Fone: (16) 3301-0600

Palestra na Câmara apresenta direitos e deveres dos estagiários

Evento foi organizado pela Escola do Legislativo


Você sabe quais são os direitos e deveres dos estagiários? Para detalhar o assunto, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na sexta-feira (18), uma palestra sobre o assunto, com o supervisor de unidade do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Renato Malta.

Durante a conversa, foi apresentado um histórico da Lei de Estágio no Brasil, que teve início em 1942, com o Decreto-Lei nº 4.073, instituindo a Lei Orgânica do Ensino Industrial. Nesta lei, o estágio foi definido como “um período de trabalho” realizado pelo estudante em alguma indústria, sob o controle de um docente. O estágio escolar foi instituído somente em 1967, quando o ministro do Trabalho sancionou a Portaria nº 1.002, de 29 de setembro de 1967, disciplinando a relação entre as empresas e os estagiários, estabelecendo os direitos e as obrigações dos estagiários e das empresas.

A primeira lei tratando especifica e exclusivamente de estágio foi promulgada no final da década de 1970. A Lei nº 6.494, de 7 de dezembro de 1977, foi regulamentada pelo Decreto nº 87.497, em 18 de agosto de 1982. Após 30 anos de vigência, a Lei nº 6.494/77 foi revogada com a aprovação da Lei nº 11.788 pelo Congresso Nacional, que entrou em vigor a partir de 25 de setembro de 2008.

 

O que é o estágio?

De acordo com Malta, o estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. “O estágio não caracteriza vínculo de emprego de qualquer natureza, desde que observados os requisitos legais, não sendo devidos encargos sociais, trabalhistas e previdenciários. As atividades deverão ser compatíveis com a programação curricular do curso e com o que está previsto no termo de compromisso de estágio. Além disso, deve haver a progressão do nível de complexidade das atividades”, explicou.

 

Requisitos

O palestrante detalhou que o estagiário precisa ter a partir de 16 anos completos; ser estudante matriculado, frequentando cursos de nível médio, técnico ou superior, educação especial e anos finais do ensino fundamental do EJA. A carga horária deverá ser de, no máximo, 6 horas diárias e 30 horas semanais, podendo ser 8 horas diárias em cursos que alternam teoria e prática. “A duração do estágio, na mesma empresa concedente, não poderá exceder 2 anos, exceto quando se tratar de estagiário com deficiência. É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a um ano, período de recesso de 30 dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.”

 

Direitos

Conforme mostrou o supervisor de unidade, o estagiário tem direito a bolsa-auxílio, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais. “Em dias de provas, devidamente informados, a carga horária do estágio poderá ser reduzida à metade. Aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação responsabilidade da parte concedente de estágio.”

No entanto, o estagiário perde seu direito quando tranca sua matrícula, abandona o curso, transfere de instituição de ensino ou de curso, ou conclui o curso.

 

Vantagens e deveres

Para Malta, o estágio desenvolve competências, auxilia na iniciação profissional e no acesso a novas tecnologias, possibilita o ingresso no mercado de trabalho, promove um convívio empresarial e auxilia também nas despesas escolares.

Entre os deveres, ele cita a manutenção de vínculo ativo com a instituição do estágio, o recolhimento das assinaturas dos termos de estágio, o cumprimento da carga horária estipulada em contrato, e manutenção do gestor imediato atualizado quanto à execução das atividades.

“O estagiário deve ser assíduo e pontual no cumprimento das suas responsabilidades, manter absoluto sigilo sobre o conteúdo de documentos e de informações confidenciais relativos à empresa, utilizar, guardar e conservar, com todo cuidado, impressos e outros materiais de sua utilização, e otimizar o tempo e aplicar seus conhecimentos teóricos à realidade.

 

Dicas

No entendimento do palestrante, alguns detalhes são importantes no dia a dia do estágio. “Cumprimente diariamente seus superiores e demais colegas; colabore com as pessoas; preste atenção ao que estão falando e, em caso de dúvida, pergunte; se cometer algum erro, admita-o, corrija-o, aprenda com ele e procure não repeti-lo; cumpra o prometido ou avise assim que se sentir impossibilitado de fazê-lo; sempre verifique a qualidade de suas tarefas antes de passá-las adiante; procure aperfeiçoar sua comunicação oral e escrita; e não use gíria durante o seu dia a dia, a não ser em locais mais flexíveis.”

Encerrando, Malta abriu espaço para dúvidas e questionamentos. A palestra na íntegra pode ser conferida aqui.

 

Sobre o palestrante

Formado em Administração, com Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e mais experiência em liderança de equipes de atendimento e operações, Renato Malta atua com gerenciamento, planejamento, coordenação de projetos, treinamento e resolução de conflitos.




Outras Notícias

Fique por dentro


Fórum Municipal de Direito do Consumidor encerra programação de eventos da Câmara em março

31 de março de 2025

O curso “Proteção do Consumidor no Comércio Eletrônico, Internet e Redes Sociais”, promovido pela Escola do Legislativo (EL), foi realizado na tarde desta segunda-feira (31) no Plenário da Câmara, encerrando o calendário de eventos da Casa de Leis em março.   A atividade, transmitida ao vivo pe...


Câmara Municipal recebe curso sobre desafios e oportunidades para mulheres no mundo do trabalho

27 de março de 2025

Os desafios e as oportunidades para as mulheres no mundo do trabalho foram tema de curso realizado na tarde da quinta-feira (27), no Plenário da Câmara Municipal, organizado pela Escola do Legislativo em parceira com a Gerência de Gestão de Pessoal da Casa de Leis.   A atividade fez parte do Fó...


Inclusão das pessoas com síndrome de Down é abordada em curso da Escola do Legislativo

24 de março de 2025

Os direitos e a inclusão da pessoa com síndrome de Down foram abordados no curso “Trissomia do 21 – Síndrome de Down: Escolarização e Mercado de Trabalho”, realizado pela Escola do Legislativo na tarde de sexta-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, no Plenário da Câmara de Araraquara...


Curso sobre proteção do consumidor está com inscrições abertas

24 de março de 2025

Promovido pela Escola do Legislativo e em conformidade com o Fórum Municipal de Direito do Consumidor, o curso “Proteção do Consumidor no Comércio Eletrônico, Internet e Redes Sociais” acontecerá no dia 31 de março, das 13 às 16 horas, nas modalidades online e presencial, com realização no Plenár...


Curso da Escola do Legislativo aborda desafios e oportunidades para mulheres no mundo do trabalho

24 de março de 2025

Na quinta-feira (27), a partir das 13 horas, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realiza o curso “Construindo Equidade: Desafios e Oportunidades para Mulheres no Mundo do Trabalho".   Realizada em parceria com a Gerência de Gestão de Pessoal da Casa de Leis, a ativida...


Câmara realiza curso para promoção de autonomia de pessoas com Síndrome de Down

18 de março de 2025

Na sexta-feira (21), das 15 às 18 horas, acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara o curso “Trissomia do 21 – Síndrome de Down: Escolarização e Mercado de Trabalho”. O curso será ministrado por Camila Fernanda Ferreira da Silva, especialista em Síndrome de Down e Deficiência Intele...