Sessão ocorreu no Plenário da Câmara Municipal
Foram vários meses de preparação, com aulas teóricas, oficina de proposituras, muita discussão em sala de aula, elaboração de projetos e ensaios. O resultado de todo o trabalho realizado pelos estudantes araraquarenses, em conjunto com a Escola do Legislativo (EL), pôde ser constatado na quinta-feira (14), no Plenário da Câmara Municipal, durante a Sessão do Parlamento Jovem, na qual 36 estudantes do nono ano de escolas públicas se tornaram vereadores por um dia.
Os trabalhos da Sessão foram conduzidos pela presidente da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, Aline Joice de Carvalho, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Olga Ferreira Campos”, que descreveu a experiência como “incrível”. Segundo ela, “foi muito divertido e muito legal saber como funciona tudo isso. Aprendi que a vida dos políticos é mais complicada do que eu imaginava. A gente fala ‘ah, político não faz isso, não faz aquilo’, mas existem vários contratempos, e as coisas não são como a gente queria. Vou levar isso para a vida”.
Em 2019, cerca de 800 estudantes de 31 escolas públicas estaduais e municipais participaram do projeto, que teve início em setembro, com um curso de formação política e oficina de proposituras em sala de aula. “Eles aprenderam um pouco sobre o Poder Legislativo e o papel do vereador e, a partir disso, construíram propostas para a cidade”, explica Bruna Brasil, assistente técnica da EL, que organiza o Parlamento Jovem juntamente com as assistentes Ana Paula Escamilha e Alícia Gimenez. “Essas propostas foram adequadas para os instrumentos de trabalho do vereador, que são indicação, projeto de lei e requerimento, foram enviadas para a Câmara Municipal, e a equipe da Escola do Legislativo fez uma seleção de 18 proposituras.” Ao final do processo, os vereadores jovens e seus suplentes apresentam as proposituras na presença dos vereadores oficiais durante a Sessão.
Reconhecimento
A Sessão do Parlamento Jovem transcorreu nos mesmos moldes de uma Sessão Ordinária, com Ordem do Dia, chamada regimental, Tribuna Popular, Pequeno e Grande Expedientes, votação nominal e os demais elementos de uma sessão oficial. Foram apresentadas 13 indicações, dois projetos de lei e três requerimentos. Após as apresentações, os vereadores oficiais comentaram as proposituras no microfone de aparte. Os temas escolhidos pelos estudantes abrangeram vários aspectos da vida cotidiana, como implantação de lixeiras públicas, trânsito, atividades culturais, educação financeira, criação de horta comunitária, revitalização de praças, transporte alternativo, transporte coletivo, educação política, entre outros.
Na avaliação do presidente da Casa de Leis, vereador Tenente Santana (MDB), a equipe da EL e os estudantes “fizeram um grande trabalho. É uma aproximação muito grande com a população e, acima de tudo, uma preparação para aqueles que irão nos substituir futuramente”.
Ao final da Sessão, os estudantes receberam o Diploma de Honra ao Mérito Estudantil e o livro “Constituição em Miúdos”, publicada pelo Senado Federal, das mãos do presidente da Câmara Municipal, da secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, e da diretora regional de ensino, Vilma Abdalla.
“Sementes boas de educação, quando caem em solo bom, florescem”, declarou Vilma. “Essa criançada maravilhosa das nossas escolas está mostrando que o jovem tem força, tem cabeça, olha em volta, vê do que a comunidade precisa e sugere soluções. Isso é um exercício de cidadania, que começa cedo e precisa começar mesmo. Como educadora, acho isso maravilhoso.”
Clélia parabenizou a Câmara Municipal, os estudantes e os professores participantes do projeto. “O Parlamento Jovem é uma das coisas mais bonitas que podemos fazer para incentivar os meninos e meninas a serem despertados para este universo da política e da cidadania. É importante endossar as ações que motivam os nossos jovens a participarem da vida no município, da vida cidadã”, concluiu.
A Sessão do Parlamento Jovem pode ser assistida na íntegra aqui
Confira as fotos aqui
Publicado em: 18 de novembro de 2019
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Durante o ano de 2024, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara deu sequência a seu trabalho de formação cidadã e realizou fóruns municipais, cursos, palestras, podcasts e os projetos Parlamento Jovem e Visite a Câmara. Ao todo, 2.093 pessoas participaram dos eventos. No Pa...
O projeto Visite a Câmara, da Escola do Legislativo (EL), recebeu 189 pessoas em 13 visitas realizadas durante este ano. São alunos de unidades de ensino e de aprendizagem profissional, além de representantes de instituições. Por meio da iniciativa, moradores de Araraquara podem conhecer a estru...
Encerrando as celebrações do Mês da Consciência Negra, foi realizado na quinta-feira (28), o curso “Desafios e Estratégias para Promover a Equidade Racial nas Organizações”, uma iniciativa da Escola do Legislativo (EL), em parceria com a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraq...
Na tarde desta segunda-feira (25), a Escola do Legislativo (EL) de Araraquara realizou uma capacitação para vereadores eleitos de Araraquara, Américo Brasiliense e Matão, antecedendo a semana de treinamentos que será oferecida pela Diretoria Legislativa. Comandado pela professora, pesquisadora e...
Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Escola do Legislativo (EL) e a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraquara, realizam na quinta-feira (28), das 13 às 17 horas, o curso “Desafios e Estratégias para Promover a Equidade Racial nas Organizações”. O evento é gratuito e...
Com o objetivo de preparar os vereadores, tanto novos quanto reeleitos, para os desafios do mandato 2025 a 2028, a Escola do Legislativo (EL) promoverá, na segunda-feira (25), às 14 horas, o curso de Capacitação para Vereadores Eleitos, no Plenário da Casa de Leis (Rua São Bento, 887 – Centro). A...
O conteúdo do Portal da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.