Fone: (16) 3301-0600

Escola do Legislativo da Câmara promove curso sobre TDAH

Durante mais de quatro horas, palestrantes realizaram uma abordagem ampla sobre o assunto e tiraram dúvidas dos participantes


Com 350 inscrições online e presencial, aconteceu, na manhã de quarta-feira (24), no Plenário da Câmara, o curso “TDAH - Introdução ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade", com os palestrantes Lucas Perches e July Casper. A iniciativa é da Escola do Legislativo da Câmara e contou com a presença de educadores, psicólogos e profissionais de outras áreas que posteriormente receberão certificado de participação do curso.

Mestre em Psicologia, neuropsicólogo e especialista em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, Lucas Perches falou sobre os primeiros registros históricos do TDAH, no primeiro módulo do curso, denominado “Compreendendo o TDAH”. “Na década de 70, o termo TDA surge. Não havia o “H” que simboliza a hiperatividade e existia uma descrição vaga dos transtornos mentais. Somente a partir da década de 80, o que se chamava Disfunção Cerebral Mínima III significava uma tentativa de buscar mais características sobre o transtorno e fazer uma categorização dos sintomas. O boom da conscientização aconteceu a partir dos anos 2000, quando os critérios passaram a ser mais organizados e discutidos.  Antes disso, crianças não eram diagnosticadas com TDAH”, resume Perches.

Considerado um transtorno neurobiológico, o TDAH é caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Segundo a pedagoga, psicopedagoga clínica e doutoranda em Psicologia Escolar, July Casper, o TDAH é reconhecido como um problema médico-social importante, sendo caracterizado por alterações dos sistemas motores perceptivos, cognitivos e do comportamento, comprometendo a aprendizagem de crianças com potencial intelectual adequado.

“Todas as pessoas, indivíduos possuem desvios de atenção, mas não é porque temos desvios que vamos ter déficit atencional. O TDAH tem uma prevalência na infância e, principalmente, durante a entrada para o ensino formal quando são percebidos relatos de professores e dos pais sobre a demanda de recrutamento atencional e de maior controle do comportamento da criança”, ressalta July.

A palestrante alerta sobre o uso excessivo de telas e a exaustão provocada pela Síndrome de Burnout, que são confundidos com os sintomas de TDAH, uma vez que esses sinais são bem parecidos com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

“Prestar atenção ao contexto. Se algumas circunstâncias são mais divertidas, estão sendo oferecidos recompensa ou controle do ambiente, os sintomas do TDAH podem ser diminuídos”, pontua a palestrante.

Outro dado importante apresentado durante o curso diz respeito à estimativa de que mais da metade dos indivíduos diagnosticados com esse transtorno continuem apresentando sintomas na vida adulta, impactando negativamente áreas como a vida acadêmica, afetiva, profissional e social.

“O TDAH não tem cura, mas tem boas respostas a remédios, à psicoterapia (abordagem cognitivo comportamental) e à reabilitação cognitiva. Como existem níveis de TDAH, leve, moderado e grave, tem que existir a necessidade de apoio que o indivíduo precisa na escola ou na faculdade”, afirma July.

O curso abordou também módulos sobre métodos de avaliação - entrevistas, questionários, testes neuropsicológicos, papel dos profissionais na avaliação - psicólogos, psiquiatras, neurologistas e desafios no diagnóstico diferencial; abordagens farmacológicas, terapias comportamentais e psicossociais, estratégias educacionais, adaptações na sala de aula e intervenções complementares, além de apresentar estudos de caso, discussão em grupo sobre estratégias de intervenção e compartilhamento de experiências dos participantes.

Para finalizar a apresentação a dupla de palestrantes deixou a seguinte mensagem: “ter TDAH significa que você enxerga o mundo de uma maneira única. Use essa perspectiva para criar, inovar e inspirar. Suas diferenças podem trazer dificuldade, mas também são a chave para o seu sucesso”.

Saiba mais

O curso foi gratuito e aberto ao público em geral, que pôde participar presencialmente, no Plenário da Casa de Leis, ou de forma virtual, registrando sua manifestação ou pergunta durante a transmissão do evento, no Facebook ou no YouTube da Câmara Municipal. O evento deu direito a certificado emitido pela EL.

 

Sobre a Escola do Legislativo (EL)

A Escola do Legislativo de Araraquara é uma instituição comprometida com a formação cidadã e a promoção da democracia. Através de uma série de programas e eventos educativos, a escola visa a fortalecer a conexão entre os cidadãos e o Legislativo, promovendo a participação ativa na vida política local. Com uma abordagem baseada na inclusão e no diálogo, a Escola do Legislativo de Araraquara trabalha para criar uma comunidade mais informada e engajada.

 




Outras Notícias

Fique por dentro


Escola do Legislativo disponibiliza curso gratuito sobre TDAH na modalidade EAD

05 de setembro de 2024

A Escola do Legislativo (EL) informa aos interessados no curso gratuito “TDAH – Introdução ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade” que não puderam participar da iniciativa presencialmente ou remotamente, no dia 24 de julho, a oportunidade de fazer o curso na modalidade EAD, com cert...


Olhares sobre Araraquara: podcast traz conversa sobre como valorizar a cidade

04 de setembro de 2024

Em comemoração ao aniversário da cidade, está no ar o 13º episódio do Podcast da Escola do Legislativo, “Olhares sobre Araraquara”, com a participação de Nádia Pizzolitto, coordenadora do curso Técnico em Guia de Turismo e do Núcleo de Atividades Turísticas da Universidade de Araraquara (Uniara),...


Curso 'Altas Habilidades e Superdotação' aborda importância da identificação precoce

02 de setembro de 2024

A fim de proporcionar aos participantes a compreensão dos conceitos sobre altas habilidades e superdotação, abordando características, métodos de identificação e avaliação, além de estratégias educacionais para atender às demandas desses alunos, a Escola do Legislativo de Araraquara promoveu o cu...


Alunos participantes do Parlamento Jovem passam por curso sobre Poder Legislativo

09 de agosto de 2024

Os alunos que serão “vereadores por um dia” na sessão do programa Parlamento Jovem, marcada para o final de outubro, participaram de um curso e oficina sobre o Poder Legislativo. A atividade de formação foi realizada pela Escola do Legislativo (EL), no Plenário da Câmara Municipal, na tarde de qu...


Curso gratuito 'Altas Habilidades e Superdotação' está com inscrições abertas

07 de agosto de 2024

A Escola do Legislativo de Araraquara está com inscrições abertas para o curso gratuito “Altas Habilidades e Superdotação – Conceitos, Identificação e Estratégias Educacionais”, com os palestrantes Lucas Perches (psicólogo) e Patrícia Contreras (educadora especial). Com duração de 4 horas, o even...


Alunos de 13 escolas públicas de Araraquara participaram do PJ 2024 em maio

13 de junho de 2024

Os encontros do Parlamento Jovem (PJ) 2024 “Conhecendo o Legislativo” estão a todo vapor. Somente no mês de maio deste ano, 13 escolas públicas de Araraquara participaram do programa de formação política para a cidadania da Escola do Legislativo (EL) da Câmara. Diferentemente de anos anteriores,...