Abertura aconteceu na tarde da terça-feira (2) com a presenças das mulheres homenageadas
Até o dia 15 de abril, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara disponibiliza a exposição “Mulheres Inspiradoras: Trajetórias de Sucesso – Edição 2024”. A atividade, que teve sua abertura na tarde da terça-feira (2), faz parte do Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência, instituído pela Resolução nº 527/2023, com o objetivo de promover o debate, o desenvolvimento e o reconhecimento das mulheres no campo do empreendedorismo e da ciência.
No entendimento da presidenta do Mulheres Empreendedoras de Araraquara (MEA), Neia Castagini, o reconhecimento traz crescimento. “A gente vivencia isso no nosso movimento o tempo todo. Agradeço essa dádiva de hoje, esse momento histórico para todas nós aqui.”
Para a vereadora Luna Meyer (MDB), presidenta da Escola do Legislativo (EL) e autora da proposta juntamente com as vereadoras Filipa Brunelli (PT) e Fabi Virgílio (PT) e o vereador Alcindo Sabino (PT), cada história fala de mulheres que tiveram que superar os mais diversos obstáculos para chegarem aonde estão hoje; “Essas histórias são, acima de tudo, educativas. Nosso propósito como Escola é, além de homenagear, educar os cidadãos, mostrar que isso é possível, que as mulheres têm voz tanto no empreendedorismo como na ciência. Temos que visibilizar para as pessoas que elas estão aí sendo exemplo.”
Já para a vice-presidenta da EL, vereadora Fabi Virgílio, o grupo MEA tem se consolidado, conseguindo compreender uma demanda importante da cidade. “Espero que a gente consiga fazer isso com outras parcelas da sociedade. O evento ‘Quilombo Rosa’ foi um grande passo para que a gente pudesse ver a realidade de mulheres que são tão distintas, mas que são tão iguais.”
O presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Landim (PT), marcou presença no evento e parabenizou as mulheres homenageadas.
Também participaram da solenidade os vereadores Carlão do Joia (MDB), Edson Hel (PV), Gerson da Farmácia (MDB) e Rafael de Angeli (Republicanos), os servidores da Escola do Legislativo Ana Paula Kuwana e Renato Kemotu, além das homenageadas Daniela Raphael, Ariane Basso, Emilia Shimozaka, Nadja Karina, Sandra Piva, Cristina Cacheta e Valéria Marcheti.
A exposição
A “Mulheres Empreendedoras”, poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, no saguão da Câmara Municipal de Araraquara, até o dia 15 de abril.
Sobre o Fórum
O Fórum tem como propostas criar um espaço de troca e de visibilidade para as conquistas e desafios enfrentados por mulheres empreendedoras e cientistas; fomentar a educação e capacitação em temas como gestão de negócios, inovação e desenvolvimento científico para mulheres; e incentivar o networking entre mulheres profissionais desses setores, contribuindo para a diminuição da desigualdade de gênero no mercado de trabalho e na academia.
O evento pode compreender mesas redondas, encontros, podcasts, webinars, textos e postagens informativas, cursos, oficinas, palestras, desenvolvimento de cartilhas e quaisquer outros eventos que cumpram os objetivos do fórum. Importante destacar que as despesas decorrentes da execução da resolução correm à conta das dotações orçamentárias próprias da Câmara Municipal de Araraquara, suplementadas se necessário.
Publicado em: 04 de abril de 2024
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Na tarde desta quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizada pela Escola do Legislativo (EL). Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (...
A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (CID), Manual Diagnóstico e Est...
Foi encerrado na tarde da sexta-feira (29), no Plenário da Câmara Municipal, o ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) que integra o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)”, criado em 2024....
Educação, neurodiversidade e inclusão são os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) iniciado na quinta-feira (28) no Plenário da Câmara Municipal. As atividades integram o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e...
Alunos de 20 escolas da rede pública estadual e municipal estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (27) no Plenário da Câmara para a realização do último encontro da 2ª fase do programa “Parlamento Jovem”. Acompanhados de pais e professores, 40 estudantes do 9º do Ensino Fundamental par...
Iniciada em maio, a edição do Parlamento Jovem (PJ) de 2025 chegou à segunda fase do projeto com a realização do “Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo”, nesta quarta-feira (20). Alunos e professores de 13 instituições de ensino se reuniram no Plenário da Câmara para o primeiro dia de for...
O conteúdo do Portal da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.