Fone: (16) 3301-0600

Curso 'Altas Habilidades e Superdotação' aborda importância da identificação precoce

Iniciativa da Escola do Legislativo de Araraquara aconteceu no dia 30 de agosto na Câmara Municipal


A fim de proporcionar aos participantes a compreensão dos conceitos sobre altas habilidades e superdotação, abordando características, métodos de identificação e avaliação, além de estratégias educacionais para atender às demandas desses alunos, a Escola do Legislativo de Araraquara promoveu o curso gratuito “Altas Habilidades e Superdotação – Conceitos, Identificação e Estratégias Educacionais”, com os palestrantes Lucas Perches (psicólogo) e Patrícia Contreras (educadora especial). Com duração de quatro horas, o evento aconteceu na sexta-feira (30), no Plenário da Câmara Municipal, e também foi realizado na modalidade online, com emissão de certificado.

O conteúdo programático foi composto por três módulos: “Introdução às Altas Habilidades/Superdotação”, “Identificação e Avaliação de Alunos Superdotados”, “Estratégias Educacionais e Práticas Pedagógicas” e “Casos Práticos e Discussões”.

Na primeira parte do curso, conduzida por Perches, o psicólogo trouxe um panorama histórico sobre os estudos relacionados à superdotação, desde a antiguidade até os anos 90, destacando teóricos relevantes sobre o tema.

O palestrante destacou, por exemplo, que, para o psicólogo Joseph Renzulli, “a superdotação resulta da interação entre três componentes: alta habilidade, criatividade e comprometimento com a tarefa”. O psicólogo também explicou a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, o qual identificou nove tipos de inteligências, expandindo o conceito de superdotação para incluir talentos em diversas áreas.

Também foram abordadas algumas características para identificar a superdotação: a intelectual, composta por habilidades de pensamento lógico, raciocínio rápido e capacidade de lidar com conceitos abstratos; a artística, com expressão e sensibilidade estética; e a curiosidade intensa. As crianças superdotadas também podem apresentar senso de justiça, perfeccionismo, senso de humor, liderança, falta ou excesso de autonomia e persistência.

“É importante ressaltar que a superdotação não é um transtorno e não tem CID [Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde]. A cada mil pessoas, cerca de 20 a 50 indivíduos possuem essa característica”, frisou Perches.

Também foram indicados alguns métodos de avaliação para identificar a superdotação, como testes de Quociente de Inteligência (QI), avaliação neuropsicológica completa, questionários, entrevistas com os pais, escolas e outros contextos sociais e observação do comportamento em clínica e diversos ambientes.

Na segunda parte do curso, Patrícia destacou o histórico sobre a Educação Especial e a legislação existente sobre o tema, afirmando que as crianças com altas habilidades são público-alvo desse modelo de ensino. A palestrante ressaltou também que a Educação Especial na perspectiva inclusiva busca atender às necessidades de todos os alunos, garantindo que todos tenham acesso igualitário à educação de qualidade. “Vale destacar que o atendimento educacional especializado deve ser no contraturno da escola regular.”

Além disso, foi explicado o papel dos diferentes profissionais nesse processo, com destaque para a identificação precoce das altas habilidades por parte dos educadores, a qual pode auxiliar no controle da ansiedade e outros problemas futuros.

Patrícia abordou ainda os diferentes modelos de “enriquecimento curricular” que podem ser utilizados para um aluno com superdotação, a fim de aprimorar habilidades de pensamento, sociais e criativas. Como exemplo ela citou a realização de oficinas, clubes, projetos de pesquisas e ações comunitárias.

Por fim, os palestrantes trouxeram casos de crianças que receberam acompanhamento e se desenvolveram melhor após a aceleração na educação (quando o jovem muda para uma série mais avançada devido às suas altas habilidades) e responderam às perguntas dos participantes.

A iniciativa foi realizada em atendimento à programação do Fórum Municipal sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), estabelecido pela Resolução nº 541/2024.




Publicado em: 02 de setembro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Outras Notícias

Fique por dentro


Fórum Municipal de Direito do Consumidor encerra programação de eventos da Câmara em março

31 de março de 2025

O curso “Proteção do Consumidor no Comércio Eletrônico, Internet e Redes Sociais”, promovido pela Escola do Legislativo (EL), foi realizado na tarde desta segunda-feira (31) no Plenário da Câmara, encerrando o calendário de eventos da Casa de Leis em março.   A atividade, transmitida ao vivo pe...


Câmara Municipal recebe curso sobre desafios e oportunidades para mulheres no mundo do trabalho

27 de março de 2025

Os desafios e as oportunidades para as mulheres no mundo do trabalho foram tema de curso realizado na tarde da quinta-feira (27), no Plenário da Câmara Municipal, organizado pela Escola do Legislativo em parceira com a Gerência de Gestão de Pessoal da Casa de Leis.   A atividade fez parte do Fó...


Inclusão das pessoas com síndrome de Down é abordada em curso da Escola do Legislativo

24 de março de 2025

Os direitos e a inclusão da pessoa com síndrome de Down foram abordados no curso “Trissomia do 21 – Síndrome de Down: Escolarização e Mercado de Trabalho”, realizado pela Escola do Legislativo na tarde de sexta-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, no Plenário da Câmara de Araraquara...


Curso sobre proteção do consumidor está com inscrições abertas

24 de março de 2025

Promovido pela Escola do Legislativo e em conformidade com o Fórum Municipal de Direito do Consumidor, o curso “Proteção do Consumidor no Comércio Eletrônico, Internet e Redes Sociais” acontecerá no dia 31 de março, das 13 às 16 horas, nas modalidades online e presencial, com realização no Plenár...


Curso da Escola do Legislativo aborda desafios e oportunidades para mulheres no mundo do trabalho

24 de março de 2025

Na quinta-feira (27), a partir das 13 horas, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realiza o curso “Construindo Equidade: Desafios e Oportunidades para Mulheres no Mundo do Trabalho".   Realizada em parceria com a Gerência de Gestão de Pessoal da Casa de Leis, a ativida...


Câmara realiza curso para promoção de autonomia de pessoas com Síndrome de Down

18 de março de 2025

Na sexta-feira (21), das 15 às 18 horas, acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara o curso “Trissomia do 21 – Síndrome de Down: Escolarização e Mercado de Trabalho”. O curso será ministrado por Camila Fernanda Ferreira da Silva, especialista em Síndrome de Down e Deficiência Intele...