Evento ocorreu no Plenário da Câmara na tarde desta segunda-feira (16)
Na tarde desta segunda-feira (16), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, a Escola do Legislativo (EL) realizou o minicurso “Entenda a sigla LGBTQIAPN+”.
O evento gratuito fez parte do “Fórum Municipal de Diversidade e Cidadania LGBTQIA+”, criado em 2023 para promover o reconhecimento, a inclusão e os direitos da comunidade LGBTQIA+.
Realizado apenas na modalidade presencial, a formação apresentou ao público o conceito da sigla LGBTQIAPN+ por meio de uma abordagem histórica, com ênfase na distinção entre as categorias de sexo, gênero e orientação sexual.
O primeiro palestrante foi o professor da Unesp/FCLAr Antonio Ianni Segatto, que explicou mais sobre a sigla e destacou que o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ é celebrado em 28 de junho em memória da Revolta de Stonewall, que ocorreu em 1969 em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
“A sigla agrega diferentes tipos de identidades: uma designação de sexo (intersexo), a identidade de gênero (transgêneros, travestis e não binários) e a orientação sexual (lésbicas, gays, bissexuais, assexuais e pansexuais)”, pontuou o professor.
Lembrou ainda que o psicólogo e sexólogo John Money foi o primeiro teórico a utilizar o termo “gênero” no sentido de relacioná-lo às diferenças entre o sexo anatômico e o que ele considerava o sexo psicológico.
A mestranda em Ciências Sociais na Unesp/FCLAr Leticia Thais da Silva citou Simone de Beauvoir no livro “O segundo sexo”, de 1949, em que a autora diz que “Não se nasce mulher, torna-se”.
Destacou ainda Judith Butler: “A performatividade não é um ato singular, mas uma repetição e um ritual, que alcança seus efeitos por meio de sua naturalização no contexto de um corpo”. Explicou o entendimento da autora como o gênero sendo uma experimentação do corpo. “Não somos nosso gênero, fazemos o tempo todo, 24 horas por dia. Determinações são fluidas, fazemos todos os dias os nossos gêneros.”
Leticia apontou também resistências e associações ao longo da história, como os grupos Somos, Galf, ABGLT, Gapa e Astral.
A “era farmacopornográfica”, termo utilizado por Paul B. Preciado, foi a abordagem da graduanda em Ciências Sociais na Unesp/FCLAr Hilda Catharina Ruggiero Amaral. “Hoje em dia somos perfeitamente moldáveis pela farmacologia e pela medicina.” Ela encerrou destacando aos principais representantes da sigla nos dias atuais.
O encontro teve ainda um espaço de bate-papo para discussões e tira-dúvidas.
Todos os participantes da atividade que assinaram a lista de presença receberão certificado.
Sobre o Fórum
O Fórum Municipal de Diversidade e Cidadania LGBTQIA+ busca debater e propor políticas públicas voltadas para a diversidade e cidadania LGBTQIA+, com ênfase especial no combate à LGBTfobia; promover conhecimento e conscientização sobre questões de orientação sexual, identidade de gênero, e os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIA+, incluindo a alta incidência de suicídio e a dificuldade de inserção no mercado de trabalho; incentivar a adoção de práticas inclusivas e o respeito à diversidade em todos os setores da sociedade; e divulgar e promover o acesso às políticas públicas existentes em Araraquara e no Brasil para a população LGBTQIA+.
O Fórum deve ser realizado anualmente no mês de junho e pode compreender palestras, seminários, grupos de estudo, mesas redondas, cursos, workshops e quaisquer outros eventos que cumpram os objetivos do fórum.
Publicado em: 16 de junho de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Na tarde desta quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizada pela Escola do Legislativo (EL). Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (...
A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (CID), Manual Diagnóstico e Est...
Foi encerrado na tarde da sexta-feira (29), no Plenário da Câmara Municipal, o ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) que integra o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)”, criado em 2024....
Educação, neurodiversidade e inclusão são os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) iniciado na quinta-feira (28) no Plenário da Câmara Municipal. As atividades integram o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e...
Alunos de 20 escolas da rede pública estadual e municipal estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (27) no Plenário da Câmara para a realização do último encontro da 2ª fase do programa “Parlamento Jovem”. Acompanhados de pais e professores, 40 estudantes do 9º do Ensino Fundamental par...
Iniciada em maio, a edição do Parlamento Jovem (PJ) de 2025 chegou à segunda fase do projeto com a realização do “Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo”, nesta quarta-feira (20). Alunos e professores de 13 instituições de ensino se reuniram no Plenário da Câmara para o primeiro dia de for...
O conteúdo do Portal da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.