Concurso foi realizado através de parceria entre Escola do Legislativo e Fundação Araporã
Foi realizada na segunda-feira (10), a premiação do concurso de redação “Aracoara e os povos indígenas: a história de Araraquara não começa com Pedro José Neto”, uma parceria entre a Fundação Araporã e a Escola do Legislativo. A cerimônia aconteceu no Plenário da Câmara Municipal.
Foram premiados os três primeiros colocados das seguintes categorias: 6º ano do Ensino Fundamental, 1º ano do Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A premiação foi entregue pelos membros da mesa que foi presidida pelo Primeiro Secretário, William Affonso (PDT); Edna Martins (PV), presidenta da Escola do Legislativo; Arary Ferreira, Secretária Municipal da Educação que representou o Prefeito Municipal; Robson Rodrigues, presidente da Fundação Araporã; Luciano Ariabo Quezo, que representou o Grupo de Estudantes Indígenas (GEI) da Ufscar e Maria José Zaccaro, diretora regional de ensino. Ao explicar o projeto, a coordenadora e vice-presidente da Fundação Araporã, Grasiela Lima, destacou a importância da escola na conscientização da população. “É fundamental que a gente, através da escola, enquanto instituição de ensino, traga para os alunos essa consciência crítica e a consciência da necessidade de transformação de uma realidade que, ainda, hoje, é desigual e violenta contra aqueles considerados diferentes”, afirmou.
“Esse encontro feliz da Escola do Legislativo com a Fundação Araporã nos deu, não só essa memória oficial, mas também o quanto é importante nós problematizarmos a forma como a gente vem resgatando nossa história e a seriedade dos agentes que foram banidos dela”, afirmou Edna Martins. “Sabemos que indígenas, mulheres e negros foram excluídos dessa história, e o quanto esses conjuntos de pessoas contribuem na construção dela, nossas vidas, do que somos hoje”, concluiu. Para William Affonso todos devem ser respeitados, independentes de credo, raça ou religião. “Que todos nós estudemos bastante e tenhamos respeito com os indígenas, os negros, os animais. Todos nós temos que demonstrar esse respeito com atitudes”, afirmou. “Com o trabalho de nossos educandos e educadores percebemos que a história indígena está próxima de nós. Queremos que Araraquara entenda sua história pelos grupos étnicos que viveram e vivem com nós”, afirmou Rodrigues. O representante de estudantes indígenas, Luciano Quezo, pediu mais respeito às diferenças. “Estamos lutando por um país que respeita seus povos, suas culturas, por um país mais justo.”
Arary Ferreira, secretária de educação, que representou o prefeito Marcelo Barbieri no evento, disse estar feliz com o resultado da parceria. “Fico honrada de saber que a educação é a origem do avanço para acabar com a desigualdade”. Já a diretora regional de ensino de Araraquara, Maria José Zaccaro, afirmou ser importante o trabalho de continuidade sobre o tema. “Meus sinceros votos para que vocês não fiquem somente nessa redação. Aprofundem os estudos a respeito dos povos pioneiros da nossa terra, com certeza irão gostar muito”. O concurso foi organizado pela Fundação Araporã/GEERERI” (Grupos de Estudos “Educação e Relações Étnico-Raciais nas Temáticas Indígenas) em parceria com a Câmara Municipal de Araraquara/Escola do Legislativo e com o apoio da Diretoria Regional de Ensino de Araraquara, Secretaria Municipal de Educação, Centro de Conservação e Recuperação de Acervos Digitais (Cecrad), Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa) e Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria”.
Publicado em: 12 de novembro de 2014
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
O curso “Proteção do Consumidor no Comércio Eletrônico, Internet e Redes Sociais”, promovido pela Escola do Legislativo (EL), foi realizado na tarde desta segunda-feira (31) no Plenário da Câmara, encerrando o calendário de eventos da Casa de Leis em março. A atividade, transmitida ao vivo pe...
Os desafios e as oportunidades para as mulheres no mundo do trabalho foram tema de curso realizado na tarde da quinta-feira (27), no Plenário da Câmara Municipal, organizado pela Escola do Legislativo em parceira com a Gerência de Gestão de Pessoal da Casa de Leis. A atividade fez parte do Fó...
Os direitos e a inclusão da pessoa com síndrome de Down foram abordados no curso “Trissomia do 21 – Síndrome de Down: Escolarização e Mercado de Trabalho”, realizado pela Escola do Legislativo na tarde de sexta-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, no Plenário da Câmara de Araraquara...
Promovido pela Escola do Legislativo e em conformidade com o Fórum Municipal de Direito do Consumidor, o curso “Proteção do Consumidor no Comércio Eletrônico, Internet e Redes Sociais” acontecerá no dia 31 de março, das 13 às 16 horas, nas modalidades online e presencial, com realização no Plenár...
Na quinta-feira (27), a partir das 13 horas, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realiza o curso “Construindo Equidade: Desafios e Oportunidades para Mulheres no Mundo do Trabalho". Realizada em parceria com a Gerência de Gestão de Pessoal da Casa de Leis, a ativida...
Na sexta-feira (21), das 15 às 18 horas, acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara o curso “Trissomia do 21 – Síndrome de Down: Escolarização e Mercado de Trabalho”. O curso será ministrado por Camila Fernanda Ferreira da Silva, especialista em Síndrome de Down e Deficiência Intele...
O conteúdo do Portal da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.