'Obstáculos à Democratização' foi tema debatido no Plenário da Câmara Municipal
A Escola do Legislativo (EL) de Araraquara realizou na manhã da segunda-feira (18), no Plenário da Câmara Municipal, o curso “Obstáculos à Democratização”, em parceria com a Escola Legislativa “Paulo Freire”, de Limeira. O curso foi ministrado por Fernando Campos, cientista social e coordenador da EL limeirense. Aproximadamente, 20 pessoas acompanharam o debate, entre eles os vereadores Jair Martineli (PMDB) e Edna Martins (PV).
Para Campos, que é Mestre em Ciências Sociais pela Unesp de Marília e professor universitário em faculdades de Limeira, “este é mais um instrumento de qualificação dos servidores, políticos do legislativo e população em geral”. Segundo a Diretora Acadêmica da EL araraquarense, Alessandra Nascimento, “o curso gratuito, aberto a participação de todos, é mais uma iniciativa da Escola do Legislativo de criar um momento reflexivo sobre o tema da participação política”. Para ela, “a relevância do curso consiste no fato de trazer para uma linguagem mais didática conceitos complexos como patrimonialismo, coronelismo e populismo”.
Campos afirmou que se pode fazer um contraste entre Democracia ‘ideal’ e a ‘real’, entre o que idealmente deveria ser a democracia e o que na prática é realizado. “Em uma democracia ‘ideal’, há o autogoverno, ou seja, o povo exerce o governo. Já na democracia ‘real’, o povo é chamado para participar do poder, mas o faz mediado por algumas instituições técnicas”, disse. “O funcionamento insatisfatório desses arranjos legais promove um grande afastamento das decisões dos anseios do povo”. O cientista social, concluiu dizendo que “o Brasil está longe de ser um modelo democrático’, por conta de diversos fatores, entre eles a fragilidade de vínculos entre os representantes e os representados”. Para comparação, vale destacar que nos Índice de Democracia, compilado em 2011 pela revista The Economist, e a Suécia ocupa o 4º lugar, a Noruega está em 1º, seguido por Islândia e Dinamarca. O Brasil ainda ocupa uma posição intermediária.
Índice de Democracia
O Índice de Democracia é um indicador compilado pela revista The Economist, para examinar o estado da democracia em 167 países, se concentra em cinco categorias gerais: o processo eleitoral e pluralismo, as liberdades civis, o funcionamento do governo, participação política e cultura política. Os países são classificados em "democracias plenas", "democracias imperfeitas", "regimes híbridos" (todos considerados democracias) e "regimes autoritários" (considerados ditatoriais). Nesse ranking o Brasil ocupa o 45º lugar, considerado como uma democracia imperfeita. Já os Estados Unidos encontram-se no 19º lugar e o Japão em 21º, considerados países com democracia plena.
Confira o vídeo aqui.
Publicado em: 18 de novembro de 2013
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e fornecer ferramentas para que as pessoas possam ter a privacidade de seus dados resguardada, a Escola do Legislativo de Araraquara (EL) realizou, na manhã desta segunda-fei...
O crescimento acelerado da população idosa é realidade no Brasil. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2030, haverá mais brasileiros com idade superior a 60 anos do que crianças. Dados de 2022 apontam que o país tem 22 milhões de pessoas com 65 anos. A...
Iniciada em abril de 2024, a 10ª edição do Parlamento Jovem (PJ) chegou ao fim com a realização da Sessão Oficial na tarde da quinta-feira (31). O projeto, organizado pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara, contou, com a participação de 35 escolas e mais de 900 alunos d...
A Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será realizada nesta quinta-feira (31), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo Facebook e pelo YouTube. Os estudantes e “vereadores por um dia” irão apresentar, debater e votar...
O primeiro ensaio para a sessão oficial do Parlamento Jovem 2024 aconteceu na tarde da quinta-feira (24), no Plenário da Câmara Municipal, com a presença de alunos e professores de 18 escolas da cidade. Além de participarem de atividades conduzidas pelos servidores que integram a equipe da Escol...
Foi realizado no Plenário da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (22), o sorteio dos vereadores e vereadoras que serão padrinhos e madrinhas dos alunos participantes do Parlamento Jovem (PJ) em 2024. A atividade foi conduzida pela vereadora Luna Meyer (MDB), presidenta da Escola do Legi...
O conteúdo do Portal da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.