Outubro é mundialmente considerado o mês de prevenção ao câncer de mama. Por essa razão, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara organizou, na terça-feira (8), uma palestra para tirar dúvidas sobre a prevenção, o diagnóstico e a doença em si.
A palestrante foi Dânia Garcia, que estava interpretando a enfermeira Chatifunda. Em 2014, ao tirar a blusa, Dânia notou que o bico de sua mama direita estava invertido e, ao procurar um médico, foi diagnostica com câncer. Por essa razão, ela explanou a importância de as pessoas conhecerem o próprio corpo para que qualquer alteração possa ser notada.
Na palestra, destacou-se que toda a população deve entender que esse não é um problema que acomete somente mulheres, mas também homens, portanto é necessário que eles também façam o autoexame.
Dânia buscou trabalhar o medo que as pessoas têm da palavra “câncer”. Afinal, deixar de falar não traz imunidade. “Muitas pessoas acham que se não falar a palavra não vai ter a doença, mas não funciona assim. Câncer é apenas um nome, assim como diabetes, colesterol e qualquer outro tipo de doença, e o medo de pronunciá-la não vai mudar nada.”
A enfermeira ainda falou sobre a necessidade de as pessoas não condenarem à morte quem acabou de ser diagnosticado com a doença, afinal, o câncer pode ter cura desde que o diagnóstico seja precoce e tratamento feito corretamente.
A ideia da palestra surgiu justamente por conta da campanha mundial que acontece nesse mês, o "Outubro Rosa", e busca levar informação a todos. “Como a palestrante falou, temos números altos da doença no país, e não acomete somente mulheres, por isso quanto mais conhecimento disseminarmos, mais seguros podemos ficar”, salientou a agente administrativa da EL, Alícia Gimenez.
“A palestra foi muito boa e esclarecedora, ensinou como se tocar e a conhecer o próprio corpo mesmo, para poder investigar o câncer de mama”, disse a participante Lilian Rocha.
O vereador Gerson da Farmácia (MDB), a presidenta da Câmara Municipal de Ibaté, vereadora Regina Célia Alves de Queiróz (PSDB) e a Assessora De Políticas Para Pessoas Com Deficiência, Elisa dos Santos Rodrigues, também estiveram presentes.
Confira as fotos aqui
Publicado em: 08 de outubro de 2019
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
O curso “Proteção do Consumidor no Comércio Eletrônico, Internet e Redes Sociais”, promovido pela Escola do Legislativo (EL), foi realizado na tarde desta segunda-feira (31) no Plenário da Câmara, encerrando o calendário de eventos da Casa de Leis em março. A atividade, transmitida ao vivo pe...
Os desafios e as oportunidades para as mulheres no mundo do trabalho foram tema de curso realizado na tarde da quinta-feira (27), no Plenário da Câmara Municipal, organizado pela Escola do Legislativo em parceira com a Gerência de Gestão de Pessoal da Casa de Leis. A atividade fez parte do Fó...
Os direitos e a inclusão da pessoa com síndrome de Down foram abordados no curso “Trissomia do 21 – Síndrome de Down: Escolarização e Mercado de Trabalho”, realizado pela Escola do Legislativo na tarde de sexta-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, no Plenário da Câmara de Araraquara...
Promovido pela Escola do Legislativo e em conformidade com o Fórum Municipal de Direito do Consumidor, o curso “Proteção do Consumidor no Comércio Eletrônico, Internet e Redes Sociais” acontecerá no dia 31 de março, das 13 às 16 horas, nas modalidades online e presencial, com realização no Plenár...
Na quinta-feira (27), a partir das 13 horas, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realiza o curso “Construindo Equidade: Desafios e Oportunidades para Mulheres no Mundo do Trabalho". Realizada em parceria com a Gerência de Gestão de Pessoal da Casa de Leis, a ativida...
Na sexta-feira (21), das 15 às 18 horas, acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara o curso “Trissomia do 21 – Síndrome de Down: Escolarização e Mercado de Trabalho”. O curso será ministrado por Camila Fernanda Ferreira da Silva, especialista em Síndrome de Down e Deficiência Intele...
O conteúdo do Portal da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.