Evento fez parte do Fórum Municipal da Educação e apresentou os principais aspectos da lei, esclarecendo direitos, deveres e oportunidades
Dentro das atividades do Fórum Municipal da Educação, a Escola do Legislativo realizou na tarde desta quinta-feira (24), a palestra “Lei do Jovem Aprendiz: Oportunidades, Direitos e Responsabilidades”, com o objetivo de apresentar os principais aspectos da Lei do Jovem Aprendiz, esclarecendo seus direitos, deveres e as oportunidades oferecidas pelo programa.
Durante a palestra, ministrada pelo supervisor do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Renato Malta, foram abordados temas como o funcionamento da aprendizagem profissional, os requisitos para participação, os benefícios para a formação e inserção no mercado de trabalho, além das responsabilidades das empresas.
Realizado no Dia Nacional do Jovem Aprendiz, o evento buscou capacitar os participantes com conhecimentos essenciais para que possam ingressar no mundo do trabalho de forma consciente e segura, aproveitando ao máximo as oportunidades do primeiro emprego.
Segundo o palestrante, uma grande porcentagem consegue se inserir no mercado de trabalho posteriormente. Ainda de acordo com ele, em 2024, o número de jovens aprendizes contratados no Brasil chegou à marca de 647 mil. “A Lei do Jovem Aprendiz contribui para a redução da evasão escolar e para a permanência dos jovens nas instituições de ensino. Além disso, tem um impacto positivo na renda familiar, especialmente em famílias de baixa renda.”
Malta pontuou ainda que o programa contribui para a redução do desemprego, para a promoção da cidadania entre os jovens, para o combate ao trabalho infantil, com a formalização dos contratos a partir de 14 anos, além de incentivar a formação profissional e o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais nos jovens aprendizes.
A palestra, realizada apenas na modalidade presencial, rendeu certificado aos participantes.
O Programa
O Jovem Aprendiz visa a inserir adolescentes e jovens no mundo do trabalho, oferecendo capacitação que desenvolve competências socioemocionais, comportamentais e técnicas. Destinado a jovens de 14 a 24 anos (sem limite de idade para pessoas com deficiência) que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Médio, ou tenham concluído o Ensino Médio (escola pública ou particular).
O contrato de aprendizagem é um contrato de trabalho especial e temporário, exigindo anotação na Carteira de Trabalho, matrícula e frequência escolar. O programa combina teoria e prática.
Fórum Municipal da Educação
Criado em dezembro de 2023, o Fórum foi criado com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma sociedade informada, crítica e ativa, podendo debater políticas públicas, programas municipais e estratégias de inovação no ensino; divulgar informações, pesquisas e legislações nacionais, estaduais e municipais pertinentes ao tema da educação; promover ações educativas que visem à melhoria da qualidade do ensino e à inclusão educacional; e fomentar a discussão sobre os desafios, inovações e perspectivas para a educação em Araraquara.
Planejado para ser realizado anualmente no mês de abril, o Fórum pode compreender grupos de estudo, palestras, seminários, produção de vídeos educativos e quaisquer outros eventos que cumpram seus objetivos.
Eventuais despesas correm à conta das dotações orçamentárias próprias da Câmara Municipal de Araraquara, suplementadas se necessário.
Sobre o palestrante
Renato Malta é pós-graduado em Gestão de Pessoas, atuando há mais de 24 anos na formação e inserção do jovem ao mercado de trabalho por meio de programas de estágio e aprendizagem em diversas regionais do CIEE de Ribeirão Preto, Marília, Sorocaba, Araraquara e Piracicaba.
Publicado em: 24 de abril de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Na tarde desta quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizada pela Escola do Legislativo (EL). Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (...
A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (CID), Manual Diagnóstico e Est...
Foi encerrado na tarde da sexta-feira (29), no Plenário da Câmara Municipal, o ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) que integra o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)”, criado em 2024....
Educação, neurodiversidade e inclusão são os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) iniciado na quinta-feira (28) no Plenário da Câmara Municipal. As atividades integram o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e...
Alunos de 20 escolas da rede pública estadual e municipal estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (27) no Plenário da Câmara para a realização do último encontro da 2ª fase do programa “Parlamento Jovem”. Acompanhados de pais e professores, 40 estudantes do 9º do Ensino Fundamental par...
Iniciada em maio, a edição do Parlamento Jovem (PJ) de 2025 chegou à segunda fase do projeto com a realização do “Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo”, nesta quarta-feira (20). Alunos e professores de 13 instituições de ensino se reuniram no Plenário da Câmara para o primeiro dia de for...
O conteúdo do Portal da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.