Fone: (16) 3301-0600

Câmara e instituições de ensino assinam parceria para 10ª edição do Parlamento Jovem

Programa de formação política da Escola do Legislativo conta com participação de alunos das redes municipal, estadual e particular


Foi dada a ‘largada’ para o Parlamento Jovem de 2024, programa da Escola do Legislativo (EL) de formação política para a cidadania. Na tarde de segunda (10), no gabinete da Presidência da Câmara, ocorreu a assinatura do termo de parceria com as redes municipal e estadual de ensino e com escolas particulares.

O presidente da Câmara, Paulo Landim (PT), e a presidenta da EL, Luna Meyer (MDB), receberam as autoridades educacionais e agradeceram pela cooperação na realização do programa, que chega à 10ª edição. O Parlamento Jovem começa com 35 escolas: 20 estaduais, 12 municipais e três particulares. No decorrer do ano, 18 delas serão selecionadas para a fase final.

“Há muito preconceito e ideias muito errôneas sobre o que é, de fato, a política, o que o vereador faz, como funciona uma Prefeitura. O Parlamento Jovem vem no sentido de educar os jovens para que eles já saiam da escola sabendo como funciona a nossa política, entendendo como podem cobrar dela”, afirmou Luna.

A secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, destacou que promover a educação política é fortalecer a democracia. “A Escola do Legislativo é algo extremamente importante. Trabalhar com os nossos estudantes a questão da cidadania, o que significa uma propositura pública, o alcance, a abrangência e as dificuldades. Nós, da Secretaria da Educação, agradecemos a oportunidade”, disse.

Representando a dirigente regional de ensino, Cristiana de Moraes Benedito Lourenço Dias, esteve presente na assinatura do termo de parceria Eguyar Sudati, professora especialista em currículo (PEC) do Núcleo Pedagógico.

“Estamos com a Escola do Legislativo há muito tempo. Nós temos 20 escolas estaduais só no município de Araraquara. Acreditamos que todas vão participar. E os alunos gostam demais. Os conteúdos fazem parte do currículo do estado de São Paulo. A gente trabalha isso em sala de aula e vem fazer essa vivência aqui na Câmara”, destacou Eguyar.

Professor de Geografia no Colégio Objetivo, Carlos Florio fez agradecimentos pela existência do programa. “Como educador, vejo a importância dele para aproximar os estudantes do ‘fazer política’. Uma das coisas que mais impressiona os alunos é quando eles entram nos gabinetes para ver os vereadores trabalhando”, relatou.

Também estiveram presentes a coordenadora executiva de Políticas Educacionais, Márcia Costa; a coordenadora executiva de Educação Básica, Ana Beatris Lia Vaccari; a assistente administrativa Ana Cristina Cruz, representando o Externato Santa Terezinha; a coordenadora pedagógica Daiane Silva Acosta, representando o Colégio Natureza; e a equipe da Escola do Legislativo, formada pelos servidores Ana Paula Kuwana, Priscila Carvalho e Renato Kemotu.

 

Calendário

Houve uma alteração no desenvolvimento do programa em relação aos anos anteriores. Nesta edição, logo na primeira etapa do Parlamento Jovem, de março a junho, as escolas terão a opção de organizar uma visita técnica à Câmara para que os alunos conheçam o dia a dia dos vereadores. Ou, então, poderão optar por receber a equipe da EL para essa palestra aos alunos.

“Nós procuramos tornar o programa muito mais imersivo. Antes, a Escola do Legislativo ia até as escolas e fazia uma palestra. Agora, o maior número de escolas possível vai vir para a Câmara e fazer uma visita”, explicou Luna.

Depois disso, em junho, as escolas participantes indicarão dois alunos cada (um titular e outro suplente). As unidades de ensino passarão por um sorteio que irá definir quais serão as 18 selecionadas para a parte final do Parlamento Jovem.

Em agosto, os 36 estudantes sorteados passarão por um curso de formação política e uma oficina de elaboração de proposituras (projetos de lei, indicações e requerimentos). As iniciativas de autoria dos alunos serão encaminhadas à EL até 2 de setembro.

Estão agendados para 24 e 30 de outubro os ensaios com os estudantes que irão participar da sessão oficial do Parlamento Jovem, marcada para 31 de outubro, às 15 horas. Nos meses de novembro e dezembro, as proposituras aprovadas pelos alunos poderão ser incluídas na pauta das Sessões Ordinárias da Câmara e encaminhadas ao Poder Executivo.




Outras Notícias

Fique por dentro


Parlamento Jovem, cursos, palestras, podcasts: como foi o ano da Escola do Legislativo

20 de dezembro de 2024

Durante o ano de 2024, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara deu sequência a seu trabalho de formação cidadã e realizou fóruns municipais, cursos, palestras, podcasts e os projetos Parlamento Jovem e Visite a Câmara. Ao todo, 2.093 pessoas participaram dos eventos. No Pa...


Projeto Visite a Câmara recebeu quase 200 estudantes durante o ano

04 de dezembro de 2024

O projeto Visite a Câmara, da Escola do Legislativo (EL), recebeu 189 pessoas em 13 visitas realizadas durante este ano. São alunos de unidades de ensino e de aprendizagem profissional, além de representantes de instituições. Por meio da iniciativa, moradores de Araraquara podem conhecer a estru...


Curso sobre equidade racial é realizado em Fórum Municipal da Consciência Negra

29 de novembro de 2024

Encerrando as celebrações do Mês da Consciência Negra, foi realizado na quinta-feira (28), o curso “Desafios e Estratégias para Promover a Equidade Racial nas Organizações”, uma iniciativa da Escola do Legislativo (EL), em parceria com a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraq...


Vereadores eleitos para 2025 participam de curso promovido pela Escola do Legislativo

25 de novembro de 2024

Na tarde desta segunda-feira (25), a Escola do Legislativo (EL) de Araraquara realizou uma capacitação para vereadores eleitos de Araraquara, Américo Brasiliense e Matão, antecedendo a semana de treinamentos que será oferecida pela Diretoria Legislativa. Comandado pela professora, pesquisadora e...


Curso gratuito sobre equidade racial nas organizações está com inscrições abertas

22 de novembro de 2024

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Escola do Legislativo (EL) e a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraquara, realizam na quinta-feira (28), das 13 às 17 horas, o curso “Desafios e Estratégias para Promover a Equidade Racial nas Organizações”. O evento é gratuito e...


Câmara realiza curso para vereadores do mandato 2025 a 2028

22 de novembro de 2024

Com o objetivo de preparar os vereadores, tanto novos quanto reeleitos, para os desafios do mandato 2025 a 2028, a Escola do Legislativo (EL) promoverá, na segunda-feira (25), às 14 horas, o curso de Capacitação para Vereadores Eleitos, no Plenário da Casa de Leis (Rua São Bento, 887 – Centro). A...