Fone: (16) 3301-0600

Escola do Legislativo da Câmara promove curso sobre TDAH

Durante mais de quatro horas, palestrantes realizaram uma abordagem ampla sobre o assunto e tiraram dúvidas dos participantes


Com 350 inscrições online e presencial, aconteceu, na manhã de quarta-feira (24), no Plenário da Câmara, o curso “TDAH - Introdução ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade", com os palestrantes Lucas Perches e July Casper. A iniciativa é da Escola do Legislativo da Câmara e contou com a presença de educadores, psicólogos e profissionais de outras áreas que posteriormente receberão certificado de participação do curso.

Mestre em Psicologia, neuropsicólogo e especialista em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, Lucas Perches falou sobre os primeiros registros históricos do TDAH, no primeiro módulo do curso, denominado “Compreendendo o TDAH”. “Na década de 70, o termo TDA surge. Não havia o “H” que simboliza a hiperatividade e existia uma descrição vaga dos transtornos mentais. Somente a partir da década de 80, o que se chamava Disfunção Cerebral Mínima III significava uma tentativa de buscar mais características sobre o transtorno e fazer uma categorização dos sintomas. O boom da conscientização aconteceu a partir dos anos 2000, quando os critérios passaram a ser mais organizados e discutidos.  Antes disso, crianças não eram diagnosticadas com TDAH”, resume Perches.

Considerado um transtorno neurobiológico, o TDAH é caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Segundo a pedagoga, psicopedagoga clínica e doutoranda em Psicologia Escolar, July Casper, o TDAH é reconhecido como um problema médico-social importante, sendo caracterizado por alterações dos sistemas motores perceptivos, cognitivos e do comportamento, comprometendo a aprendizagem de crianças com potencial intelectual adequado.

“Todas as pessoas, indivíduos possuem desvios de atenção, mas não é porque temos desvios que vamos ter déficit atencional. O TDAH tem uma prevalência na infância e, principalmente, durante a entrada para o ensino formal quando são percebidos relatos de professores e dos pais sobre a demanda de recrutamento atencional e de maior controle do comportamento da criança”, ressalta July.

A palestrante alerta sobre o uso excessivo de telas e a exaustão provocada pela Síndrome de Burnout, que são confundidos com os sintomas de TDAH, uma vez que esses sinais são bem parecidos com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

“Prestar atenção ao contexto. Se algumas circunstâncias são mais divertidas, estão sendo oferecidos recompensa ou controle do ambiente, os sintomas do TDAH podem ser diminuídos”, pontua a palestrante.

Outro dado importante apresentado durante o curso diz respeito à estimativa de que mais da metade dos indivíduos diagnosticados com esse transtorno continuem apresentando sintomas na vida adulta, impactando negativamente áreas como a vida acadêmica, afetiva, profissional e social.

“O TDAH não tem cura, mas tem boas respostas a remédios, à psicoterapia (abordagem cognitivo comportamental) e à reabilitação cognitiva. Como existem níveis de TDAH, leve, moderado e grave, tem que existir a necessidade de apoio que o indivíduo precisa na escola ou na faculdade”, afirma July.

O curso abordou também módulos sobre métodos de avaliação - entrevistas, questionários, testes neuropsicológicos, papel dos profissionais na avaliação - psicólogos, psiquiatras, neurologistas e desafios no diagnóstico diferencial; abordagens farmacológicas, terapias comportamentais e psicossociais, estratégias educacionais, adaptações na sala de aula e intervenções complementares, além de apresentar estudos de caso, discussão em grupo sobre estratégias de intervenção e compartilhamento de experiências dos participantes.

Para finalizar a apresentação a dupla de palestrantes deixou a seguinte mensagem: “ter TDAH significa que você enxerga o mundo de uma maneira única. Use essa perspectiva para criar, inovar e inspirar. Suas diferenças podem trazer dificuldade, mas também são a chave para o seu sucesso”.

Saiba mais

O curso foi gratuito e aberto ao público em geral, que pôde participar presencialmente, no Plenário da Casa de Leis, ou de forma virtual, registrando sua manifestação ou pergunta durante a transmissão do evento, no Facebook ou no YouTube da Câmara Municipal. O evento deu direito a certificado emitido pela EL.

 

Sobre a Escola do Legislativo (EL)

A Escola do Legislativo de Araraquara é uma instituição comprometida com a formação cidadã e a promoção da democracia. Através de uma série de programas e eventos educativos, a escola visa a fortalecer a conexão entre os cidadãos e o Legislativo, promovendo a participação ativa na vida política local. Com uma abordagem baseada na inclusão e no diálogo, a Escola do Legislativo de Araraquara trabalha para criar uma comunidade mais informada e engajada.

 




Outras Notícias

Fique por dentro


Câmara realiza palestra sobre LGPD e a importância da proteção de dados pessoais

11 de novembro de 2024

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e fornecer ferramentas para que as pessoas possam ter a privacidade de seus dados resguardada, a Escola do Legislativo de Araraquara (EL) realizou, na manhã desta segunda-fei...


Escola do Legislativo lança podcast sobre os desafios do envelhecimento no Brasil

07 de novembro de 2024

O crescimento acelerado da população idosa é realidade no Brasil. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2030, haverá mais brasileiros com idade superior a 60 anos do que crianças. Dados de 2022 apontam que o país tem 22 milhões de pessoas com 65 anos. A...


Sessão do Parlamento Jovem encerra atividades do projeto em 2024

01 de novembro de 2024

Iniciada em abril de 2024, a 10ª edição do Parlamento Jovem (PJ) chegou ao fim com a realização da Sessão Oficial na tarde da quinta-feira (31). O projeto, organizado pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara, contou, com a participação de 35 escolas e mais de 900 alunos d...


Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será nesta quinta-feira (31)

29 de outubro de 2024

A Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será realizada nesta quinta-feira (31), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo Facebook e pelo YouTube. Os estudantes e “vereadores por um dia” irão apresentar, debater e votar...


Escolas participam de primeiro ensaio para sessão oficial do Parlamento Jovem 2024

25 de outubro de 2024

O primeiro ensaio para a sessão oficial do Parlamento Jovem 2024 aconteceu na tarde da quinta-feira (24), no Plenário da Câmara Municipal, com a presença de alunos e professores de 18 escolas da cidade. Além de participarem de atividades conduzidas pelos servidores que integram a equipe da Escol...


Escola do Legislativo sorteia vereadores que apadrinharão projetos do Parlamento Jovem

22 de outubro de 2024

Foi realizado no Plenário da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (22), o sorteio dos vereadores e vereadoras que serão padrinhos e madrinhas dos alunos participantes do Parlamento Jovem (PJ) em 2024. A atividade foi conduzida pela vereadora Luna Meyer (MDB), presidenta da Escola do Legi...