Fone: (16) 3301-0600

Parlamento Jovem encerra primeira etapa nas escolas alterando clichês da política




Com a proposta de criar uma consciência política aos futuros eleitores e mudar paradigmas e preconceitos de um senso comum enraizado por uma sociedade muitas vezes alienada, o segundo ano do Projeto Parlamento Jovem, realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, encerrou na última semana de março sua primeira etapa, o Curso de Formação Política, com os estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental. Nesse ano, o Projeto conta com a parceria de 34 escolas da rede municipal, da estadual e da particular.

A edição de 2015 tem algumas alterações: além das aulas para o Ensino Fundamental, o Parlamento Jovem avançará também para o Ensino Médio no segundo semestre. Ao longo do mês de Abril estão acontecendo as Oficinas nas escolas. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre o trabalho do vereador. E ter uma experiência, ainda em sala, de elaborar um projeto de lei, um requerimento ou uma indicação. A partir disso, 18 alunos selecionados terão a possibilidade de participar do Parlamento Jovem no Plenário da Câmara Municipal.

Para a estudante da Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA), Bruna Gabriele do Nascimento, os jovens de hoje serão o futuro da política e dos eleitores, por isso é importante discernir que a cobrança vai muito além dos vereadores e do prefeito. “Temos que cobrar também das pessoas por trás deles e que desconhecemos.” Já Paola Marine acredita que o curso ensina a não julgar antes de conhecer os bastidores do processo eleitoral.

A colega Carolina Santos destaca ser comum o eleitor eleger um candidato sem conhecimento sequer das suas propostas. “Aprendemos sobre os bastidores de uma eleição e como surge a vitória. A maioria das pessoas não sabe da importância do voto porque os eleitos estão lá para ser a nossa voz”, avalia a estudante Nicole Caetano.

A diretora acadêmica da Escola do Legislativo explica que o projeto aposta na capacidade de despertar nos alunos o interesse pela política, levando a eles conhecimentos que deveriam fazer parte do repertório de todo cidadão. “Nas aulas mostramos como funciona o processo legislativo, o significado de uma democracia representativa e outras ideias semelhantes pensadas de uma forma bastante didática para serem repassadas aos estudantes.”  Já para a diretora Presidente da Escola, vereadora Edna Martins (PV), "O que queremos é expor o que significa falar em corrupção e ensinar como funciona o poder legislativo para os jovens”.

Na opinião da coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) "Olga Ferreira de Campos", no Jardim Universal, Rita de Cássia Ferreira, o projeto permite que os alunos entendam o funcionamento do jogo da política e levem as informações para a sua vida. “Conseguir repassar para os pais e familiares, mas principalmente eles poderão exercer a sua cidadania de uma maneira mais qualificada.”

“Eu pensava ser uma coisa, mas pelo que aprendi é bem diferente: nem todos os políticos são corruptos”, diz a estudante de 14 anos Natieli Cristina Lara Domiciano. Colega de turma, Wenes Mercês dos Santos já poderá votar nas próximas eleições e sua opinião também mudou sobre o processo eleitoral. “Cada um tem a sua parte e agora dá pra entender melhor o que passa na televisão”, destaca a jovem Tamiris Raiane da Silva. “É importante saber escolher porque alguns só querem o nosso dinheiro, enquanto outros buscam o bem da população”, frisa o estudante de 15 anos, Matheus Pereira Costa.

O docente e pesquisador do Laboratório de Política e Governo da Unesp, Bruno Souza da Silva, avalia que parte dos jovens tem muito descrédito na política devido a esse contexto político conturbado, por isso, durante as aulas, os professores do Projeto Parlamento Jovem buscam convencer os alunos de que a política é uma atividade fundamental para a vida em sociedade. “Se desprezarmos e não nos envolvermos, enfim, não reconhecermos o seu valor, corremos o risco de abrir para outros tipos de relações mais autoritárias que envolvam muito interesse pessoal e pouca capacidade de negociação.”

Professora de inglês da Escola Pueri Domus, uma das instituições particulares envolvidas com o Parlamento Jovem, Sandra Helena Perez, vê como importante a iniciativa levando aos jovens um conteúdo didático preparando-os para as eleições e a sua participação enquanto cidadão. “Os alunos vêm com essas informações, mas sem um conhecimento prévio e esse trabalho vem no sentido de dar suporte e conhecimento para configurar algo mais aprofundado”, enfatiza a Coordenadora do Ensino Fundamental 2, do Pueri, Maria Isabel da Costa Lorenzeti.

Essa, inclusive, foi a visão da estudante de 13 anos, Luiza Veronezi Poletto. Ela tinha conhecimentos básicos sobre o tema, mas descobriu que a política não se resume a Brasília. “Precisamos escolher bem porque tudo influencia nas nossas vidas.” Já o jovem Saintclair Natalini de Oliveira, se interessou pela divisão de poderes. “É interessante saber o que eles fazem para tomarmos a decisão correta quando formos escolher os representantes.”




Outras Notícias

Fique por dentro


Curso gratuito sobre equidade racial nas organizações está com inscrições abertas

22 de novembro de 2024

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Escola do Legislativo (EL) e a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraquara, realizam na quinta-feira (28), das 13 às 17 horas, o curso “Desafios e Estratégias para Promover a Equidade Racial nas Organizações”. O evento é gratuito e...


Câmara realiza curso para vereadores do mandato 2025 a 2028

22 de novembro de 2024

Com o objetivo de preparar os vereadores, tanto novos quanto reeleitos, para os desafios do mandato 2025 a 2028, a Escola do Legislativo (EL) promoverá, na segunda-feira (25), às 14 horas, o curso de Capacitação para Vereadores Eleitos, no Plenário da Casa de Leis (Rua São Bento, 887 – Centro). A...


Câmara realiza palestra sobre LGPD e a importância da proteção de dados pessoais

11 de novembro de 2024

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e fornecer ferramentas para que as pessoas possam ter a privacidade de seus dados resguardada, a Escola do Legislativo de Araraquara (EL) realizou, na manhã desta segunda-fei...


Escola do Legislativo lança podcast sobre os desafios do envelhecimento no Brasil

07 de novembro de 2024

O crescimento acelerado da população idosa é realidade no Brasil. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2030, haverá mais brasileiros com idade superior a 60 anos do que crianças. Dados de 2022 apontam que o país tem 22 milhões de pessoas com 65 anos. A...


Sessão do Parlamento Jovem encerra atividades do projeto em 2024

01 de novembro de 2024

Iniciada em abril de 2024, a 10ª edição do Parlamento Jovem (PJ) chegou ao fim com a realização da Sessão Oficial na tarde da quinta-feira (31). O projeto, organizado pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara, contou, com a participação de 35 escolas e mais de 900 alunos d...


Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será nesta quinta-feira (31)

29 de outubro de 2024

A Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será realizada nesta quinta-feira (31), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo Facebook e pelo YouTube. Os estudantes e “vereadores por um dia” irão apresentar, debater e votar...