Mesa Redonda realizada por frente parlamentar debateu importância desses dois instrumentos na formação da sociedade
Educação e cultura como instrumentos de transformação social foi o tema da Mesa Redonda organizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e Educação, juntamente com a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara, na noite de segunda-feira (3).
A presidente da Frente, vereadora Fabi Virgílio (PT), abriu a conversa com um poema de Paulo Freire. “É preciso ter esperança. Mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir, esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo.”
Integrante da Frente, a vereadora Filipa Brunelli (PT) analisa que “quando temos uma elitização e uma seletividade do que é cultura, do que não é cultura, o que é nobre, o que não é nobre, o que pode ou não pode, isso vai contra a democracia, inclusive do povo brasileiro que é múltiplo e diverso”.
“Educação e cultura é tudo na transformação social. A história da humanidade mostra isso. Nas guerras de expansão colonial na África, sempre o colonizador estava preocupado em ‘ganhar os corações e mentes’, que é se aproximar desse universo cultural do colonizado, adentrar e, muitas vezes, capturar alguns elementos, no sentido de tirar a potência disso. A história é repleta de exemplos de como a educação e a cultura, o conhecimento, proporcionam a libertação”, entende o presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo (Sated), Dorberto Carvalho, que fez diversas reflexões sobre o atual momento da educação e da cultura no Brasil.
Para o diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr), Jean Cristtus Portela, a universidade é uma peça-chave da transformação social. “A universidade não pode se levar a sério na sua missão única e exclusiva de produzir inovação, transferência de conhecimento e, portanto, formação técnica. A universidade deve ser o lugar da vida, da troca, da experiência. Sem uma política afirmativa de permanência estudantil e de dignidade para comer, circular e morar, nada conseguimos.”
A discussão aconteceu de forma virtual e a população pôde participar enviando perguntas por meio das redes sociais da Casa de Leis que fizeram a transmissão.
Participaram do encontro Bruna Brasil, representando a EL, a coordenadora de Cultura, Rafaella Pucca, Reinaldo Oliveira, representando a Secretaria de Educação, e a deputada estadual Márcia Lia (PT).
A Comissão Especial de Estudos denominada “Frente Parlamentar de Cultura e Educação” é composta pelos vereadores Fabi Virgílio (PT) – presidente, Filipa Brunelli (PT) e Guilherme Bianco (PCdoB).
O próximo encontro está previsto para o dia 13 de maio e terá a participação das secretárias municipais de Educação e de Cultura, com o objetivo de entender como essas pastas se conversam no município.
A íntegra da Mesa Redonda pode ser conferida aqui.
Publicado em: 04 de maio de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Na manhã desta quinta-feira (02), foram divulgados no Plenário da Câmara os 18 projetos que participarão da Sessão do Parlamento Jovem (PJ) de 2025. Na sequência, foi realizado o sorteio das vereadoras e dos vereadores que serão, respectivamente, madrinhas e padrinhos de cada item. Os trabalh...
Na tarde da sexta-feira (26), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu a palestra “Saúde Mental – Como Cuidar da Mente no Mundo Atual”, ministrada pela psicóloga Giovana Benassi Cezar. Organizada pela “Escola do Legislativo – Dulce Whitaker”, a atividade integra o Fórum Municipal...
A “Escola do Legislativo Dulce Whitaker”, em parceria com o Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizou na quarta-feira (24), no Plenário da Câmara, o curso “BPC/LOAS, Auxílio-Inclusão, Benefícios de Legislação Especial”. O evento contou c...
A palestra “Saúde Mental – Como Cuidar da Mente no Mundo Atual” será ministrada pela psicóloga Giovana Benassi Cezar no Plenário da Câmara de Araraquara na próxima sexta-feira (26), às 13 horas. A atividade, organizada pela “Escola do Legislativo – Dulce Whitaker”, integra o Fórum Municipal S...
Na tarde desta quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizada pela Escola do Legislativo (EL). Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (...
A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (CID), Manual Diagnóstico e Est...
O conteúdo do Portal da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.