da manhã e da tarde pelo professor Humberto Dantas.
O objetivo do curso foi contribuir para a formação política dos profissionais que puderam compreender um pouco mais sobre diversos temas, como o funcionamento do Sistema Político Brasileiro e do Sistema Eleitoral; os elementos centrais da história do voto e da participação popular no Brasil, entre outros.
Segunda etapa
Essa etapa foi dividida em dois momentos: no primeiro, um Curso de Formação Política, com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, com a proposta de criar uma consciência política aos futuros eleitores e mudar paradigmas e preconceitos de um senso comum enraizado por uma sociedade muitas vezes alienada. O curso teve carga horária de 2 horas-aula, durante o período que o estudante está matriculado, sendo que a instituição responsável pela formação é a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, através de parceria com o Laboratório de Política e Governo da Unesp/Araraquara.
No segundo momento, foi realizada a Oficina de Processo Legislativo – atividade teórica e prática para elaboração de três tipos de proposituras. A novidade no projeto desse ano foi o trabalho com a indicação e o requerimento, além do projeto de lei, objetivando informar os alunos sobre como se constrói todos esses instrumentos e sua tramitação. Na oficina, os estudantes trabalharam em dupla (titular e suplente), com uma carga horária de 2 horas-aula, durante o período de aula, sendo que a instituição responsável pela formação foi a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, através de parceria com o Laboratório de Política e Governo da Unesp/Araraquara.
Terceira etapa
As escolas que fizeram adesão ao Projeto Parlamento Jovem 2015, realizaram uma seleção interna para a escolha das proposituras: uma indicação, um requerimento e um projeto de lei dos alunos que participaram da oficina, e no caso onde houvesse mais de um 9º ano, a eleição foi de uma única propositura de cada tipo para que representasse a instituição, sendo que a seleção foi realizada pelos docentes e pela equipe gestora da unidade escolar. Após a escolha das proposituras, foram encaminhadas para a Câmara Municipal dentro do prazo estabelecido. Em reunião a Comissão de Avaliação de proposituras do Parlamento Jovem 2015 analisou 74 propostas apresentadas pelas escolas de ensino fundamental das redes municipal, estadual e particular que participam do projeto organizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, selecionando 18 proposituras, sendo sete indicações, seis requerimentos e cinco projetos de leis.
Quarta e última etapa
Pré-vivência – realizada em dois dias na Câmara Municipal para os alunos que tiveram suas proposituras selecionadas, com o objetivo de prepará-los para a Sessão Oficial do Parlamento Jovem, sendo que a Escola do Legislativo de Araraquara foi responsável pela organização dessa fase. Em ambos os dias, a Escola pode contar com o apoio da equipe do Laboratório de Política e Governo da Unesp/Araraquara e a presença dos vereadores da Casa de Leis.
No primeiro dia, os vereadores jovens (36, sendo 18 titulares e 18 suplentes) participaram de uma atividade formativa, visitaram as dependências da Câmara e relembraram as funções e instrumentos de trabalho dos parlamentares, e na sequência fizeram a eleição da mesa diretora jovem.
No segundo dia, os vereadores jovens titulares obtiveram todas as orientações do funcionamento da sessão, elaboraram seu discurso e praticaram a oratória no púlpito; e enquanto isso, os vereadores jovens suplentes trocaram ideias e definiram um tema para falarem na tribuna popular representando todos os jovens do Parlamento Jovem 2015 – Ensino fundamental.
Vivência – a Sessão Oficial do Parlamento Jovem foi realizada em 11 de junho na Câmara Municipal pelos vereadores jovens que tiveram suas 18 proposituras selecionadas, sendo que a Escola do Legislativo de Araraquara foi responsável pela organização dessa fase, com a participação da Diretoria Legislativa e do Laboratório de Política e Governo da Unesp.
Veja na íntegra o Manual Parlamento Jovem 2015
Escolas e estudantes selecionados no projeto Parlamento Jovem – edição 2015
Mesa Diretora Jovem
Cargo |
Nomes |
Instituição de Ensino |
Presidente | Isabela Rodrigues | Externato Sta. Terezinha |
Vice-presidente | Júlia Borges | Colégio Objetivo |
1ª secretária | Maria Cecília Lobo | E.E. Victor Lacorte |
2ª secretária | Luiza Poletto | Pueri Domus |
Alunos participantes – Vereadores Jovens Titulares
Indicações
Nome |
Instituição de Ensino |
Vereador Oficial |
Cristhian Neves | E.M.E.F. Olga Ferreira Campos | Vereador: William Affonso |
Jamile França | E.M.E.F. Hermínio Pagotto | Vereador: Elias Chediek |
Maria Cecília Lobo | E.E. Victor Lacorte | Vereador: Pastor Raimundo |
Mateus Oliveira | E.E. Dorival Alves | Vereador: Rodrigo Buchechinha |
Kátia Pereira | E.M.E.F. Maria de Lourdes da Silva Prado | Vereador: Edio Lopes |
Isabela Rodrigues | Externato Sta. Terezinha | Vereador: Roberval Fraiz |
Clara Sígolo | E.E. Letícia de Godoy Lopes | Vereador: Dr. Helder |
Projetos de lei:
Nome |
Instituição de Ensino |
Vereador Oficial |
1- Luiza Poletto | Pueri Domus | Vereador: Dr. Lapena |
2- Poliana Santos | E.E. Ergília Micelli | Vereador: Tenente Santana |
3- Igor Silva | E.E. Antonio dos Santos | Vereador: Gerson da Farmácia |
4- Júlia Borges | Colégio Objetivo | Vereador: Donizete Simioni |
5- Helen Vezza | E.M.E.F. Ricardo Caramuru | Vereadora: Edna Martins |
Requerimentos
Nome |
Instituição de Ensino |
Vereador Oficial |
1- Dalete Brito | E.M.E.F. Henrique Scabello | Vereador: Adilson Vital |
2- Letícia Tedeschi | E.E. Lysanias Campos | Vereador: João Farias |
3- Júlia Silva | E.M.E.F. Eugenio Trovatti | Vereador: Jair Martineli |
4- Natália Alcântara | E.M.E.F. Gilda Rocha de Mello e Souza | Vereador: Jeferson Yashuda |
5- Rachel Homma | Colégio COC | Vereadora: Gabriela Palombo |
6- Laura Malta | Escola Natureza | Vereadora: Juliana Damus |
Tribuna Popular: Tema “Educação Política e Juventude” Alunos participantes – Vereadores Jovens Suplentes:
Nome |
Instituição de Ensino |
Júlia Ribeiro | Externato |
Lívia Turci | COC |
Laura Zanini | E.E. Lysanias |
Isabelly Caruso | E.E. Letícia de Godoy Lopes |
Alunos participantes - Vereadores Jovens Suplentes:
Nome |
Instituição de Ensino |
Agatha Stefani Pereira Nicolau | E.M.E.F. Profª Olga Ferreira Campos |
Luciana Cristina Vargas | E.M.E.F. Profº Hermínio Pagotto |
Isabely Vitória Cardoso Caruso | E.E. Profº Victor Lacorte |
Willian Cleber Moreira Junior | E.E. Dorival Alves |
Daniele Monteiro dos Santos | E.M.E.F. Maria de Lourdes da Silva Prado |
Júlia Camargo Ribeiro | Colégio Externato Santa Terezinha |
Izabelle Caroline Oliveira | E.E. Profª Leticia de Godoy Bueno Carvalho Lopes |
Bruna Gouvêa de Carvalho | Colégio Pueri Domus Araraquara |
Sthefani Oliveira dos Santos | E.E. Profª Ergília Micelli |
Vinícius Cardoso da Silva | E.E. Profº Antonio dos Santos |
Beatriz Ferrari Casalle | Colégio Objetivo |
Vinícius Rodrigues Loyola | E.M.E.F. CAIC Ricardo Caramuru de Castro Monteiro |
Petra Rodrigues | E.M.E.F. Profº Henrique Scabello |
Laura Morais Zanini | E.E. Profº Lysanias de Oliveira Campos |
Isabela Cristina Konofal | E.M.E.F. Eugênio Trovatti |
Melquisedeque M. Vieira | E.M.E.F. Gilda Rocha de Mello e Souza |
Lívia Sambrano Turci | Colégio COC |
Maria Clara Januário de Lucca | Centro Educacional Natureza |
Escolas Participantes – Ensino Fundamental:
Escolas estaduais
Escolas municipais
Escolas particulares
Fonte: Escola do Legislativo
Publicado em: 07 de maio de 2015
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Categoria: Escola do Legislativo
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