Programa de formação política da Escola do Legislativo conta com participação de alunos das redes municipal, estadual e particular
Foi dada a ‘largada’ para o Parlamento Jovem de 2024, programa da Escola do Legislativo (EL) de formação política para a cidadania. Na tarde de segunda (10), no gabinete da Presidência da Câmara, ocorreu a assinatura do termo de parceria com as redes municipal e estadual de ensino e com escolas particulares.
O presidente da Câmara, Paulo Landim (PT), e a presidenta da EL, Luna Meyer (MDB), receberam as autoridades educacionais e agradeceram pela cooperação na realização do programa, que chega à 10ª edição. O Parlamento Jovem começa com 35 escolas: 20 estaduais, 12 municipais e três particulares. No decorrer do ano, 18 delas serão selecionadas para a fase final.
“Há muito preconceito e ideias muito errôneas sobre o que é, de fato, a política, o que o vereador faz, como funciona uma Prefeitura. O Parlamento Jovem vem no sentido de educar os jovens para que eles já saiam da escola sabendo como funciona a nossa política, entendendo como podem cobrar dela”, afirmou Luna.
A secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, destacou que promover a educação política é fortalecer a democracia. “A Escola do Legislativo é algo extremamente importante. Trabalhar com os nossos estudantes a questão da cidadania, o que significa uma propositura pública, o alcance, a abrangência e as dificuldades. Nós, da Secretaria da Educação, agradecemos a oportunidade”, disse.
Representando a dirigente regional de ensino, Cristiana de Moraes Benedito Lourenço Dias, esteve presente na assinatura do termo de parceria Eguyar Sudati, professora especialista em currículo (PEC) do Núcleo Pedagógico.
“Estamos com a Escola do Legislativo há muito tempo. Nós temos 20 escolas estaduais só no município de Araraquara. Acreditamos que todas vão participar. E os alunos gostam demais. Os conteúdos fazem parte do currículo do estado de São Paulo. A gente trabalha isso em sala de aula e vem fazer essa vivência aqui na Câmara”, destacou Eguyar.
Professor de Geografia no Colégio Objetivo, Carlos Florio fez agradecimentos pela existência do programa. “Como educador, vejo a importância dele para aproximar os estudantes do ‘fazer política’. Uma das coisas que mais impressiona os alunos é quando eles entram nos gabinetes para ver os vereadores trabalhando”, relatou.
Também estiveram presentes a coordenadora executiva de Políticas Educacionais, Márcia Costa; a coordenadora executiva de Educação Básica, Ana Beatris Lia Vaccari; a assistente administrativa Ana Cristina Cruz, representando o Externato Santa Terezinha; a coordenadora pedagógica Daiane Silva Acosta, representando o Colégio Natureza; e a equipe da Escola do Legislativo, formada pelos servidores Ana Paula Kuwana, Priscila Carvalho e Renato Kemotu.
Calendário
Houve uma alteração no desenvolvimento do programa em relação aos anos anteriores. Nesta edição, logo na primeira etapa do Parlamento Jovem, de março a junho, as escolas terão a opção de organizar uma visita técnica à Câmara para que os alunos conheçam o dia a dia dos vereadores. Ou, então, poderão optar por receber a equipe da EL para essa palestra aos alunos.
“Nós procuramos tornar o programa muito mais imersivo. Antes, a Escola do Legislativo ia até as escolas e fazia uma palestra. Agora, o maior número de escolas possível vai vir para a Câmara e fazer uma visita”, explicou Luna.
Depois disso, em junho, as escolas participantes indicarão dois alunos cada (um titular e outro suplente). As unidades de ensino passarão por um sorteio que irá definir quais serão as 18 selecionadas para a parte final do Parlamento Jovem.
Em agosto, os 36 estudantes sorteados passarão por um curso de formação política e uma oficina de elaboração de proposituras (projetos de lei, indicações e requerimentos). As iniciativas de autoria dos alunos serão encaminhadas à EL até 2 de setembro.
Estão agendados para 24 e 30 de outubro os ensaios com os estudantes que irão participar da sessão oficial do Parlamento Jovem, marcada para 31 de outubro, às 15 horas. Nos meses de novembro e dezembro, as proposituras aprovadas pelos alunos poderão ser incluídas na pauta das Sessões Ordinárias da Câmara e encaminhadas ao Poder Executivo.
Publicado em: 13 de março de 2024
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Durante o ano de 2024, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara deu sequência a seu trabalho de formação cidadã e realizou fóruns municipais, cursos, palestras, podcasts e os projetos Parlamento Jovem e Visite a Câmara. Ao todo, 2.093 pessoas participaram dos eventos. No Pa...
O projeto Visite a Câmara, da Escola do Legislativo (EL), recebeu 189 pessoas em 13 visitas realizadas durante este ano. São alunos de unidades de ensino e de aprendizagem profissional, além de representantes de instituições. Por meio da iniciativa, moradores de Araraquara podem conhecer a estru...
Encerrando as celebrações do Mês da Consciência Negra, foi realizado na quinta-feira (28), o curso “Desafios e Estratégias para Promover a Equidade Racial nas Organizações”, uma iniciativa da Escola do Legislativo (EL), em parceria com a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraq...
Na tarde desta segunda-feira (25), a Escola do Legislativo (EL) de Araraquara realizou uma capacitação para vereadores eleitos de Araraquara, Américo Brasiliense e Matão, antecedendo a semana de treinamentos que será oferecida pela Diretoria Legislativa. Comandado pela professora, pesquisadora e...
Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Escola do Legislativo (EL) e a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraquara, realizam na quinta-feira (28), das 13 às 17 horas, o curso “Desafios e Estratégias para Promover a Equidade Racial nas Organizações”. O evento é gratuito e...
Com o objetivo de preparar os vereadores, tanto novos quanto reeleitos, para os desafios do mandato 2025 a 2028, a Escola do Legislativo (EL) promoverá, na segunda-feira (25), às 14 horas, o curso de Capacitação para Vereadores Eleitos, no Plenário da Casa de Leis (Rua São Bento, 887 – Centro). A...
O conteúdo do Portal da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.