Fone: (16) 3301-0600

Parlamento Jovem encerra primeira etapa nas escolas alterando clichês da política




Com a proposta de criar uma consciência política aos futuros eleitores e mudar paradigmas e preconceitos de um senso comum enraizado por uma sociedade muitas vezes alienada, o segundo ano do Projeto Parlamento Jovem, realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, encerrou na última semana de março sua primeira etapa, o Curso de Formação Política, com os estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental. Nesse ano, o Projeto conta com a parceria de 34 escolas da rede municipal, da estadual e da particular.

A edição de 2015 tem algumas alterações: além das aulas para o Ensino Fundamental, o Parlamento Jovem avançará também para o Ensino Médio no segundo semestre. Ao longo do mês de Abril estão acontecendo as Oficinas nas escolas. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre o trabalho do vereador. E ter uma experiência, ainda em sala, de elaborar um projeto de lei, um requerimento ou uma indicação. A partir disso, 18 alunos selecionados terão a possibilidade de participar do Parlamento Jovem no Plenário da Câmara Municipal.

Para a estudante da Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA), Bruna Gabriele do Nascimento, os jovens de hoje serão o futuro da política e dos eleitores, por isso é importante discernir que a cobrança vai muito além dos vereadores e do prefeito. “Temos que cobrar também das pessoas por trás deles e que desconhecemos.” Já Paola Marine acredita que o curso ensina a não julgar antes de conhecer os bastidores do processo eleitoral.

A colega Carolina Santos destaca ser comum o eleitor eleger um candidato sem conhecimento sequer das suas propostas. “Aprendemos sobre os bastidores de uma eleição e como surge a vitória. A maioria das pessoas não sabe da importância do voto porque os eleitos estão lá para ser a nossa voz”, avalia a estudante Nicole Caetano.

A diretora acadêmica da Escola do Legislativo explica que o projeto aposta na capacidade de despertar nos alunos o interesse pela política, levando a eles conhecimentos que deveriam fazer parte do repertório de todo cidadão. “Nas aulas mostramos como funciona o processo legislativo, o significado de uma democracia representativa e outras ideias semelhantes pensadas de uma forma bastante didática para serem repassadas aos estudantes.”  Já para a diretora Presidente da Escola, vereadora Edna Martins (PV), "O que queremos é expor o que significa falar em corrupção e ensinar como funciona o poder legislativo para os jovens”.

Na opinião da coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) "Olga Ferreira de Campos", no Jardim Universal, Rita de Cássia Ferreira, o projeto permite que os alunos entendam o funcionamento do jogo da política e levem as informações para a sua vida. “Conseguir repassar para os pais e familiares, mas principalmente eles poderão exercer a sua cidadania de uma maneira mais qualificada.”

“Eu pensava ser uma coisa, mas pelo que aprendi é bem diferente: nem todos os políticos são corruptos”, diz a estudante de 14 anos Natieli Cristina Lara Domiciano. Colega de turma, Wenes Mercês dos Santos já poderá votar nas próximas eleições e sua opinião também mudou sobre o processo eleitoral. “Cada um tem a sua parte e agora dá pra entender melhor o que passa na televisão”, destaca a jovem Tamiris Raiane da Silva. “É importante saber escolher porque alguns só querem o nosso dinheiro, enquanto outros buscam o bem da população”, frisa o estudante de 15 anos, Matheus Pereira Costa.

O docente e pesquisador do Laboratório de Política e Governo da Unesp, Bruno Souza da Silva, avalia que parte dos jovens tem muito descrédito na política devido a esse contexto político conturbado, por isso, durante as aulas, os professores do Projeto Parlamento Jovem buscam convencer os alunos de que a política é uma atividade fundamental para a vida em sociedade. “Se desprezarmos e não nos envolvermos, enfim, não reconhecermos o seu valor, corremos o risco de abrir para outros tipos de relações mais autoritárias que envolvam muito interesse pessoal e pouca capacidade de negociação.”

Professora de inglês da Escola Pueri Domus, uma das instituições particulares envolvidas com o Parlamento Jovem, Sandra Helena Perez, vê como importante a iniciativa levando aos jovens um conteúdo didático preparando-os para as eleições e a sua participação enquanto cidadão. “Os alunos vêm com essas informações, mas sem um conhecimento prévio e esse trabalho vem no sentido de dar suporte e conhecimento para configurar algo mais aprofundado”, enfatiza a Coordenadora do Ensino Fundamental 2, do Pueri, Maria Isabel da Costa Lorenzeti.

Essa, inclusive, foi a visão da estudante de 13 anos, Luiza Veronezi Poletto. Ela tinha conhecimentos básicos sobre o tema, mas descobriu que a política não se resume a Brasília. “Precisamos escolher bem porque tudo influencia nas nossas vidas.” Já o jovem Saintclair Natalini de Oliveira, se interessou pela divisão de poderes. “É interessante saber o que eles fazem para tomarmos a decisão correta quando formos escolher os representantes.”




Outras Notícias

Fique por dentro


Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em palestra realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara na tarde da quarta-feira (17). Intit...


Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fórum Municipal Abril Azul – Conscientização do Autismo. O podcast recebe a coordenadora executiva de...


Parlamento Jovem 2024: projeto da Escola do Legislativo tem início na Câmara Municipal

12 de abril de 2024

Na quinta-feira (11), teve início a 1ª etapa do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2024, intitulada “Conhecendo o Legislativo”, com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Waldemar Saffiotti”. Nesta fase, a Escola do Legislativo, responsável pela organização do PJ, recebe, na Câma...


Exposição ‘Mulheres Inspiradoras’ pode ser conferida no saguão da Câmara Municipal

04 de abril de 2024

Até o dia 15 de abril, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara disponibiliza a exposição “Mulheres Inspiradoras: Trajetórias de Sucesso – Edição 2024”. A atividade, que teve sua abertura na tarde da terça-feira (2), faz parte do Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência, instituí...


Câmara debate sobre empreendedorismo feminino, plano de negócios e saúde financeira

28 de março de 2024

Com o objetivo de promover o debate e o reconhecimento das mulheres no campo do empreendedorismo e da ciência, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na noite de quarta-feira (27), a palestra “Construindo um empreendimento sólido: plano de negócios e saúde financ...


Palestra abre Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência

26 de março de 2024

O passo a passo da venda de um produto ou serviço e informações sobre cada perfil de cliente. Esses foram alguns dos temas abordados no 1º encontro do Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência, realizado pela Escola do Legislativo na noite de segunda-feira (25). A palestra “Conexõe...