Fone: (16) 3301-0600

Saúde mental em tempos de pandemia é tema de live realizada pela EL

Conversa foi transmitida pelo canal do YouTube da TV Câmara e ainda está disponível para aqueles que não puderam acompanhar em tempo real


A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara (EL) realizou, na tarde de quarta-feira (30), live sobre “Saúde mental em tempos de pandemia” com a psicóloga e mestra Isabela Carmona. Transmitida no canal do YouTube da TV Câmara, a conversa foi mediada pela equipe da EL, composta pelas servidoras Alícia Gimenez, Ana Paula Escamilha e Bruna Brasil, e faz parte da campanha Setembro Amarelo.

O debate teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância de prevenção ao suicídio, principalmente durante o período de isolamento social em que estamos vivendo. A alta carga emocional, a nova rotina de trabalho, o medo da doença, a redução do contato social, o receio de ficar desempregado, o maior tempo das crianças em casa são alguns dos fatores que impulsionam o crescimento do número de casos de transtornos mentais.

Segundo Isabela, estudos comprovam que a presença do vírus pode aumentar o risco de depressão e, consequentemente, do suicídio. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas dos transtornos de comportamento. Durante a conversa, a profissional diferenciou a ansiedade da depressão. “A ansiedade é um fenômeno fundamental para a nossa espécie, necessária para a adaptação humana, porém, pode ser ruim quando excede o limite, quando é capaz de atrapalhar o desempenho de nossas atividades. Preocupações persistentes e exageradas, o medo excessivo, o pressentimento constante de que algo ruim está para acontecer, o aumento da frequência cardíaca e respiratória, a redução do apetite e a insônia são alguns dos principais sintomas”, explicou.

A ansiedade pode ser uma das características da depressão, mas, comumente, esta vem acompanhada da tristeza, da irritabilidade e de outras alterações cognitivas. Os sintomas podem variar conforme a gravidade do caso. “Dores de cabeça, sentimentos de culpa, disfunções no sono e apetite e até o surgimento de pensamentos suicidas são comuns. Cada pessoa pode apresentar sintomas específicos. Existem aqueles que apresentam aumento do apetite, outras pessoas têm redução. O ideal é observar para saber diferenciar se é uma tristeza esperada para determinado momento ou se é persistente. É normal se sentir triste, não dá para se sentir feliz o tempo todo”, frisou Isabela.

O modo de lidar com as emoções é individual, mas existem algumas maneiras de melhorar a saúde mental. Como forma de solução, o autocuidado foi colocado como imprescindível: "É essencial que a gente preste mais atenção na forma como estamos vivendo, rever a alimentação, se conectar com a espiritualidade, fazer atividades físicas, que são muito importantes, ou atividades que despertem prazer”, reforçou.

Quebrar o estigma com os transtornos comportamentais é um outro passo a ser seguido. A profissional explicitou que encarar a depressão como outra doença qualquer é fundamental. Se há alterações de comportamento que necessitam de terapia ou mesmo de medicamentos, é necessário fazê-los. Caso contrário, o quadro clínico pode ser agravado, trazendo consequências mais sérias. “O suicídio é o estopim do transtorno depressivo; é como se fosse a única alternativa para interromper o sofrimento”. Por isso, é importante ficar atento a mudanças comportamentais bruscas. Elas podem revelar que nós mesmos, ou quem amamos, enfrentamos problemas.

Para o tratamento, a ajuda profissional se mostra como o melhor caminho. “Os amigos e familiares podem acolher, propor atividades conjuntas, se colocar no lugar do outro, mostrar à pessoa que sofre que ela precisa da ajuda." Na contramão, o autodiagnóstico e a automedicação podem gerar reações adversas.

Ao final do evento, o público pôde esclarecer dúvidas. E o recado final ficou dado: quem está se sentindo mal, deve buscar ajuda.

A campanha Setembro Amarelo foi instituída no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara por meio da Lei nº 9.439/2018, de autoria do vereador Jéferson Yashuda (PSDB). Esta foi a segunda live sobre o tema realizada pela EL. No último dia 23, foi realizada palestra sobre “Cuidados gerais com a saúde durante a pandemia”. Se você não acompanhou, ainda pode assistir. Basta clicar nesses links: Live 1 e Live 2.

 

Precisa de ajuda?

Procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Após a triagem, você será encaminhado para o atendimento especializado. Em casos de crise, ligue 192 e acione o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Você também pode ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do telefone 188. O CVV realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, 24 horas, todos os dias.




Publicado em: 01 de outubro de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Outras Notícias

Fique por dentro


Mostra de literatura contemporânea apresenta trabalho de escritores araraquarenses

26 de abril de 2024

A primeira fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 12 escritores araraquarenses. A atividade faz parte do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa, instituí...


Câmara recebe ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

24 de abril de 2024

Até o dia 10 de maio, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa, instituído pela Resolução nº 530/2023, e tem o objetivo principal de promove...


Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em palestra realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara na tarde da quarta-feira (17). Intit...


Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fórum Municipal Abril Azul – Conscientização do Autismo. O podcast recebe a coordenadora executiva de...


Parlamento Jovem 2024: projeto da Escola do Legislativo tem início na Câmara Municipal

12 de abril de 2024

Na quinta-feira (11), teve início a 1ª etapa do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2024, intitulada “Conhecendo o Legislativo”, com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Waldemar Saffiotti”. Nesta fase, a Escola do Legislativo, responsável pela organização do PJ, recebe, na Câma...


Exposição ‘Mulheres Inspiradoras’ pode ser conferida no saguão da Câmara Municipal

04 de abril de 2024

Até o dia 15 de abril, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara disponibiliza a exposição “Mulheres Inspiradoras: Trajetórias de Sucesso – Edição 2024”. A atividade, que teve sua abertura na tarde da terça-feira (2), faz parte do Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência, instituí...